Terra das Mulheres

Terra das Mulheres Charlotte Perkins Gilman




Resenhas - Herland


491 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Sunli31 07/12/2021

AI QUE ÓDIO KKKKKK
Eu demorei muitooo pra terminar esse livro por causa do ódio que esses personagens me davam mas então uma pessoa que leu me disse que as vezes ela (a Charlotte) fazia os personagens assim pra que as pessoas quando lessem sentisse raiva desse machismo e isso as fizesse enxergar os erros em si mesmas. Obrigado por ter me dado esse livro vô, ele me disse coisas no momento certo, espero que o senhor esteja feliz aí no céu. ??
comentários(0)comente



Michele.GaviAo 02/02/2022

Meu Deus que leitura diferente, incrível um mundo só com mulheres. Vemos como o machismo prejudica o desenvolvimento pleno da mulher. Escrita esplêndida.
comentários(0)comente



Cássia 27/01/2022

Interessante
Gostei do livro, não foi um dos melhores que li, porém é interessante as diferenças de opinião da autora por conta de sua época - 1915. E a forma como ela constrói essa sociedade.
O prefácio foi muito explicativo, você não vai encontrar algo de outro mundo aqui, e tem ações que não são bem vistas atualmente, mas consideram normal no livro. Só que também existem certos assuntos que começaram a ser discutidos e problematizados há pouco tempo, e estão presentes nesse livro que mostra o quanto são errados.
comentários(0)comente



jaque 03/03/2022

É uma obra que aborda temas que até hoje são relevantes, como os efeitos do patriarcado nas mulheres, por exemplo. Me fez pensar em algumas coisas que nunca tinham passado pela minha cabeça!

Alguns comentários do narrador são tão machistas e ultrapassados e me chocou muito por ainda existirem pessoas que pensam assim atualmente!
comentários(0)comente



Karol Rodrigues 31/12/2021

Achei a obra poderosa, essa é a palavra. Questionadora desde de o prefácio "Hoje, agora, imaginemos uma sociedade livre da opressão do patriarcado." me fez parar e pensar, antes da leitura.
Eu queria mais do desenvolvimento, das transformações, dos obstáculos até chegar na sociedade exclusiva de mulheres que é apresentada.

A história é narrada pelo ponto de vista de um homem e isso cria uma visão irônica pra um romance feminista. De qualquer forma, salvo algumas exceções, os temas abordados ainda são pautas importantes e fortes na luta diária feminina.
comentários(0)comente



Isa 15/02/2022

Não passou no teste do tempo, mas tem sua relevância
Diferente da maior parte das pessoas, eu gostei de como a narrativa foi construída. Me senti lendo algo verdadeiro, quase um relato de um antropólogo e achei interessante o fato do Van ser o narrador dessa história, porque ele é o meio termo entre os extremos que são seu companheiros de viagem, e mesmo eles sendo diferentes, em questão de personalidade e pensamento, ironicamente eles são um coisa só: homens que cresceram sob a influência de uma sociedade patriarcal e que sempre se aproveitaram disso, e só se dão conta disso a partir do momento que são postos diante de algo completamente oposto.

Foi muito aquela coisa de que todos nossos ritos, hábitos e costumes são construídos dentro da sociedade na qual estamos inseridos, e muitas vezes nós acreditamos que isso que apreendemos é o que vale, é o que é certo... porque "o mundo é assim e pronto" e tomamos como verdade universal. Contudo, nós só nos damos conta disso quando estamos em face da diversidade.. a famosa alteridade. E como todo processo de alteridade ela pode resultar em duas reações: fascínio ou repulsa, e essas reações são bem representadas pelo Jeff e o Terry, respectivamente.

Meu grande problema foi a concepção que autora fez da Terra das Mulheres, centralizando tudo na maternidade e no ser mãe. Fora isso, achei uma leitura válida e interessante para reflexão.
comentários(0)comente



Bah 06/01/2022

Interessante ...
Eu estava com muitas expectativas em relação a esse livro , por amar as adaptações sobre a mulher Maravilha e as Amazonas. Mas obviamente que o livro não se trata do que eu imaginava. É muito interessante , mas durante a leitura eu ficava na esperança de acontecer algo a mais. O livro apesar de ser bom e eu ter entendido seu intuito , em muitos momentos eu me arrastei principalmente no final que pra mim foi muito massante. Apesar de não ter se tornado um favorito , todo o conceito é muito importante principalmente pelo fato da autora estar muito a frente de sua época. Pra quem gosta de livros sobre feminismo acho que é uma boa recomendação .
comentários(0)comente



Sens0 06/01/2022

Muito interessante
Eu acho que o mais importante antes de começar esse livro é entender o contexto histórico de como funcionava a sociedade, principalmente as mulheres, na época que ele se passa (1915), como diz no prefácio, esse não é um livro que enlaça com as ideias feministas vistas nos dias atuais. Mas para mim, ainda sim, trouxe diversos pontos que infelizmente nos afetam até hoje.

Não achei a leitura chata ou pesada, na verdade achei fluida, queria entender mais de como funcionava essa utopia então devorei ele em 1 dia praticamente.

O fato do narrada principal ser um homem, com dois amigos homens com pensamentos distantes na verdade é indispensável, os pensamentos deles causam um desconforto crítico que faz muito sentido da história.

