@eudeviaestarlendo 15/05/2022O livro, O mercador de Veneza, conta a história de Bassanio, um jovem falido que se apaixona por uma dama muito rica, chamada Portia, que se casará apenas se um dos seus inúmeros pretendentes escolher o escrínio correto, uma forma engenhosa que seu pai deixou para que na sua ausência o noivo fosse escolhido.
Porém, para ir até a bela dama e casar-se com ela, Bassanio precisa de dinheiro e pede a Antônio, um mercador de Veneza e seu estimado amigo.
Mas Antônio não tem os 3 mil ducados a sua disposição no momento, então ele vai a um credor, um judeu chamado Shylock, seu inimigo. Shylock ao ver a oportunidade da vingança, faz o empréstimo sob contrato, no qual deixa registrado, caso Antônio não pague até a data combinada, Shylock terá o direito de lhe extrair 1 libra de carne de qualquer parte do corpo de Antônio ?
Bem, é aqui que tudo fica mais desesperador, todos os navios em que os empreendimentos de Antônio estão, sofrem um atraso e a notícia que lhe chega é que, todos os navios estão perdidos. Bassanio, após chegar na presença de sua amada, ainda precisa escolher o escrínio correto, para casar-se com a rica Portia e assim ter o dinheiro para quitar a dívida que Antônio contraiu por sua causa.
E agora o que será de Antônio?
Apesar de Shylock levar o assunto a justiça para que o contrato seja cumprido, todos pedem clemência a favor de Antônio, mas Shylock é irredutível e deseja a sua vingança a qualquer custo!