Gabi Martins 18/11/2021
Bambi, a história de uma vida na floresta
Desde que eu me entendo por gente eu sempre fui apaixonada nas animações da Disney e uma das primeiras que assisti na vida foi Bambi. Logo que eu descobri que ele havia sido publicado no Brasil pela Editora Wish, eu o coloquei na minha lista de leitura.
O livro conta a história de Bambi desde o nascimento até a vida adulta, apresentando seu modo de ver o mundo, seus aprendizados, suas amizades, sua solidão e como toda a vida na floresta contribuiu para ele ser quem é.
O que eu achei mais interessante no livro foi que o Felix Salten conseguiu realmente colocar no papel os sentimentos, percepção do mundo de uma corça e, de forma real e crua, seus anseios e medos. A história é de uma delicadeza sem tamanho e causou em mim um certo questionamento acerca do modo como os animais veem os seres humanos, Salten conseguiu trazer isso de uma forma elegante, inocente e sem deixar de ser realista. O Bambi já se tornou um dos meus personagens favoritos da vida, amo o jeitinho dele, todo questionador, querendo saber a todo momento as coisas do mundo, querendo entender sobre tudo ao seu redor e o modo como os adultos mostram que nem tudo vem através de respostas faladas, que muito ele teria que descobrir sendo observador. Tiveram vários outros personagens que me encantaram muito, como o Gobo, o velho e a Faline, assim como a raposa no fim do livro também, nunca esquecerei dela.
Recomendo esse livro a todos que gostam de apreciar um novo ponto de vista sobre o mundo e que goste, sobretudo, de compreender os animais, Salten foi um gênio nesse quesito.