A Vida Como Ela É... Em 100 Inéditos

A Vida Como Ela É... Em 100 Inéditos Nelson Rodrigues




Resenhas - A vida como ela é...


154 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


luizrantunes 14/11/2024

A vida como ela não deveria ser...
Compromisso no centro da cidade em véspera de feriado: ir de carro? Nem pensar! No caminho até o ponto de ônibus, percebi que tinha esquecido o Kindle em casa e estava apenas com a carteira e o celular. Sabia que o dia ia ser longo e cansativo. A preguiça de voltar para buscar algo para ler era maior do que a vontade de poupar uns trocados, então resolvi passar na banca de jornal (sim, elas ainda existem!) bem em frente ao ponto de ônibus. Foi ali que encontrei uma boa companhia para o dia.

A vida como ela é... é uma coletânea de crônicas de Nelson Rodrigues, onde ele aborda temas como desejo, ciúme, traição, adultério, obsessão, inveja e dilemas morais, trazendo à tona as imperfeições da sociedade e as hipocrisias das relações humanas. Com um toque de sarcasmo, Nelson desnuda o lado obscuro e impulsivo dos personagens, e a gente se pega, ora rindo, ora indignado com os absurdos que ele apresenta. Aliás, as crônicas são atemporais.

Comecei a ler no ônibus, segui na sala de espera, e, na volta, quase finalizei, terminando em casa com aquela sensação de que o dia passou mais rápido e leve. Mesmo enfrentando o caos da cidade de São Paulo numa véspera de feriado de sexta-feira, a companhia foi realmente muito boa. Recomendo e já planejo ler mais crônicas do dramaturgo.
comentários(0)comente



Felipe Augusto 10/11/2024


"A Vida Como Ela É…", de Nelson Rodrigues, é uma coleção de contos que mergulha na complexidade das relações humanas com brutal honestidade e um toque de ironia. Publicadas inicialmente como crônicas para o jornal Última Hora, essas histórias capturam situações cotidianas e dramáticas do subúrbio carioca, expondo o lado mais sombrio e obsessivo dos sentimentos como o ciúme, a traição, e o desejo. Nelson Rodrigues apresenta personagens comuns em dilemas intensos e, muitas vezes, trágicos, sem suavizar suas falhas ou vícios. Com uma linguagem direta e personagens provocativos, o autor revela a hipocrisia social e a fragilidade emocional das pessoas, deixando o leitor entre o fascínio e a inquietação.
comentários(0)comente



Laudiceia.Penafort 01/10/2024

Nelson Rodrigues é um ícone da literatura brasileira e retratou o cotidiano da sociedade brasileira como ninguém. Sempre com sua escrita realista e bem humorada, o autor apresenta, nesta obra, 100 histórias sobre os relacionamentos conjugais envolvendo adultério, com o intuito de divertir o leitor.
comentários(0)comente



Fernanda 18/09/2024

Ler Nelson Rodrigues é por vezes incômodo, de propósito. Por ser histórias, muitas com crimes banais, passionais, permanecem atuais, são muito mais comuns do que a gente pensa, mesmo sendo contos da década de 50, 60, infelizmente.
comentários(0)comente



Estela135 15/09/2024

Coletânea de contos com uma narrativa bem construída que conecta o leitor aos textos, cuja a temática envolve as relações entre casais e suas familias, as paixões, a fidelidade, a moral e o contexto social da época. Os personagens são marcantes influenciando no realismo da obra. Os finais são surpreendentes e muitas vezes trágicos.
comentários(0)comente



Beca 12/09/2024

Não é meu estilo de leitura, mas quis me aventurar. Achei ok, mas me fez refletir bastante na sociedade em que o autor vivia e em tudo o que foi retratado. Ri de incredulidade em algumas crônicas e em outras fiquei chocada.
comentários(0)comente



Michele 06/09/2024

Sórdido de ponta a ponta
Eu até concordo que a vida seja assim mesmo, mas em geral, não fiquei muito à vontade lendo esses textos. Alguns são assustadores, outros têm passagens intragáveis até. Acho que se enquadra bem naquilo que chamam de "envelhecer como leite".
comentários(0)comente



Rafael3901 16/08/2024

Nelson é um mestre do cotidiano. Explora a indecência, a latência dos desejos ocultos, deflora o querer do corpo ...
comentários(0)comente



mel 11/08/2024

Humano
Não vou defender o machismo e muitas vezes o sadismo de Nelson Rodrigues. A escrita dele hoje em dia seria muito questionada. Mas é inegável que ninguém conhece o ser humano, suas nuances, uma vida a dois como ele. O amor, o desejo e a hipocrisia, sempre unidos. Adorei todos os contos e senti falta do que eu mais gosto ?escorpião de banheiro?.
comentários(0)comente



Adelson 29/07/2024

Tudo que tem de pior na humanidade
Tiro, violência, problemas conjugais, infidelidades, loucuras de amor, loucuras de ódio, perdão, falta de perdão, agiotagem e por aí vai, é isso e muito mais que Nelson Rodrigues nos apresenta em um Rio de janeiro quente e belo.
comentários(0)comente



MarAlia.Oliveira 19/07/2024

?A vida como ela é...? dispensa apresentações! Histórias de ciúme, obsessão, dilemas morais, inveja, desejos desgovernados, adultério e morte fisgaram de imediato os leitores da coluna de jornal homônima e contribuíram para a consagração do nosso maior dramaturgo também na prosa de ficção.
comentários(0)comente



Luice 24/06/2024

A vida muito bem observada
Nesses contos consegui perceber o quanto Nelson Rodrigues era um especialista em pessoas, um observador dos bons dos retratos da vida. Durante a leitura eu ri, senti raiva, me indignei, me surpreendi... Em cada conto encontrava uma história bem contada sobre a sociedade da época, cheia de machismo, hipocrisia, eloquência, drama, morbidez, sexualidade... Me prendeu bastante e devorei o livro.
comentários(0)comente



Cibele.Endora 16/06/2024

A obra de Nelson Rodrigues parece um acidente de trânsito trágico, vc se abala, se impacta mas continua a olhar ... Mórbido e sórdido , enfim retrato de uma sociedade e de uma época
comentários(0)comente



Liiz 08/05/2024

Uma leitura muito boa, divertida e que entretém bastante. Esse foi meu primeiro contato com o autor e valeu muito a pena
comentários(0)comente



Áquila 10/04/2024

Crônicas carregadas
Nelson Rodrigues fala de uma cidade cheia de figuras bastante caricatas, e um ambiente machista que se pretende o único possível, de um cinismo intenso.
comentários(0)comente



154 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR