luizrantunes 14/11/2024
A vida como ela não deveria ser...
Compromisso no centro da cidade em véspera de feriado: ir de carro? Nem pensar! No caminho até o ponto de ônibus, percebi que tinha esquecido o Kindle em casa e estava apenas com a carteira e o celular. Sabia que o dia ia ser longo e cansativo. A preguiça de voltar para buscar algo para ler era maior do que a vontade de poupar uns trocados, então resolvi passar na banca de jornal (sim, elas ainda existem!) bem em frente ao ponto de ônibus. Foi ali que encontrei uma boa companhia para o dia.
A vida como ela é... é uma coletânea de crônicas de Nelson Rodrigues, onde ele aborda temas como desejo, ciúme, traição, adultério, obsessão, inveja e dilemas morais, trazendo à tona as imperfeições da sociedade e as hipocrisias das relações humanas. Com um toque de sarcasmo, Nelson desnuda o lado obscuro e impulsivo dos personagens, e a gente se pega, ora rindo, ora indignado com os absurdos que ele apresenta. Aliás, as crônicas são atemporais.
Comecei a ler no ônibus, segui na sala de espera, e, na volta, quase finalizei, terminando em casa com aquela sensação de que o dia passou mais rápido e leve. Mesmo enfrentando o caos da cidade de São Paulo numa véspera de feriado de sexta-feira, a companhia foi realmente muito boa. Recomendo e já planejo ler mais crônicas do dramaturgo.