Daisy @nuvemdeletras 13/01/2018Um livro que não é ruim. Mas também não é dos melhores | Blog: nuvemdeletras.comEstava doida para comentar com vocês o que achei de "A Rainha Vermelha" da Victoria Aveyard! O livro faz parte da série "A Rainha Vermelha" e por aqui foi lançado pela editora Seguinte. Antes de tudo, quero deixar claro que essa é a minha opinião sobre a leitura que fiz. Minha avaliação da leitura foi nota 2 de 5 que pra mim é: foi uma leitura OK. Não foi terrível, mas também não foi a melhor.
Acho que o principal ponto aqui é que o livro é previsível. Demais. Desde o começo, já dá pra saber de forma clara o papel de cada um na história: quem é o bonzinho, quem é o mal, quem vai trair quem, as intenções dos personagens... Tanto é que o plot twist não funcionou para mim, pois eu já imaginava aquilo desde o comecinho do livro. Ou seja, era para ser surpreendente, mas passou longe disso.
Nesse livro, a autora usou de diversas fórmulas que eu, como leitora, já vi em outros livros. Isso não é problema nenhum, quero deixar claro, pois eu leria um clichê bem escrito tranquilamente. A questão do cliché é que, desde que o autor consiga manejar bem as palavras, cativar/convencer e fazer com que o leitor se importe com a causa principal do livro, pode ser o livro mais clichê que, ainda assim, tem grandes chances de obter uma boa aceitação.
Em "A Rainha Vermelha", além de esse compilado de coisas comuns terem me impossibilitado de cair naqueles momentos que existem para causar sensações de tensão/tristeza/agonia durante a leitura, a cada frase lida vinha aquele pensamento em letras neon de que era óbvio que aquilo não ia acontecer de jeito nenhum porque eu já li coisa semelhante. Não caio nessa. O resultado disso foi que a leitura se tornou extremamente morna e sem grandes acontecimentos. Eu não consegui me importar com muita coisa.
O romance foi outro ponto que me incomodou bastante: não soou convincente. O casal principal não combina, não tem química suficiente para me fazer torcer pelos dois. Eu senti que a autora tentava forçar um lance entre os dois - e me convencer disso, quando o melhor é que o próprio leitor faça esse papel de aceitar a conexão dos dois por ser convencido pelo romance deles. As cenas de amor foram dispensáveis. Era como se os personagens mostrassem um lado que não combinava, não tinha nada do que eles eram na história e o que acreditavam. Nem a amizade dela com o Kilorn e o fato de ela (dizer) se importar tanto com ele (e ok, tomar algumas atitudes a respeito) soou verossímil pra mim.
Falando da Mare, eu a achei extremamente repetitiva. Ao que pareceu, a autora quis criar frases/palavras de impacto para o leitor e, por isso, ficou repetindo a maior parte delas em vários momentos, como uma reflexão/conclusão da personagem. Isso me incomodou taaaaaanto, mas taaaaanto que vocês não tem noção! hahaha
Mare era muito reclamona e, pra mim, pareceu invejosa demais. As justificativas dela sobre não gostar de uma pessoa ou por se sentir injustiçada tiveram uma conotação de inveja enorme. E, por incrível que pareça, a maior parte delas eram direcionadas a mulheres - mesmo tendo homens prateados que estavam na mesma situação dessas mulheres. Ou seja, com os homens tudo bem ser legal, mas com as mulheres não? Isso sem contar que a Mare, em suma, fica rodeada de homens 24 horas. Praticamente não há interação com outra mulher que possa ser uma amiga. Eu entendo o panorama ao que ela está submetida e como funciona o mundo. Eu sei. Mas por que pode haver homens prateados que são gente boa e mulheres não?
Não é que eu odiei o livro. A ideia é interessante, a autora criou um mundo, estruturou algumas coisas, porém a execução deixou a desejar. Eu esperava mais, muito, muito mais desse livro que até tem potencial. Fiquei tão frustrada com essa leitura que, honestamente, não sou capaz de dizer no momento que leria o próximo. O livro que tem notas consideráveis no Skoob e no Goodreads, uma capa linda e uma divulgação ótima. Mas não funcionou tanto assim pra mim...
Definitivamente não é ruim. Mas também não é dos melhores.
site:
http://nuvemdeletras.com