João Vitor 17/02/2021
Uma história maravilhosa e emocionante!
Como muitos clássicos da fantasia moderna britânica, muitos inspirados diretamente por George MacDonald, não é surpresa que Phantastes seja um livro difícil.
Estamos acostumados com fantasias contemporâneas como Game of Thrones e Harry Potter, ou mesmo fantasias clássicas como Crônicas de Nárnia e Senhor dos Anéis, em que há uma narrativa mais ou menos linear, dentro de um mundo que, apesar de ser fictício, respeita regras lógicas e conclusões naturais que esperaríamos dentro daquele mundo criado.
Phantastes, contudo, tem a grande característica de criar um mito que se conecta ao nosso mundo de formas inesperadas, e, eu diria, perdida para os leitores contemporâneos de fantasia. Muitas das viradas narrativas, das decisões e pensamentos dos personagens e do comportamento do ambiente nos pegam de surpresa.
Mas, no meio disso tudo, somos ensinados sobre virtudes, humildade, perseverança e amor. Talvez de um jeito que, justamente por estar tão próximo e distante ao mesmo tempo do nosso mundo, penetram mais fundo na nossa alma. Para aqueles que se identificam com George MacDonald em viver a fé cristã, somos ainda mais agraciados com os vislumbres do Criador em sua história.
Um livro para ler e reler com frequência!