kayllanee 14/01/2024
Clássico da ficção científica
Iniciei as leituras de 2024 com esse livro que estava parado há bastante tempo por aqui. Apesar de ser um clássico de longa data, com filme e sequências, sua história era desconhecida para mim, portanto, eu só sabia que se tratava de uma ficção científica espacial, obviamente.
A obra abarca desde os primórdios da humanidade até a grande conquista do espaço, trazendo a questão da vida extraterrestre como foco. Será que realmente estamos sozinhos? Existe vida inteligente fora da terra?
Ler esse livro foi uma experiência incrível. Raramente a narrativa me deixou entediada, apesar da riqueza de detalhes. É compreensível que o autor tenha feito toda esse detalhamento, afinal, o ambiente espacial não é algo que está presente no cotidiano das pessoas. Entretanto, mesmo assim, senti muita dificuldade em compreender os cenários que estavam sendo relatados.
Além disso, acredito que, para uma maior compreensão desse livro, é necessário ter um conhecimento minimamente decente de física, que não é o meu caso, infelizmente. Não significa que esses conceitos físicos sejam abordados profundamente, mas em alguns momentos é interessante sabê-los para entender a composição do ambiente que o autor está criando, principalmente no final.
Falando em final, eu, particularmente, não gostei tanto. Não esperei que a obra iria tomar esse rumo, achei que seria algo mais "realista". Tanto que achei o final do conto "Encontro no Alvorecer", que aparece no fim dessa edição, melhor que o da obra em si.
Apesar dos pesares, de fato é um livro magnífico e, para os admiradores do espaço e da física, é uma leitura obrigatória. Ele nos faz lembrar de nossas pequenez em relação ao universo, de como sabemos poucos, porém também mostra o quanto nossa ciência evoluiu e continua evoluindo.