Phantastes

Phantastes George MacDonald




Resenhas - Phantastes - A Terra das fadas


297 encontrados | exibindo 211 a 226
1 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20


Carol 09/01/2022

Encantador!
Eu não diria que é um livro fantástico, mas é encantador!
George MacDonald tem uma das escritas mais delicadas que já vi e a história é muito onírica e poética, talvez por isso a leitura não flua tão bem como eu esperava. Há alguns momentos arrastados, mas há também episódios memoráveis (meu preferido é o do espelho mágico e a parte final, onde finalmente o protagonista entende seu lugar nesse país das fadas).
Toda essa delicadeza e poesia criam maravilhosos elementos fantásticos e trazem o leitor sem esforço para o reino das fadas. Recomendo no entanto atenção para assim como o protagonista, não se perder nos detalhes descritos e ficar nesse reino mais do que deveria.
Leticia2513 09/01/2022minha estante
Comecei hoje a leitura desse livro e até agora, achei tanto a história quanto a escrita de uma delicadeza encantadora (como vc disse na resenha)e já estou com vontade de ler as demais obras desse autor assim que terminar essa




Sthéphanny Alves 09/01/2022

Cuidado ao ler Phantastes!
A primeira coisa que pensei ao terminar Phantastes foi o quanto é uma fantasia inteligente. Mcdonald trás lições de vida e desenvolvimento pessoal de uma forma tão singela, que você só percebe ao parar para refletir. Ele usa da magia, do improvável, da gigante margem do impossível da fantasia para nos ensinar através do absurdo. É um absurdo eu deitar na minha cama, ver meu quarto se imundar e, de repente, estar no Reino das Fadas, mas na fantasia isso é possível. Em Phantastes, é real.

A todo momento George nos apresenta à personalidades totalmente presentes na nossa mente, impregnados e emaranhados na nossa personalidade.

O Freixo, com sua maldade. Nos impede de viver, fica a espreita, nos dá medo, nos trava.
O Herói, com toda o seu cavalheirismo, a sua disponibilidade, a sua bondade. O apce do que queremos ser.
A Dama de Branco. Nossos amores e sonhos impossíveis, que nos faz querer lutar ainda sim.
A Velha da cabana. Limpando nossos ferimentos para que possamos continuar.

Dentre outros, pois não citarei todos. Mas cada um, colocados ali de forma a aprendermos, a vermos suas ações e seus reflexos na história, sentirmos eles. Vivermos eles.

Agora, por que tanto cuidado ao lê-lo?

Bom, se por sua idade ou por sua delicadeza, Phantastes não é uma fantasia comum.
É necessária uma maturidade indizível e uma concentração igualmente imensurável. Não é uma história como Bela Adormecida ou Cinderela, cheia de imagens bonitas e príncipes encantados. Esta é uma história complexa e ímpar. Se você não está preparado para ler algo que te tira da sua zona de conforto e te leva para uma viagem de introspecção, não leia esse livro!
Eu, ainda que tão apaixonada pela história, vou deixar as "5 estrelas " para dar-lhe quando lê-lo novamente. Mais madura e mais aberta a esse mar de emoções e inteligência.
comentários(0)comente



Everton.Paulo 31/12/2021

O começo de quase tudo
O que acontece quando partimos em busca de nossa própria identidade?
Nessa fantasia super poética, Anodos completa 21 anos e em seu quarto é magicamente transportado para o mundo das fadas numa jornada de crescimento e amadurecimento.
Esse romance tem ares de contos de fadas com direito a muitos seres místicos e florestas encantadas lindas, coloridas e brilhantes. Enquanto o protagonista percorre esse mundo mágico, conhece pessoas e seres e experiencia coisas boas e ruins.
Um livro muito poético, triste em partes, mas que mostra que num momento passamos a ser realmente adultos e prontos para encarar nossas responsabilidades e tribulações a frente.
George Mcdonald foi um dos maiores escritores de fantasia e inspirou grandes autores como Tolkien e C. S. Lewis.
Essa edição é linda, com muitas ilustrações da época. Ler esse livro foi uma experiência mágica e linda!
comentários(0)comente



Tiago 24/12/2021

Um grande passeio sem motivo algum
Uma impressionante viagem ao Reino das fadas salpicado por bevíssimos momentos de narrativa fraca. Como descrição de uma terra fantástica, o autor está de parabéns. Pena que, na falta de uma história que se desenrole ao longo do livro, ele se torna horas de tediosa análise de belos cenários.

