Pablo 26/12/2022
Abnett tenta quadrinizar romance e fica ruim
Cada mídia tem uma forma de estruturar sua narrativa. Existem diferenças em ferramentas de condução e desenvolvimento de narrativas entre romance, história em quadrinhos, gibis da Mônica, antologia de contos, noveleta, crônica, poema, etc.
Quando queremos modificar uma estrutura para que pareça outra, conduzimos um processo de adaptação. Adaptação implica em mudanças estruturais, não tem como a história ser contada da mesma forma.
O principal problema de Dan Abnett é ser um escritor de quadrinhos que não entende estrutura de romance. O livro parece uma história em quadrinhos em prosa, o que poderia ser bem conduzido, mas não é o caso. Os capítulos não se encaixam com a facilidade que acontece entre edições de quadrinhos.
Apesar do problema estrutural, diversos personagens são muito bem aproveitados, principalmente pelo conhecimento que Abnett tem sobre a Marvel. Para mim, o arco da I.M.A é muito envolvente, já os outros são mornos, mas tranquilos de acompanhar.
Os Vingadores - Todos Querem Dominar o Mundo pretende ser um presente para os fãs, adicionando muitos personagens conhecidos para que nos encaixamos na situação. O desenvolvimento da história é morno e suave, mas com problemas estruturais que fazem o livro parecer nada organizado e feito às pressas.