Leo Barbosa 24/08/2011minha estanteO Santo Inquérito, de Dias Gomes
Encenado pela primeira vez em 25 de setembro de 1966, a peça ?O Santo Inquérito", de Dias Gomes, baseou-se num episódio/figura histórico ? ou lendário ? o de Branca Dias, que segundo o historiado Ademar Vital, Branca ?nasceu na capital da Paraíba em 15 de julho de 1734 e morreu no ?auto-de-fé? em 20 de março de 1761, às seis horas da tarde, em Lisboa?
Podemos elencar alguns fatos abarcados nessa peça: inquisição, ditadura militar, puritanismo/práticas imorais, incomunicabilidade humana e judaísmo.
? Inquisição: Conta-se que Branca Dias no ano de 1750, na Paraíba, envolve-se com o Tribunal do Santo Inquérito. Após salvar o padre Bernardo de um afogamento. Bernardo analisa sua alegria de viver, o modo como ela se relaciona com a religião, sua relação indireta com o judaísmo,logo levam-na a ser considerada herege.
? Ditadura militar: Escrito no período do Regime Militar, a peça através da figura de Branca Dias, mostra-nos tons de revolta pela punição injusta, a censura.
? Puritanismo/práticas imorais: Há uma passagem na peça que explicita isso, quando Branca Dias é sabatinada com as perguntas do Visitador:
Visitador: Come carne em dias de preceito?
Branca: Não...
Visitador: Mata galinhas com o cutelo?
Branca: Não, torcendo o pescoço
Visitador: Come toicinho, lebre, coelho, polvo, arraia, aves afogadas?
Branca: Como...
Visitador: E se enfeita?
Branca: Também...
Visitador: Quanto tempo leva enfeitando-se?
Para Branca, viver sua religião consistia em ser devota a Deus, e não a Igreja:
?Por que me fazem todas essas perguntas, por que me torturam? Eu sou uma boa moça, cristã, temente a Deus. Meu pai me ensinou a doutrina e eu procuro segui-la. Mas acho que isso não é o mais importante.?
Incomunicabilidade humana: A grande tragédia da incomunicabilidade humana, que alimentou e alimenta ainda uma considerável parte do teatro moderno, encontra, portanto nessas obras de Dias Gomes uma expressão particularmente singela. [...] a linguagem, em vez de ser um elo entre os homens, pode se transformar numa terrível fonte de mal-entendidos e de destruição, diz o crítico literário Yan Michalski, em prefácio da obra.
Notar-se-á, o leitor, que ler além do ?Santo Inquérito, ?O pagador de promessas que tanto Branca como Zé-do-Burro passam a peça na tentativa de convencer os acusadores/antagonistas das boas intenções presente neles próprios, mas a cada nova tentativa surge uma deturpação das suas idéias. Ambos perdem essa luta com os antagonistas, mas permanecem firmes em autenticidade até o final da obra, de suas vidas.
Dias Gomes, no prólogo da obra ?Santo Inquérito?? expressa sua motivação maior: ?Até quando as fogueiras reais ou simplesmente morais (estas não menos cruéis) serão usadas para eliminar aqueles que teimam em fazer uso da liberdade de pensamento??
Padre Bernardo(Eros) versus Branca Dias(inocência)
Outro fato que marca essa obra de Dias Gomes é a peleja entre Padre Bernardo e Branca Dias. Quando Branca salva o Padre isso faz eclodir um ?paixão demoníaca? em Bernardo que causa embate com a sua realidade ?pura?, sua condição eclesiástica. O padre aproveita dessa aproximação para retirar as confidências mais recônditas da jovem. Sabe do amor que ela sente pelo noivo, Augusto Coutinho, o que contribui no padre ciúmes em relação à moça e o desejo de quer vê-la longe das ?tentações?, principalmente advindas do noivo. O beato usa a palavra de Deus como forma de convencimento duplo: a salvação de Branca e a salvação de si próprio.
O padre que antes era devoto da Igreja vê-se devotado pelo desejo por Branca, levando-o a se autoflagelar como forma de libertação desse ?Eros? que nele incide.
Conclusão: Branca antes de ser levada a fogueira física, foi levada a fogueira real, quando foi atulhada de questionamentos do visitador, quando foi censurada pelo padre. ?Santo Inquérito? é uma grande alegoria em protesto a todos àqueles que tiveram o direito de voz retirado. Essa moça é símbolo da pureza e da ingenuidade dos humildes que lutaram pelas convicções que carregavam sem que isso pudesse causar dano direto a qualquer um.
Referência bibliográfica:
GOMES,Dias, O santo inquérito; prefácio de Yan Michalski ? Rio de Janeiro: Ediouro,2004.