Terra das Mulheres

Terra das Mulheres Charlotte Perkins Gilman




Resenhas - Herland


491 encontrados | exibindo 331 a 346
23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



clarocarol 03/10/2021

Uma analogia necessária.
Que obra de arte. Já parou pra pensar como seria um país inteiro só de mulheres? O livro nos trás esse questionamento através da mente machista do tipo ?não se deve ter política nesse país, pois só homens inteligentes sabem debater.?, ?esses prédios magnífico claramente foram feitos por engenheiros, então tem homem nesse país?, e por aí vai. O pensamento machista de ?mulher casada é obrigada a ter relações com seu marido?.
Recomendo muito a leitura.
comentários(0)comente



Maria6172 03/10/2021

Interessante.
No começo, a leitura não foi tão fluída quanto eu esperava. A história e as reflexões são bastante interessantes e, certamente, devemos levar em consideração a época em que o livro foi escrito, no entanto, acredito que não seja uma análise totalmente adequada para a atualidade.
comentários(0)comente



Paula1735 13/10/2021

Mosta ao longo do tempo da luta feminina. Por sofrer discriminação, a falta de direitos, se sentindo impotente diante do homem. Que por sua vez a tratou como se fosse um bem adquirido por ele. E a mulher foi lutando por espaço e conquista de seus direitos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



_helenabss 29/10/2021

Bom de mais
Pra mim existem duas formas de ler esse livro:

1° leitura de estudo: realmente se comprometer em entender as bases dos pensamentos dos personagens e se a sociedade da Terra das Mulheres faz sentido;

2° leitura ficcional: se deixar levar pela história ficando curiosa a cada etapa, sem se dedicar a compreender as questões mais sérias abordadas no livro.

Vou confessar que minha intenção com essa leitura era a segunda, mas acabei gastando um tempo pensando em como essas coisas da ficção se aplicam na realidade.

Gostei do livro, da escrita e da história. Recomendo a leitura (recomendo só pra diversão, inclusive).
:)

PS: Antes de ler achei que seria uma leitura difícil, o prefácio colaborou pra esse equívoco, mas é tranquilo de ler.

(Ah, não gostei do final, mas ao mesmo tempo amei?!?! Enfim a louca, só por isso não é favoritado.)
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 03/11/2021

Charlotte Perkins Gilman constrói uma história narrada em primeira pessoa por um personagem masculino, Vandyck Jennings, que em uma expedição a uma floresta tropical no hemisfério sul encontra, junto com seus companheiros, um país composto exclusivamente de cidadãs, que fundaram uma sociedade racional, asséptica e aparentemente assexuada, onde bebês nascem por geração espontânea, unicamente por meio do desejo das mulheres que lá vivem.
A escolha da autora por um narrador masculino se mostra um recurso interessante. É através de Vandyck e suas observações a respeito da perplexidade de seus camaradas, o doce Jeff e o machão Terry, que as contradições e convenções sociais arbitrárias ás quais as mulheres de seu país de origem, os Estados Unidos, são reveladas. A perplexidade das tutoras designadas para guiá-los pelo País das Mulheres, diante dos relatos do que seria uma sociedade com ambos os sexos, é palpável e mostra também a perplexidade da autora - uma mulher de família burguesa e bem-educada - diante das limitações que seu gênero impõe a ela, mesmo estando em uma posição de privilégio, educação e boas relações.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!


site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501114808
comentários(0)comente



Tai 08/11/2021

Nessa obra utópica três exploradores vão em busca de uma terra composta unicamente por mulheres, criada com a intenção de suprir a necessidade das mulheres e 100% independente da figura masculina.

Os três amigos partem na expedição visualizando encontrar um meio desunido e caótico pois acreditam que mulheres são incapazes de governar e, principalmente, acham que elas vão se render ao "charme" deles.

