SunshinetySick 13/06/2021É incrivel como a aparição de mulheres é sempre sinônimo de problemas nesse livro.
Primeiro que Grinevere tem uma personalidade horrível, orgulhosa, desdenhosa e vaidosa.
Depois temos Morgana e Vivien, uma pior que a outra. Gananciosas, cruéis e egoístas, sem um pingo de empatia ou simpatia.
E Lady Ettard, que faz descaso do seu cavaleiro mais fiel e o troca por qualquer um que brote e pareça mais forte que ele. Mesmo sir Pellias vencendo justamente um embate contra o cavaleiro que a estava representando, ela levou isso como um insulto pessoal e tramou para humilhá-lo várias e várias vezes.
Por último tem a Dama do Lago, que manipulou toda a história para levar sir Pellias à beira da morte para então salvá-lo e torná-lo meio fada. Sendo que, no final, ele estava enfeitiçado para amá-la, nem a acompanhou sinceramente.
Nunca vi uma narrativa tão manipulada para me fazer odiar mulheres, nossa. E eu só falei das principais, mas até das personagens secundárias e figurantes, poucas se salvam.
Claro que também existem homens orgulhosos e com pequenos defeitos, mas o livro deixa claro que não importa o quão horrível você seja ou o erro ou a traição que tenha cometido, se você for bonita ou nobre o suficiente, ou habilidoso o suficiente com a espada, tudo vai ser perdoado e esquecido e você vai sair por cima. Sei que essa história é antiguíssima e tem os recortes históricos, mas é verdade que me incomodou muito a sociedade retratada.
Ainda assim, o livro não é ruim!! É bom ler com um olhar crítico, mas eu reconheço que há muitas passagens legais, principalmente nas aventuras que Arthur participa diretamente. Aconselho, se você ainda não leu, a ler e tirar suas conclusões.