Marcia 04/06/2021
Minhas impressoes sobre o livro.
Olá!! Terminei a leitura do livro Terra das Mulheres da escritora Charlotte Perkins Gilman.
Esse livro foi publicado a primeira vez em 1915 e quem for ler deve se lembrar disso, porem a maioria dos pontos abordados são atuais. Acreditam!? Eu tambem me surpreendi, mas são.
E o que mais me deixou admirada foi a coragem da escritora em abordar tais pontos em pleno inicio do sec XX. Se lembram como a historia nos conta de como era nossa sociedade nesse período? Como as mulheres eram vistas?
Um livro com uma escrita leve e envolvente, que nos faz participar da historia de forma encantadora.
"Por dois mil anos, nenhum homem pisou naquele país. Quando a expedição de Van, Terry e Jeff acaba por ouvir falar da "terra das mulheres", eles decidem que precisam conhecê-la. Quando o fazem, acabam prisioneiros-convidados das habitantes do misterioso e secreto país. E, através dos relatos de Van, Charllote Perkins Gilman ilustra o que seria o mundo ideal se a história tivesse sido construída sem a presença da figura masculina."
A escritora é feminista e os protagonistas são 3 rapazes, então vejam só como trabalhou a mente dela. Adorei a forma que ela abordou os temas, sem ser exagerada e nem impor nenhum conceito, apenas levantando questionamentos sobre genero, maternidade e o senso de individualidade. Os rapazes são bem diferentes entre si, pensam de forma diferentes onde ela abordou vários pontos do pensamento e de conceitos masculinos.
Ao percorrer as páginas vamos junto com os 3 rapazes descobrindo o país, suas peculiaridades, descobrindo o modo de viver delas, crenças, eligião, trabalho, história,como ficaram só mulheres,como sugiu o país, as regras e como sobrevivem.
O país é descrito em detalhes com uma organização, limpeza, disciplina, harmonia e fraternidade invejável
Elas tambem se interessam pelo mundo exterior e ha uma troca de experiencias entre eles, o qual nós leitores, junto com os rapazes, nos vimos de "saia justa" nas respostas, principalmete quando percebemos as futilidades, as incoeerências e injustiças que temos até hoje. E esses pontos vão até aos animais, pois vejam só esse trecho:
"- Bobagem, Terry. Você sabe quem, em geral, homens gostam mais de cachorros.
- Porque o amam tanto, principalmente os homens, esse animal é mantido preso ou acorrentado. "
Outro ponto que achei muito interessante, sobre cremar:
"... Contamos que as pessoas consideravam repugnante queimar seus entes queridos, e elas perguntaram se deixá-los apodrecer seria menos repugnante."
Achei o livro todo muito interessante e recomendo a leitura.
Sinopse: Publicado pela primeira vez em 1915, Terra das mulheres mostra como seria uma sociedade utópica composta unicamente por mulheres. Antes do leitor encontrar a suposta maravilha dessa utopia, terá de acompanhar três exploradores — Van, o narrador; o doce Jeff; e Terry, o machão — e suas considerações e devaneios sobre o país, no qual, os três têm a certeza de que também existem homens, ainda que isolados e convocados apenas para fins de reprodução. Um país só de mulheres, segundo os três, seria caótico, selvagem, subdesenvolvido, inviável. Uma vez lá, Van, Jeff e Terry se dividem entre a curiosidade de exploradores com fins científicos e o impulso dominador de um homem, oscilando entre tentar entender mais sobre aquela utópica e desconhecida sociedade e o sonho de um harém repleto de mulheres que talvez estejam dispostas a satisfazê-los e servi-los."