spoiler visualizarclara6097 22/10/2024
A mare é chata mas a história é boa
Mare Barrow morava com seus pais e sua irmã num vilarejo de Norta. Ela estava a um ano de completar 18 anos e, por não trabalhar, ser enviada para guerra.
No lugar que ela vive, as pessoas são separadas entre sangue vermelho e sangue prateado. os vermelhos não possuem poder, ja os prateados tem, e por essa razão, os vermelhos são comandados por eles e enviados para a guerra, pelo menos os que não tem um emprego, quando completam 18 anos. Essa guerra acontece entre 2 reinados, Norta e Lakeland, de prateados e os vermelhos fazem o trabalho pesado.
Mare, após conhecer Cal, que depois descobrimos ser príncipe, consegue um trabalho no Palacete dos prateados e após cair sem querer na arena, descobre que mesmo tendo sangue vermelho, possui poderes.
O rei e a rainha fazem Mare se tornar princesa para estuda-la e ela acaba se apaixonando por Cal, futuro rei, e por Maven, irmão mais novo de Cal, seu noivo.
A relação dela com ambos é totalmente cheia de traições, porque eles sempre estão fazendo coisas por motivos maiores. Cal vai ser guerreiro na guerra, líder, inclusive. Totalmente contra a Guarda. Mas Maven parece ser a favor de um mundo melhor, o que era manipulação.
Maven era a sombra de Cal e quando a Guarda Escarlate (vermelhos revoltados contra os prateados) começa a crescer, ele também participa. mas depois se mostra um traíra, pois se nfiltrou, por ordem de sua mãe, para saber o que se passava entre os vermelhos e derrota-los.
Rainha Elara e Maven, usando a Guarda Escarlate, fazem parecer que Mare, por ter tido casos com Cal, o fez matar o Rei. Mas na verdade foi a Rainha que obrigou ele a o fazer, ela tem poder de entrar na mente das pessoas. (a rainha também usa Maven e o manipula)
Conhecemos nessa história membros da guarda, como Farley, Walsh, o amigo da Mare, Kilorn, e vemos personagens prateados muito legais, como Lucas, que a Mare usou durante a história e morreu sem perdoa-la, Julian, que mostrou a ela sobre o motivo dela ser diferente, segundo ele, houve uma mutação genética e ela não é a única, tem também seu irmão, Shade, que constava que havia morrido, mas na verdade ele conseguia se teletransportar. Vemos a irmã Gisa, que era ótima costureira mas acabou quebrando o braço, tem também o pai da Mare que sobreviveu a guerra até se aposentar e é cadeirante. Entre os prateados, a Mare odeia a antiga noiva de Cal, Evangeline. Personagens importantes são Coriane, mãe de Cal e sua amiga que perdeu a língua por saber de mais.
Ao final da leitura, vemos que os vermelhos da Guarda, tinham habitado em lugares que os prateados acreditavam estar com radiação, mas era mentira. Porém Maven sabe sobre isso. E também descobrimos que eles usam as tubulações para se locomover. Também criaram trens para ser mais rápido.
O livro acaba com a Mare e Cal sendo enviados por Maven para execução na arena por prateados que sofreram com as atitudes "deles". Cal perdeu totalmente o respeito dos seus soldados pela manipulação que aconteceu. Mas eles iam morrer aos poucos, só que o que não era esperado, era que eles conseguissem sobreviver. durante a batalha, Mare sangra explicitamente seu sangue vermelho, e quando eles estavam ganhando, os convidados foram mandados embora. Então eles são puxados e aparecem no trem com a guarda, mas eles não confiam em Cal, pensam em o manter cativo.
Ou seja, Mare sabe de seu reconhecimento e que muitas pessoas ja a viram e Maven vira rei. O que me incomoda é a Mare achar que poderia vencer fazendo Cal a escolher, ela é pick me de mais. Mas em geral, a história do livro é muito boa. "todo mundo pode trair todo mundo".
Mare é muito importante para a Guarda porque ela estava vendo tudo de dentro do palácio. ela salva seus amigos e aprende muitas coisas, mas no fim, vemos que a rainha estava a ajudando, pois tudo fazia parte de seu plano.