spoiler visualizarpisce 10/01/2023
Uma obra prima
Eu não sei nem por onde começar essa resenha, foi tantos altos e baixos com esse livro que não sei o que dizer.
Comecei a ler o livro em 2022 e foi um inicio doloroso, talvez por eu nunca ter lido nada do autor antes ou por que talvez eu demorei pra compreender o estilo de narração.
Grandes Expectativas é um livro naturalista que conta em grandea detalhes a vida de Pip, e que vida sofrida; o que muitos podem não saber é que o termo "Expectativas" não se relaciona com o que falamos hoje, não significa "o que esperamos de algo" na época e situação leva o significado de "destino", por assim dizer. Pip cresceu e foi criado como alguém da forja, era a expectativa dele de se tornar um ferreiro, essa expectativa mudou quando ele foi convidado para a casa de uma senhora (maluca por acaso), ai começamos o ojtro significado de expectativas, Pip a todo momento tinha a expectativa de se tornar alguém importante, um gentleman, por ter o dinheiro (que ele pensava) ser a senhorinha.
O livro é CHEIO de sentimento de culpa, remorço e insatisfação, o livro me pareceu tão pesado, tão cheio de emoção que tinha dias que eu lia duas páginas e dormia por 3hrs, era como se eu estivesse lendo a biografia da pessoa mais triste do mundo; uma narrativa cheia de abuso infantil de todas as formas, de falta de compreensão e muito mais.
Pip cresce e se torna alguém que ele meio que queria ser, porém as coisas começam a desandar já que ele não tem apoio, ele acha q a familia não era merecedora de sua atenção e isso o assombra de um jeito muito doloroso, tudo que o Pip faz, ou deixa de fazer, é extremamente doloroso, parece que a todo momento o universo conspirou contra esse homem, causando trauma atras de trauma.
Eu assumo que demorei pra compreender que a narrativa era feita pelo Pip do futuro, no inicio parecia apenas o pequeno Pip contando as tragédias, até que a narrativa se altera e você percebe que ta lendo algo que já aconteceu. Demorei pra aceitar algumas situações com a Estella, e por mais que o Pip dizia coisas que poderiam ajudar ela, foi só no fim do livro que eu genuinamente amei os dois.
O livro foi incrivel, teve momentos que eu esqueci que era um livro fictício e sofri junto de uma maneira diferente que sofri com livros de fantasia, por exemplo, foi como se eu conhecesse Pip e tivesse vivido tudo com ele, sofrido com ele, foi como se tudo que eu tivesse xingado pro livro, tivesse xingado pro Pip e ele não tivesse me ouvido por que ele genuinamente parece não ouvir ninguem no livro.
Tenho certeza que esse livro vai me atormentar pro resto da vida, já tive sonhos sobre ele e passei por muitas coisas que tornaram esse livro uma parte de mim. Só recomendo esse livro pra quer quiser sofrer muito.