Talvez seja justa uma comparação com outro grande escritor-descritor do século 19, Julio Verne. Mas nessa comparação, enquanto Verne esmiúça até o último átomo da minúscula folha de uma floresta real dos confins da terra, McDonald faz o mesmo num mundo imaginário. Ponto pra ele. Mas Verne consegue manter a atenção dentro de uma narrativa que conduz a viagem das personagens, enquanto em Phantastes o protagonista (eu nem sequer me lembro o nome dele, pra falar a verdade) sai a esmo relatando tudo que viu, enquanto, numa tentativa de dar um fio condutor ao livro, busca uma amada imaginária que não tem nome, nem personalidade, nem se revela no fim da história.

A indicação de C.S. Lewis foi fundamental pra iniciar a leitura deste livro. Mas já na introdução, Lewis pede desculpas pelos defeitos do autor...

É um livro pra ser lido uma só vez, de um autor que, muito provavelmente, também só vou ter lido esta vez.
comentários(0)comente



Camille.Pezzino 22/12/2021

RESENHA #173: A INSPIRAÇÃO DA FANTASIA
De acordo com o platonismo, nossa alma conhece dois planos: o mundo sensível, aquele que vivemos; e o mundo inteligível, aquele que esquecemos, também chamado mundo das ideias. Assim, o mundo sensível seria o lugar em que estamos, uma cópia desse lugar idealizado.

Muito da perspectiva filosófica da teoria cristã segue os percalços do neoplatonismo, o que faz George MacDonald, ao criar Phantastes, um homem que acredita não somente em um lugar terreno, mas outro, que vai além da imaginação comum. Esse lugar, dependendo do seu pensador, pode ser sombrio ou feliz. Na perspectiva do escritor, era o reino das fadas.

Ao contrário de muitos do seu período histórico, antes ou depois dele, não via a cultura pagã, fora desse seio religioso, como algo negativo. Na verdade, mesmo sofrendo consequências por conta disso, ele acreditava e absorvia a natureza tanto como cristão quanto como alguém que acreditava nas crenças além da sua própria concepção religiosa. Ao respeitar a cultura do outro, MacDonald entendia que podia absorver, bem como aprender.

Através de uma descrição impecável, extensiva e imersiva,o autor vai nos encaminhando através de referências a contos de fadas, lendas e de simbolismos dentro da cultura ocidental. Desde os personagens que perseguem o Santo Graal até a importância das histórias fantásticas, o autor dá vida a imaginação e também a representatividade psíquica que essas histórias abarcam no nosso inconsciente.

É um livro que trata sobre o ser humano, seus defeitos e medos, bem como sobre as suas qualidades e desejos. Não nega espaço à ambição, ao pecado, à justiça, à paixão, ao desejo, à morte e ao amor, principalmente, ao amor cortês. O amor cortês era um estilo do período medieval que elencava as relações amorosas não ao patamar carnal, mas sim a idealização da pessoa amada.

QUER SABER MAIS? ACESSE EM: https://gctinteiro.com.br/resenha-173-a-inspiracao-da-fantasia/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-173-a-inspiracao-da-fantasia/
comentários(0)comente



almeidalewis 21/12/2021

VASTIDÃO !
Pois é ! Esse é o sentimento que alguns leitores podem ter ao caminhar na terra das fadas com Anodos que ao completar 21 anos e ter ganhado uma escrivaninha + as chaves da mesma que lhe proporciona um passeio incrível e inesquecível pelo mundo da fantasia. ( - No Reino das fadas Anodos...neste dia eu encontraria a estrada para o reino das fadas pag 24 )

?PHANTASTES ( 1858 ) se aproxima muito de uma obra onírica, episódica muito rica em MATIZES espirituais. Narra a história de Anodos ( "aquele que perdeu o caminho" ) sua mãe morreu quando ele ainda era criança. Certa noite ao ter contato com uma fada ele suspira em ir para um reino de fantasias consequentemente no dia seguinte ele é levado até esse reino de florestas encantadas + mitologias nórdicas + gregas romana + lendas Artorianas...no meio de tanto turbilhão desse mundo fantástico Anodos mergulha num oceano borbulhante em uma noite estrelada e tem uma experiência profunda de renovação espiritual...( e por aí vai ?? ? )

A RESPEITO DA OBRA : ?

