I Love It Group 29/02/2016
Resenha de Quico Cordas
"O Mercador de Veneza" faz parte das maravilhosas obras do Bardo Shakespeare. Muitos, mesmo sem ter lido suas obras, o acham ultrapassado. Outros só conhecem "Romeu e Julieta". Para começo de assunto, ele é o poeta, ainda hoje, mais trabalhado do mundo e, por eu ter lido todas as suas obras e ser apaixonado por seus escritos, reconheço que seja uma linguagem rebuscada (embora já haja adaptações com vocabulário mais fácil), mas aconselho sua leitura. Para sua iniciação em Shakespeare, aconselho "O Mercador de Veneza" que é uma comédia-trágica muito atrativa e geniosa.
A trama se passa em Veneza, Itália, nos anos de 1596 a 1598, e se inicia quando um nobre veneziano, chamado Bassânio, resolve viajar para Belmonte, para se candidatar como um possível pretendente da dama Pórcia. O requisito-mor, estipulado pelo pai da dama, que permitiria a qualquer um se candidatar para futuro marido da jovem, era que se tivesse determinada quantia de ouro para dar à família da dama belmontense.
Bassânio, no entanto, não tinha dinheiro suficiente para oferecer ao pai da jovem, mas por estar interessadíssimo em um relacionamento com Pórcia, vai atrás de uma forma de conseguir a quantia necessária. Eis que Bassânio recorre a seu velho amigo Antônio que, infelizmente, não tinha o dinheiro para emprestar-lhe. Então, no intuito de ajudar seu amigo, Antônio leva Bassânio a Shylock, um agiota da época, para perdir-lhe um empréstimo. Shylock é semita e Antônio e Bassânio são antissemitas, ou seja, a negociação é calorosa e complexa, mas Shylock acaba aceitando fazer um acordo muito fora do convencional: ele emprestaria o dinheiro para Bassânio que, caso não o pagasse até o fim do prazo, teria que permitir que Shylock retirasse uma peça da pele de Bassânio.
O fim do prazo chega e Bassânio não tem o dinheiro para pagar o agiota e este vai lhe cobrar seu acordo não convencional. É aí que entra o gênio de Shakespeare, pois, até o final do livro você ficará ansioso e com uma expectativa muito grande para saber se e como Bassânio se livra da enrascada em que se meteu. Leiam e vocês vão ver o um verdadeiro "golpe de mestre".
site: https://www.iloveitgroup.com/resenhas/o-mercador-de-veneza-william-shakespeare