No entanto, o plot twist maravilhoso acontece quando se deparam com um país desenvolvido, com língua própria e sem a necessidade de homens para reprodução e vivência. Didático e objetivo encanta pela sua forma basilar de expor a história.
comentários(0)comente



Rinaldo 15/11/2021

A Terra das Mulheres.
Uma boa história...antiga...mas com temas atuais: sexismo, a luta das mulheres por melhores condições, numa sociedade distópica.
comentários(0)comente



@Brum 15/11/2021

Razoável
A leitura foi bem arrastada, as únicas partes que eram interesantes era quendo falava em detalhes sobre o país, a cultura e a descendência das mulheres, de resto era BEM CHATO!
Também não gostei nem um pouco do amigo do protagonista, extremamente machista !!
comentários(0)comente



Inaiara.Lobo 27/11/2021

Apesar de ser uma história sobre um país só de mulheres, a autora fez a escolha de narrar o livro diante da expedição de três homens que ali chegaram. Achei que esse recurso poderia limitar o entendimento da visão das mulheres na história, mas foi bem colocado no sentido de que ainda assim permite perceber críticas e contradições ao mundo ocidental. A partir desse mundo utópico e do contato que elas tem com os três homens, são colocadas questões como religião, maternidade, sexismo, educação infantil, etc. Ainda que sejam temas colocados de maneira interessante, em alguns momentos achei a história arrastada, me lembrando um pouco o estilo de Frankenstein, que intercala a história com questões filosóficas.
comentários(0)comente



Sunli31 07/12/2021

AI QUE ÓDIO KKKKKK
Eu demorei muitooo pra terminar esse livro por causa do ódio que esses personagens me davam mas então uma pessoa que leu me disse que as vezes ela (a Charlotte) fazia os personagens assim pra que as pessoas quando lessem sentisse raiva desse machismo e isso as fizesse enxergar os erros em si mesmas. Obrigado por ter me dado esse livro vô, ele me disse coisas no momento certo, espero que o senhor esteja feliz aí no céu. ??
comentários(0)comente



Gabi 08/12/2021

?esperávamos mesquinharia e encontramos consciência social?
Digamos que essa leitura foi extraordinária em vários momentos, mas não deixou de me causar incômodo alguns pensamentos e diálogos dos homens que visitaram a terra das mulheres.

O fato de não existir uma relação romântica entre nenhuma dessas mulheres em um país em que só existe mulheres me deixou bastante incomodada.. Já o fato do aborto ser repudiado eu entendo no contexto em que foi inserido, já que o livro mostra a maternidade ?expontânea? como a única forma de manter esse ?pequeno? país vivo.

Foi uma experiência incrível, uma leitura muito boa, com apenas alguns pontos a melhorar mas que é compreensível devido à época em que foi escrito. De toda forma, tem passagens excepcionais, que deixam o leitor um tanto quanto chocado em notar o quanto nós, como sociedade, não tivemos mudanças consideráveis quanto a posição da mulher, em todo e qualquer aspecto social.

Os diálogos e passagens sobre educação e o desenvolvimento dos países em comparativo foram incríveis e adicionaram uma camada a mais para a história.

Super indico, traz ótimas reflexões!
comentários(0)comente



Lara.Montovanelli 13/12/2021

Interessante
Terra das Mulheres é uma utopia muito bem construída, com uma ambientação bem feita. Gostei bastante da narrativa da autora, porém, do meio pro final o livro começa a ficar um pouco chato e repetitivo, as aventuras acabam e a monotonia começa.
O final estava se desenhando muito bem, mas no último diálogo aconteceu algo que não dá pra entender muito bem, então ficou em aberto.
Apesar disso, é um livro muito interessante e serve pra abrir fronteiras da mente.
Recomendo.
comentários(0)comente



Carolina 21/12/2021

Significado de chatisse
A premissa do livro é interessante, porém no decorrer da história, ficou chato e cansativo, uma pagina parecia 10, acho que criei muitas expectativas, não sei ao certo explicar. Sofri para acabar o livro, é isso.
comentários(0)comente



491 encontrados | exibindo 331 a 346
23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR