O Fantasma de Canterville

O Fantasma de Canterville Oscar Wilde




Resenhas - O Fantasma de Canterville


689 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


SpaceCowboy142 24/10/2024

Leitura muito divertida e fluída. Achei interessante como o autor brincou com a temática sobrenatural que tava muito em alta naquele momento trazendo uma família norteamericana totalmente cética e indiferente quanto ao suposto fantasma que habita a mansão que eles haviam acabado de comprar.

A escrita do Oscar Wilde é finíssima e cheia de sarcasmo, uma delícia de história!
comentários(0)comente



Rafael1906 24/10/2024

Sustos, não mais!
Uma família livre de superstições e republicana encontra em uma antiga casa da Inglaterra um fantasma que a assombra por décadas. O problema é que o tal fantasma não consegue assustar tal família, sofrendo suplícios e provações de dois meninos gêmeos, que pregam peças nele, da mancha de sangue que é sempre removida e da sua insuficiência em ser o que é: um fantasma que dá susto. A história é curta, porém, muito bem escrita, com momentos divertidos e com temas pertinentes como morte, vida e resiliência. Acompanhamos a história do fantasma, seu crime e seu castigo, até o cumprimento da profecia e sua libertação.
comentários(0)comente



Fabiane169 24/10/2024

Fantasma trapalhão
A alteração das regras do terror de maneira cômica é genial. Me lembrou muito toda aquela coisa do teatro do absurdo, por que é literalmente um absurdo que um fantasma não consiga cumprir com o seu papel de assustar.

Confesso que me senti culpada por dar risada do pobre do fantasma. E acredito que tenha sido um dos propósitos do autor: fazer com que a gente se simpatize com o fantasma apesar dos seus crimes ao mesmo tempo que pense "bem feito, ele está pagando pelas suas maldades"

Ainda tem a forma como o autor, a partir disso, conseguiu construir toda uma crítica cultural entre o velho x novo, a aristocracia x burguesia. E convenhamos, simplesmente incrível a parte onde o Sr. Otis faz propagandas dos produtos para os outros, um exímio burguês safado.

Outra coisa interessante para se pensar é a analogia entre arte x autor x legado. Afinal, o autor produz/escreve sua obra com determinadas intenções, porém, a partir do momento em que a sua obra vai para o mundo, ela está disposta a diferentes interpretações que estão muito distantes do alcance do autor, as vezes até mesmo do propósito da coisa toda. (Tal qual essa resenha aqui, vai saber se isso que pensei e estou escrevendo aqui era o esperado pelo querido Wilde).

O fantasma se manteve preso ao passado, ao legado da sua arte, fama e reconhecimento de vários feitos assustadores e memoráveis, porém os tempos mudam e ele não acompanha essa mudança. Está preso em memórias e tenta recriar a receita antiga sem sucesso. Essa questão me lembrou muito a parte da música da Elis Regina onde ela canta:
"Mas é você que ama o passado; E que não vê;
Que o novo sempre vem"

Ainda temos a questão da reflexão sobre Morte, Vida e Amor. Mas com o Amor, como sempre, se sobressaindo com o seu protagonismo salvador, aquela ladainha de sempre onde o amor é maior e vence tudo e todos, transcendendo até mesmo as questões do outro plano astral.

O final me deixou a desejar por que acabou meio "bobinho" e "romântico" demais. Eu esperava algo mais cômico. Mas mesmo assim a leitura foi ótima.
comentários(0)comente



fascinada 23/10/2024

Coisa mais fofa
é engracadinho, e me prendeu mais do meio do final. É legal o negócio sobre perdão e faz você pensar, mesmo com o fantasma não tendo sido alguém bom no passado.
comentários(0)comente



Bia.rogs 23/10/2024

Gostei
A descrição dos eventos que acontecem são com poucas palavras, mas foi o suficiente para me passar as sensações das cenas e de me ambientar na situação de forma vívida. Comecei rindo muito e terminei pensativa, o final foi lindo. Senti a mesma satisfação com 'O gato brasileiro', outro livro curto e marcante.

