spoiler visualizarMarinaFalcao 15/06/2023
Dura lex sed lex
Gostei. Foi uma boa leitura, enredo interessante e ótimas personagens. É legal porque te prende até o fim para saber o que acontecerá no final. Quem fim deu a tal aposta.
Do início até o fim, Shakespeare perpassa por várias personagens (acompanha pontos de vistas) e acontece várias reviravoltas até o esperado final. No geral, cada história é bem divertida e tem o seu toque de romance.
Sem dúvidas, a personagem de que eu mais goste foi Pórcia. Sua inteligência, as definições que ela dar aos pretendentes e sua postura irredutível conquista qualquer leitor. Foi uma surpresa para mim, ao final, quando ela apareceu como um jovem juíz. Sem falar das suas sábias observações para ?bular? a letra.
A história em si é bem antisemita. Isso me incomodou, mas tentei não tirá-la do seu contexto. Em relação a isso, uma passagem muito interessante me chamou a atenção e lembro de tê-la visto em uma cena muito famosa de ?Ó, paí ó? com Lázaro Ramos e Wagner Moura.
?E por que isso, Judeus não têm olhos? Não têm mãos, órgãos, sentidos, inclinações, paixões, em tudo semelhante a de sua gente? Não bebemos e comemos as mesmas coisas? Não estamos sujeitos às mesmas doenças e às mesmas curas através dos mesmos remédios? Caso nos espetem ou golpeiem, não nos feriremos do mesmo jeito e verteremos sangue em igual quantidade??
Essa parte, para mim, foi incrível! Uma crítica a todo o preconceito que Shylock vem sofreste enquanto judeu.
Sobre o romance, confesso que achei bobo. Já esperava a reposta sobre os três cofres ? algo bem previsível ?, então, acho essa parte um tento chata e bem água com açúcar.
Sobre o julgamento, podemos tirar lições importante como, por exemplo, até que ponto queremos justiça ou vingança. E, para os estudantes de direitos, vemos como a lei só pela lei é passível de injustiças (Dura lex sed lex). O mais interessante é ver Pórcia usando isso contra o próprio Shylock que alega desde o início que quer apenas que cumpram com as leis de Veneza e façam justiça.
Nada a falar sobre a edição. Gostei bastante, segundo livro da editora que eu leio e foi muito agradável.
Enfim, não dei 5 estrelas porque não foi nada UAU, mas não é uma leitura ruim. Muito rápido e descontraído.