Gi 25/07/2010
NILSON LAGE FALA SOBRE TÉCNICAS DE REPORTAGEM
“A Reportagem: Teoria e Técnica de Entrevista e Pesquisa Jornalística” é o nome do livro lançado em 2001 pelo jornalista Nilson Lage, onde ele explica de maneira didática as técnicas básicas de reportagem que são de grande utilidade principalmente aos estudantes de jornalismo.
O livro aborda de forma clara toda a história jornalística: Publicismo, Sensacionalismo, Nascimento da reportagem, Jornalismo, Repórter como testemunha, Fontes, Ética, entre outros assuntos.
Em um dos capítulos Lage mostra como é importante saber qual será o foco da reportagem em uma das áreas que são divididas nas redações, e que o repórter possivelmente pode ser treinado principalmente quando se trata de assuntos complexos como cidade, política, esportes, economia, ciência e tecnologia, artes e espetáculos.
Além do foco, também saber distinguir notícia e informação jornalística, quando ou não será utilizada linguagem popularizada. O repórter precisa informar de forma clara e objetiva, isto é, a informação com o mesmo significado (tornar comum) para que todos – principalmente os leigos – possam compreender.
O autor também fala sobre Jornalismo Científico que aos poucos está progredindo no Brasil e já faz parte do quadro curricular de algumas universidades. Para o exercício do jornalismo científico é indispensável a posse de uma bagagem cultural adequada, um conhecimento básico da história e da filosofia das ciências e da educação.
Um capítulo é dedicado às conseqüências da ciência e tecnologia, mostrando como penetram na vida cotidiana atualmente e que a maioria dos cidadãos talvez nem percebam sua relação com o silencioso trabalho de que resulta a conquista científica.
Lage explica que o jornalista precisa ter espírito científico para o exercício do jornalismo científico, mas sem esquecer que em primeiro lugar se trata de jornalismo: amor à verdade, consciência e império da vontade sobre o juízo, preservado de qualquer influência estranha à razão.
twitter @giselesantos_