?? Advirto que definitivamente não é uma leitura fácil ! No original a obra tem um subtítulo denominado um conto de fadas para Homens e mulheres ( livro para Ad )...Realmente é uma literatura fantástica construída no lirismo tem um peso gótico, mitológico ! Um mundo encantado se abre para o LEITOR que tem uma sensação de ser arrasto para uma VASTIDÃO ( semelhante ao caminho da Terra média em descrições ) para inumeris caminhos que seja ele do coração ou da cobiça... então seguimos sem olhar para trás e sem saber o que vem pela frente por um desejo de beleza e TRANSCENDÊNCIA com temáticas existencialistas. Espelho ( portal,comunicação com outros mundos ) e sombra ( parte de si mesmo ) são temas recorrentes nessa narrativa ambas comuns no tema fantasia.

? LIVRO : uma verdadeira obra prima em construção, edição de luxo capa dura,papel pólen amarelado, em vários tons de verdes,letras capitulares nas aberturas dos capítulos, nas notas de rodapé em vez de asterisco temos um desenho de folha, todo na padronagem de flores ,com ilustrações originais ( 1984 qdo Tolkien tinha 2 anos e lewis nem era nascido ainda ),capa com reserva de verniz em pto.. enfim essa obra foi desenterrada e recebeu um banho de luxo + tratamento de gala ???. Essa obra comemora ( em 2021 ) 163 anos que foi inscrita ( 1858 ).

??George MacDonald considerado o pai/avô da fantasia e foi inspiração para muitos escritores de fantasia que conhecemos e que se destacaram dentre alguns escritores destaco : Tolkien, C.S.LEWIS, Chesterton, Lewis Carroll, Madeine L'Engle ( uma dobra no tempo )...

?Considerações ( pessoal ) : Apesar da obra ter uma linguagem culta ( para fantasia ) recomendo para quem gosta muito de alguns escritores como Tolkien + Lewis para conhecer melhor as fontes que eles beberam,quais foram suas influências + inspirações e métodos que eles utilizaram não há como lê a terra média e Narnia sem perceber ECOS GRITANTES da influência de MACDONALD.

?PHANTASTES muito anterior ? a NARNIA e a TERRA MÉDIA ( Tolkien ) !!!

Ass: Alexsandro G.almeida ( 21/12/21 )
Taty 16/01/2022minha estante
Excelente ??


almeidalewis 16/01/2022minha estante
Lisonjeado Taty tamanha importância e influência que a obra/escritor teve historicamente merecia essa elucidação. A obra por possui várias camadas é um pouco difícil, mas isso não tira seu brilhantismo exige mais de nós e até uma releitura é muito bem vinda. Boas leituras ? e grato pelo feedback ??.




Arthur Bernard 15/12/2021

Sensacional
Apesar da história deixar alguns furos por conta da nossa curiosidade, a escrita é leve e os preceitos morais neles ensinados são muito profundos, como no livro de Provérbios. Um excelente livro para se ler com jovens e adolescentes conversando sobre caráter e dignidade.
comentários(0)comente



Mikael_13 12/12/2021

É uma história que tem a mesma pegada de O hobbit, a jornada do herói. Foi uma leitura interessante, mas achei que a história contém vários elementos que as vezes ficam um pouco desconexos.
comentários(0)comente



Luh 29/11/2021

Um passeio pelo mundo das fadas
Eu estava procurando por um livro de fantasia que me fizesse viajar e vislumbrar lugares mágicos, e de fato este livro me proporcionou essa experiência. O autor não possui uma escrita muito clara e se perde na narrativa muitas das vezes, mas isso não atrapalha as mensagens e questionamentos feitos pelo personagem ao longo da estória.

Um clássico que serviu de base para diversos autores famosos do gênero, vale muito a pena dar uma olhada!
comentários(0)comente



De 28/11/2021

Razoável
Não gostei. Em nenhum momento me senti conectada ao protagonista Anodos. Personagem superficial e sem personalidade
. A historia ? bem arrastada. Vilões sem propósito... Acho que o unico momento em que a leitura me prendeu foi na história da mulher no espelho.
comentários(0)comente



Gleiciana 27/11/2021

Recomendo
Gostei muito, no inicio é um pouco chato mas do meio pro fim fica muito bom recomendo. É incrível como o livro descreve o reino das fadas e as aventuras que o Anodos vive nos leva a imaginar coisas surpreendentes e fantasticas.
comentários(0)comente



skuser02844 10/11/2021

O que eu achei
Chegou a hora de falar sobre esse livro
Não tinha comentado nada nas leituras, pq não é um livro fácil de se comentar.

Em primeiro lugar Lewis disse que, apesar de amar o autor, ele exagerava demais na escrita.
Tolkien disse que não aguentava mais ler George Macdonald.
Isso não significa que é um péssimo autor, muito pelo contrário, é o precursor da ficção científica.