Esse livro crítica muitos pontos de como a mulher era e ainda tenta se libertar de ser vista na sociedade, achei a narrativa toda interessante e bem construída, e os debates com o personagem principal são ótimos.

O fato delas viverem em favor da maternidade não me incomodou, era uma escolha comum, afinal alguém precisava criar as herdeiras, quem não quisesse apenas se direcionava a algo que a interessasse.

Fiquei na verdade com vontade de descobrir mais, que tivesse uma breve continuação.
comentários(0)comente



bobbie 06/01/2022

Uma ficção que mais se assemelha a um estudo feminista.
Três amigos, cada um de uma área de conhecimento, descobrem um país habitado apenas por mulheres e meninas, que se reproduzem sem a presença de homens, por partenogênese, e que vivem em uma sociedade avançada e pacífica. Nela, as questões de gênero e papéis atribuídos conforme as conhecemos são sumariamente subvertidas. Neste livro encontramos, além de uma história leve e atraente, sérias discussões conceituais - casamento, religião, organização social, trabalho - que contribuem para refletirmos que as diferenças entre os sexos conforme as conhecemos e perpetuamos, não necessariamente determinam o destino de ninguém. A autora, uma feminista, publicou esse livro em 1915. Mas da forma como está escrito poderia ter sido publicado nos dias de hoje.
comentários(0)comente



Lali 21/01/2022

É impossível contestar a atemporalidade dessa obra. O estilo documental apresentado pela autora, carregado dos mais variados preconceitos machistas existentes até hoje é impecável. É a sociedade utópica mais estruturada e de maior beleza dentre as minhas leituras. Excelente, no mínimo.
comentários(0)comente



Isabelle333 12/01/2022

Uma experiência muito interessante
Comecei esse livro com expectativas não muito altas, justamente pela data de publicação e da própria sinopse, porém no fim acabei por me impressionar bastante com a leitura, bem mais do que eu imaginava.

Não posso dizer que Terra das Mulheres foi um livro que mudou a minha vida, que eu simplesmente amei ele demais, porque estaria mentindo, mas foi uma ótima leitura que me proporcionou diversas reflexões. Não se trata de um livro que impressiona pela narrativa, já que, apesar de ter uma premissa atrativa, não funciona tão bem como uma obra de ficção. Esse novo mundo não é mal desenvolvido a julgar pela época, mas não choca ou mostra algo totalmente novo para leitores desse século, por exemplo.

Apesar de algumas faltas na história (como desenvolvimento dos três únicos personagens masculinos, com uma pequena exceção ao narrador, das relações das próprias mulheres, não só a possibilidade de relacionamentos homoafetivos como a própria convivência entre elas como mães, amigas etc) vale a pena pelas próprias análises e reflexões da autora dentro da história, que mesmo algumas sendo datadas hoje, tiveram uma grande importância para o desenvolvimento de ideias feministas no século passado.

Foi uma leitura que mesmo não sendo perfeita, com certeza não decepciona.
comentários(0)comente



sther crazzy 11/01/2022

não sei se gostei
diferente de tudo que eu pensava que seria. não acho que esse seja o tipo de livro que a gente precisa se apegar aos personagens etc, apenas entender a mensagem que o livro quis passar. gostei do livro, foi uma leitura fluida (pelo menos até 80%, depois disso só queria acabar logo esse livro) e com várias citações e comparações interessantes. recomendo pra alguém que quer ler algo diferente e rápido.
comentários(0)comente



Mariana.Jacobsen 27/12/2021

A Terra Delas
por ser de 1915, achei o livro com a abordagem do feminismo um pouco superficial, sinceramente, esperava um pouco mais de ?militância?. mas apesar disso, achei interessante a maneira que os protagonistas (homens) expressam sua ideia de ?local da mulher? na sociedade, mostrando uma mentalidade, infelizmente, ainda presente. a narrativa é meio lenta, com capítulos sem grandes feitos; mas mesmo assim, achei uma leitura bastante fluida e interessante.
comentários(0)comente



Matheus656 11/01/2022

como seria o mundo se ele fosse comandado somente por mulheres? o livro ‘terra das mulheres’ nos transporta para essa ficção de uma sociedade composta unicamente por pessoas do sexo feminino.

a distopia ‘terra das mulheres’ - obra que é apontada como um dos primeiros romances feministas utópicos -, desmembra o lugar do feminino e da feminilidade, e nos faz refletir sobre questões como: a submissão, o apagamento e o silenciamento, que, ainda hoje, se fazem presentes na realidade de tantas mulheres. além disso, a forma com que a autora aborda questões como a maternidade e o coletivismo é simplesmente incrível.

é importante ressaltar que o livro parece mais um ‘estudo’ do que um romance de fato, e, por isso, pode acabar desanimando alguns leitores.

‘terra das mulheres’ é uma utopia feminina que é ao mesmo tempo instigante e cheia de humor. excelente livro para refletir sobre os conceitos e as convenções da nossa contemporaneidade. texto obrigatório para todos. vale a leitura!

site: https://www.instagram.com/desleitor/
comentários(0)comente



Daiane 08/01/2022

Um livro que acreditei ser simplista mas lendo descobri ser mais do que uma crítica ao patriarcado.
Uma leitura muito proveitosa.

Obs: Terry era odioso, a definição do homem da época.
comentários(0)comente



491 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR