Gabi 08/09/2020Um clássico ou uma perda de tempo?O livro, como o próprio título indica, traz a história do fantasma de Canterville, cuja presença assombra uma mansão há anos em Londres. A história tem início com a venda da casa e assim a adaptação de uma nova família ao lugar e às travessuras do fantasma.
O terror causado pelo fantasma em episódios passados fica bem evidente não só ao leitor, mas também aos personagens durante todo momento; assim a história acaba enfatizando nada menos do que o lado cômico e satírico da situação.
Apesar de antigo, não é um livro difícil se ser entendido, com exceção de alguns vocábulos ultrapassados. Assim, é uma leitura que pode ser feita rapidamente.
A história pode ser interpretada de maneira até clara, no entanto, ao meu ver, tanta a sátira quanto os propósitos do autor acabam ficando exageradamente implícitos, o que acaba decepcionando o leitor.
Portanto, na minha opinião é uma leitura que só vale a pena pela mínima reflexão e emoção passadas nas últimas folhas.
Contudo, é uma leitura recomendada para os apreciadores de clássicos e aqueles que gostam de tirar suas próprias reflexões e ideias acerca de algo.