E um desabafo: comprei julgando pela capa na pré venda, mas quando chegou o livrinho piquitucho menor que minha mão e mais fino que 1 cm eu fiquei indignada, devo ter passado minutos encarando a capa e me arrependendo, depois eu torci para a leitura valer a pena e valeu sim.
comentários(0)comente



Natali Pacheco 22/10/2024

Eu ameiiiii!!!!
Já tinha lido esse livro do Oscar Wilde alguns anos atrás (acho que 2016 ou 2017) e lembro de ter gostado muito. Novamente amei fazer essa leitura, apesar de curtinha é muito divertida.
comentários(0)comente



Maru.y 22/10/2024

Uma leitura tão breve, divertida e de tantas emoções
Já de início esse conto me prendeu muito ao mesmo tempo que veio me tirando risadas sinceras ao longo do livro. Combinando sátiras muito boas sobre o considerado típica família perfeita norte americana, o conflito de culturas InglaterraXEstados Unidos e um personagem que falha tantas vezes de forma cômica... Tornou a escrita muito divertida. E é incrível como essa perspectiva mais humorística carrega ali um grande pensamento por trás, as críticas a família tradicional norte americana e sua ignorância e superficialidade quanto a outras culturas e crenças alheias atuando até mesmo de forma opositora nesse conto quanto ao pensamento e crença de outras pessoas, a crescente mudança da época e o surgimento de um conflito de culturas de Inglaterra e EUA, e o abandono das novas gerações quanto a antiga cultura e história... E por fim filosofias sobre vida e morte e o sentido da vida de cada um, visto pela visão de um personagem que não se vê mais como pertencente aquele mundo e aquele momento da história, junto de sua angústia e desespero por ter um motivo para viver... Tendo depois uma resolução tão interessante em que pode-se enxergar a morte como um réquiem final de um ser alcançando a verdadeira paz através da própria morte. Definitivamente recomendo a leitura, principalmente para quem quer começar a ler clássicos!
comentários(0)comente



thamirespinho 21/10/2024

O fantasma de Canterville
Segunda obra que leio de Oscar Wilde, sou muito fã de ?O retrato de Dorian Gray?.

A obra é curta e a escrita de fácil compreensão, entretanto não gostei muito da narrativa.
comentários(0)comente



polyethylengirl 21/10/2024

Um conto divertidíssimo, de escrita fluída, com elementos comuns da literatura gótica e doses de humor.

De forma irônica, faz muitas críticas ao american way of life, materialismo e ceticismo norte-americano, em contraste com a adoração à nobreza e o tradicionalismo britânico.

Tem como personagem principal um fantasma que acreditava que causar medo era o único sentido de sua existência, até encontrar uma jovem que se compadece de sua melancolia e o ajuda a perdoar os próprios pecados para se libertar, em um final doce e sensível.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fernanda.Lopes 19/10/2024

Oscar Wilde não decepciona
Comecei a ler por curiosidade, continuei pela diversão e terminei com um misto de pena do fantasma e um sorrisinho de canto de boca com a Virginia.

Livro curtinho, bom pra quem não curte terror/horror pesado, mas quer aproveitar o clima de Halloween.
Ju_allencar 19/10/2024minha estante
Amei esse ???




Ju_allencar 18/10/2024

Um fantasma trapalhão ?
No começo :??
No meio: ??
No fim: ???
Achei o livro muito divertido, a interação da família com o fantasma é bem engraçada, vale a pena de mais a leitura ???
graazifarias 18/10/2024minha estante
Vou leeeer ?? o meu chega segunda rsrs


Ju_allencar 18/10/2024minha estante
Você vai amar ?? a história é muito gostosinha de ler ?


graazifarias 18/10/2024minha estante
Legaal! Vou ler com uns amigos do meu grupo de leitura ?


Mr_Clio 05/11/2024minha estante
De fato, Os Trapalhões fizeram um filme baseado na história.




Snowxmann 17/10/2024

Não descansou em paz
Me diverti muito com esse livro curto e maravilhoso,as vezes tudo que um fantasma precisa é de umas crianças mais perturbadas que ele.
comentários(0)comente



Mary360 16/10/2024

Um conto muito bom!

Dei altas gargalhadas com o fantasma Sir Simon!
Conto muito bem humorado de Oscar Wilde cuja escrita é belíssima, bem poética.
Acredito que essa história seja uma crítica aos americanos materialista e capitalistas que acham poder comprar tudo, inclusive fantasmas ????

Gostei muito e recomendo 4 ????????
comentários(0)comente



Bianca.Verde 14/10/2024

Uma boa porta de entrada o mundo dos clássicos!
Primeira experiência que tive com o autor e gostaria de falar que curti bastante.
Um conto curto cheio de críticas ao American Life. A escrita do autor é bem fluida e o fim do conto bem emocionante.
Para quem nunca leu ou não tem costume de ler clássicos é um bom começo.
comentários(0)comente



689 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |