Sara Muniz 27/01/2021
RESENHA - BAGAGEM + ENCONTRO MULHERES NA LITERATURA SOBRE ADÉLIA PRADO
Bagagem, de Adélia Prado, é uma antologia de poemas publicada pela primeira vez em 1976. Essa foi a primeira obra modernista de poemas escritos por uma mulher que eu li.
Essa foi a leitura de Outubro do Clube de Livroterapia. Essa foi uma das primeiras obras que indiquei para o clube (antes mesmo de a temática ser poesia), porque fiquei muito tentada a ler o livro depois de assistir uma aula online do meu antigo professor de Literatura da faculdade de Letras (o vídeo da aula estará no final da postagem, vale muito a pena assistir, as aulas do professor Rogério são incríveis sempre!). Finalmente surgiu a oportunidade de colocar essa leitura como prioridade e eu simplesmente amei!
Adélia Prado é uma escritora e professora mineira (ainda viva!), e ela perdeu seus pais mais cedo do que esperava, o que fez com que muitos de seus poemas tivessem a temática da orfandade e perda familiar:
//
Obviamente, a poeta também fala do papel da mulher na sociedade, principalmente em relação ao cotidiano que ela presenciava:
//
O cansaço também está presenta na poesia modernista de Adélia:
//
O envelhecimento, o medo da morte, a morte e a religião/fé são temas de vários poemas na obra:
//
Algo que me agradou muito, foi ver que a poeta também faz menção à metáfora do ovo, como vários poetas modernos:
//
As cores, a vida no sítio vs. a vida na cidade e os pequenos detalhes que tornam a vida alegre para ela também estão nos poemas de Adélia. A autora utiliza do cotidiano para trazer temas que inegavelmente fazem parte da vida de todos os seres humanos: o nascimento, o amadurecimento, a morte, e o que está nas entrelinhas de tudo isso: a cor do céu ao amanhecer, o modo como o pai se veste, o amor, o casamento, a maternidade/paternidade, os dias bons, os dias ruins, os dias de esperança, o medo da morte, a perda de quem se ama e a crueldade de Deus, aquele que deveria ser bom, ao tirar a vida das pessoas.
//
Em Bagagem, Adélia faz com os versos, o desenho do ciclo da vida de uma mulher e, com um grande teor autobiográfico, da vida dela mesma. Recomendo muito a leitura para quem quer ter contato com poesia modernista escrita por uma mulher!
O Litteraria (Site - Instagram), que estava organizando aulas de literatura quinzenalmente na FAE Centro Universitário, em Curitiba, decidiu trazer os eventos para o meio ambiente online por conta da pandemia. Então, em maio, tivemos o prazer de assistir à aula do professor Dr. Rogério Camargo sobre Adélia Prado. Quando eu soube da aula, precisei assistir, afinal, o Rogério foi meu professor de literatura na faculdade e as aulas dele eram excelentes. A aula foi transmitida ao vivo, mas o Litteraria postou no canal do Youtube deles, então irei compartilhar com vocês:
//
Para mais imagens do livro e citações completas, visite o meu blog:
site: http://interesses-sutis.blogspot.com/2020/12/resenha-bagagem-encontro-mulheres-na.html