Esse é um livro difícil de se ler.
Muito poético. Exageradamente poético. Poético ao extremo.

Vc acaba se perdendo na leitura, se não prestar bastante atenção.
São muitos detalhes. Detalhes riquíssimos, porém muitos.
As vezes eu precisava voltar a leitura, pq não lembrava mais sobre o que o autor estava falando. Ele usa de muitas vírgulas. E eu achava que Lewis usava muito esse recurso. Mas já sei de quem ele aprendeu kkkkkk. As vírgulas que Lewis usa, o Macdonald usa em dobro.
Mas qndo voltava no texto e pegava o fio, entendia a beleza da descrição.

O reino das fadas criado pelo autor é um dos mais belos que já vi. Me fez lembrar qndo assisti Avatar e entrei em Pandora. Aqueles animais de diversas formas e espécies magníficas. Aquelas árvores luminosas que enchem os olhos e as montanhas flutuantes.
Simplesmente magnífico!

O capítulo sobre o espelho, pra mim, é o melhor! Vejo muito do Evangelho alí. Me fez lembrar daquela antiga canção de Voz da Verdade.

Então, não é que não gostei do livro. Pelo contrário. A história é bela, de encher os olhos.
Só achei a escrita difícil.
Se vc gosta desse tipo de escrita. Entre de cabeça! Recomendo demais.
Se não gosta, leia msm assim. Talvez o problema tenha sido comigo.
Mas saiba de uma coisa. É belo! É lindo!
A história é Phantastes(ca)!!
Roberth 10/11/2021minha estante
Gostei demais do modo como você fez esta resenha. Chegou a ser poético também, meu amigo! Hehe


skuser02844 10/11/2021minha estante
Pois é, meu amigo! Acho que é o efeito pós Macdonald kkkkkk


Davi Dias 10/11/2021minha estante
Depois dessa resenha.. talvez eu tire o meu livro do plástico.. kkkk


Roberth 10/11/2021minha estante
Eu já coloquei na lista da Amazon! Kkk


skuser02844 10/11/2021minha estante
Roberth, compre essa edição aí. É o livro mais lindo da minha estante. O Davi vai concordar comigo. É lindo demais!!¡


Roberth 10/11/2021minha estante
Então, já até aproveitei pra colocar o Lilith na lista junto! Parecem verdadeiras obras de arte as edições hein


Davi Dias 10/11/2021minha estante
Thomas Nelson é covarde dmais... Essas edições são lindas demais... Da até dó de ler... Kkk


skuser02844 10/11/2021minha estante
Fui lá na só conferir lilith. Não tinha visto aínda. Realmente, parece bastante com essa edição aí. Já coloquei na lista tbem. Agora só falta o dinheiro kkkkk




Cristina 07/11/2021

Um conto de fadas mais para adultos, pela linguagem mais densa, não fluiu muito.
Achei um pouco confuso o livro, muitas histórias se misturam.
Gostei da edição do livro com muitas ilustrações.
comentários(0)comente



Thaynan.Oliveira 31/10/2021

Não tiro o mérito !
Apesar do livro ser muito antigo e ter influenciado grandes escritores como J.R.R Tolkien e C.S Lewis, a leitura realmente me surpreendeu, pois conseguiu transmitir várias sensações em mim, dentre elas a melancólica que é muito presente na história, admito também que em certos momentos me perdi na estória tendo até mesmo que voltar algumas páginas para tentar captar o que o Anodos estava tentando descrever e explicar.
Cheio de detalhes nas cenas e com muitas poesias e canções, é o que George Macdonald proporciona na leitura desta obra, porém as vezes se torna cansativa pelo simples fato de que você fica querendo saber com mais rapidez o decorrer e as explicações da estória, sabendo-se que nem tudo ficou explicado da forma que eu pretendia, mesmo assim não tiro o mérito dessa obra.
O final não foi tão surpreendente assim para mim, foi como esperado, com um certo sermão e moral para esclarecer tudo o que aconteceu.
Enfim, indico para quem realmente gosta de fantasia e de livros com uma escrita antiga e até mesmo exótica.
Natha 31/10/2021minha estante
Eu diria que, o que você disse desse livro é exatamente a impressão que fiquei no final, exceto pelo fato de que ele não me surpreendeu de forma positiva. Li ele, pq estava cansada de Jack Lewis falar tanto dele ?




297 encontrados | exibindo 211 a 226
1 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20