karlladaltro 07/06/2021
O resgate do lirismo na literatura brasileira!!!
O título desse livro é justamente "Bagagem" porque Adélia afirma que as poesias são todas as bagagens emocionais que ela possuía e precisava colocar para fora.
A obra traz temas variados, um pouco sobre o amor, as dores da vida, as angústias, o chamado da poesia e a vocação poética. A obra está dividida em 5 partes, que são: O modo poético, Um jeito de amor, A sarça ardente I, A sarça ardente II e Alfândega.
A poesia de Adélia Prado nasce de um movimento dos poetas mineiros que pretendia resgatar o lirismo na literatura brasileira.
Suas principais temáticas são referentes ao papel da mulher em uma sociedade extremamente machista e que consequentemente, não dá espaço para as mulheres.
Em seus poemas, há uma grande identificação do eu-lírico feminino com as mulheres comuns do dia-a-dia: a filha, a mãe, a esposa.
Assim, na medida em que a poeta se aproxima das mulheres comuns e dá voz à elas, a poética de Adélia apresenta um forte caráter feminista e de luta, uma vez que através da poesia ela reclama um lugar igualitário para a mulher na sociedade.
Adorei conhecer essa autora e poder encontrar poesias tão singulares e profundas.
site: www.instagram.com/projetolerautoras