Gabyz.z 20/09/2021AngústiaA escrita de Stephen King é extremamente envolvente, o autor usa e abusa de muitas formas de linguagem, como por exemplo a metalinguagem, que é extremamente importante para que o leitor compreenda todas as etapas dessa história.
O leitor deve ser avisado de que o livro possui momentos perturbadores, algumas pessoas podem ter gatilhos e não se sentir confortáveis lendo esse tipo de história. Porém, acredito que a intenção do King seja justamente afetar e chocar os leitores, mostrando um dos lados da ruindade humana.
Annie é a personagem que mais se destaca na história, ela é uma pessoa intrigante, complexa e que possui várias faces. O autor não deixou o transtorno de Annie para a interpretação de cada um, pois ficou claro em todos os momentos, que a personagem possui traços explícitos de psicopatia.
Algumas pessoas podem achar que a narrativa é cansativa, pois o personagem principal se perde em muitas divagações, mas acredito que esse seja um dos pontos chave dessa obra. A maior parte da trama se passa em apenas um ambiente e com apenas dois personagens, então é incrível a criatividade e desenvoltura que o Stephen King obteve para não tornar a obra repetitiva.
Admito que em certos momentos o Paul delirava tanto que eu acaba me desprendendo da história. Mas a vontade de saber oq iria acontecer no final sempre era maior.
Criei várias teorias sobre o final.
Em uma delas o Paul conseguia matar a Annie e jogava o corpo dela para a Misery (porca), o que seria bem irônico, mas descartei essa possibilidade com o passar da história por motivos óbvios.
Fiquei satisfeita com o final, queria muito que o Paul sobrevivesse. Foi interessante ver os traumas e a superação dele depois de voltar para a sua antiga rotina.
Enfim, foi um ótimo livro. Muito bem escrito.
Já estou decidindo qual vai ser o próximo livro do King pra quando eu tiver vontade de ler livros dessa vibe.