Eduardo Mendes 30/12/2022
Elegância e humor afiado
Que coisa incrível foi a minha experiência de leitura deste ótimo “O Fantasma de Canterville e outros contos''.
Um fantasma há mais de 300 anos assombra o castelo de Canterville. Ele é respeitado; é temido; e não foram poucos os ex-moradores do castelo que enlouqueceram nos últimos séculos por conta das suas peripécias. Todo este histórico cai por terra quando uma família americana, os Otis, compram a propriedade, mesmo tendo sido avisados sobre o sinistro fantasma. Eles não acreditam em superstições e começam a infernizar a vida do fantasma.
A trama tem um ar tragicômico, é uma história de terror às avessas, afinal, é o fantasma que é aterrorizado pelos Otis. É o maior conto do livro e me arrancou boas risadas. O que eu não sabia era que o melhor ainda estava por vir.
A escrita de Oscar Wilde é tão gostosa que parecia que ele estava tranquilamente sentado ao meu lado contando casualmente as pequenas pérolas contidas neste livro. O autor consegue te divertir e ainda passar uma mensagem forte, te colocando pra pensar com o que é dito nas entrelinhas, é fantástico!
Os outros contos são tão interessantes quanto O Fantasma de Canterville, e mesmo que se pareçam com fábulas e histórias infanto-juvenis, a beleza da mensagem de cada um deles me pegou de jeito com seu senso de humor afiadíssimo.
“O Príncipe Feliz” é muito bonito e traz uma forte mensagem de amizade e empatia. “O Rouxinol e a Rosa” é a história de um animal que ajuda um humano a encontrar sua amada, com um final muito bonito e ao mesmo tempo triste.
Geralmente eu me apego mais a livros com temas tristes e melancólicos, mas as mensagens positivas e lições que o autor transmite aqui com tanta elegância me fazem querer recomendar este livro pra qualquer pessoa!
site: https://jornadaliteraria.com.br/o-fantasma-de-canterville-e-outros-contos/