Teoria do Medalhão

Teoria do Medalhão Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Teoria do Medalhão


272 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Benevenutix 27/10/2023

Como sempre, Machado
A escrita de Machado, para quem não é acostumado, é densa e cansativa seu jeito irônico de ser as vezes pode passar despercebido por esses leitores não tão habilitados com o viver machadiano. Porém, para alguém que sobrevive e respira literatura, a característica mais marcante do Bruxo não seria esquecida jamais. Em primeiro plano, vemos um pai passando conselhos, que não lhe foi concedido durante a juventude, para seu filho que chegou a maioridade, mas nas entrelinhas vemos a magia acontecer, temos os ensinamentos de como se tomar um medalhão, uma pessoa mediana que vive de aparência e não forma suas próprias opiniões, um "ofício" para ser bem visto na sociedade mesmo não se apossando dela como indivíduo ativo. Um conto tão antigo, mas tão atual. Quantos medalhões temos espalhado pelo território. Não escrevo isso em forma de pergunta, mas sim, de afirmação. Pois, enquanto o pai ensinava o filho ser um medalhão, Machado nós ensina como reconhecê-los.
comentários(0)comente



highne 30/09/2023

Dos contos que eu li do Machado de Assis esse foi o que eu menos gostei. Não tem muita emoção e não me chamou muita atenção.
comentários(0)comente



MrBatata 23/05/2023

Apaguei esse livro da memória assim que li
Foram as páginas mais curtas e mais longas da minha vida.

Tudo arrastado, desinteressante e complicado.

Não tenho palavras pra descrever meu descontentamento, fuja dessa obra o máximo que conseguir.
Única coisa boa é que ela consertou minha sleep schedule, só abrir qualquer página e eu despenco no sono
comentários(0)comente



Michela Wakami 26/04/2023

Muito bom
A sua inteligência tem que ser adestrada, caso queira receber o medalhão.


Com muita ironia o autor nós faz vermos a sociedade como ela realmente é cheia de paradigmas.
comentários(0)comente



Anderson.Silva 29/03/2023

A leitura é fluida e interessante. Eu achei muito legal esta parte em que o pai aconselha o filho a se tornar um medalhão.
comentários(0)comente



fagundessisadora 23/02/2023

Li esse livro na escola. Não achei nada demais, mas como sempre: uma escrita muito complicada, nada novo para Machado de Assis.
comentários(0)comente



Ju Biasuz 22/02/2023

Fizemos uma leitura coletiva na escola, até que gostei, mas achei cansativo. Não imaginava qual seria a profissão que o pai tava descrevendo, mas quando chegou no final achei bem obvio.
comentários(0)comente



Magno 03/01/2023

Começo essa resenha com um trecho de um provérbio: "não há nada novo debaixo do sol". Estudar para ser psicólogo ou falar com amigos sobre meus planos para estudar psicologia? Empreender em algum ramo ou falar sobre meus planos para empreender. Cada escolha tem uma motivação como base. Nos dois exemplos a segunda situação mostra que a motivação é o apreço, a atenção, a influência, o MEDALHÃO.
É incrível o quanto esse conto é atemporal! No diálogo monologado que um pai tem com seu filho que acaba de chegar a maior idade, vemos a projeção de um sonho não realizado, vemos também os concelhos de um pai que deseja uma vida sem tantos excessos para seu filho, além é claro, de uma crítica sobre status social e aristocracia nas entrelinhas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Julia 29/05/2023minha estante
Muito boa análise, fez minha mente abrir em relação ao conto e crítica, parabéns




AndrA65 05/12/2022

Tantas camadas em tão poucas linhas!
É a terceira vez que leio este conto e ele não me cansa de surpreender, tanto mais que carrega muito do lado negativo da mentalidade brasileira já identificada magnificamente pelo Bruxo do Cosme Velho naqueles tempos de Brasil Império.

A sinopse traz o enredo nua e cruamente: a conversa entre pai e filho na qual aquele aconselha a este. O que parece singelo mostra a ironia machadiana em seu melhor tom, não devendo nada a um Voltaire por exemplo.

O que é revelador, e por que não triste, é pensar que muito deste conto se pode ver nos tempos atuais, em que os meios se tornam fins quando deveriam ser o que são: meios para se chegar a um bem maior. E pensar que se isso se passa de geração em geração!

Leitura recomendadíssima por nos trazer à reflexão.

comentários(0)comente



Duda 16/11/2022

Leitura obrigatória
Minha professora me fez ler esse conto, disse q como eu sou leitora, eu entenderia, mas os demais colegas meus, não.
Achei razoável, assim como minha classificação sobre, um pouco complicado, mas dá para entender.
comentários(0)comente



sarittah 16/10/2022

Teoria do Medalhão
Li por conta de obrigatoriedade escolar. Curto, mas leitura um pouco pesada, tem que ficar parando para entender os termos. Conversa entre pai e filho, em que o primeiro está dando dicas ao filho em seu aniversário. Análise interessante, mas não seria algo que eu leria por interesse próprio.
comentários(0)comente



joana 11/10/2022

NÃO, MAS ESSA TEORIA AQUI?
Esse aqui eu lembro muito bem.
Primeiro, deixa eu falar dessa edição que tá absurda de linda. Adorei o tamanho, as cores das páginas e a organização.
Segundo, que TEORIA É ESSA!? Parece que hoje em dia tá TODO MUNDO seguindo essa teoria sem nem saber da existência dela, né?
LEIAM!!!!
comentários(0)comente



Babi 27/09/2022

Medalhão: o "ofício" de muitos.
Mais um conto machadiano muito bem construído que, a partir de um diálogo entre pai e filho, aborda a aniquilação do indivíduo em favor de uma imagem e posição social privilegiadas; trata da propaganda pessoal e da aparência como sendo mais valorizadas que a essência e critica duramente a sociedade brasileira, especialmente a burguesia.
comentários(0)comente



Kethlym 06/09/2022

Li pra escola não entendi nada agradeço as pessoas do skoob que fizeram resenha e consegui entender +/- esse livro não é ruim só não tenho intelecto pra isso
comentários(0)comente



272 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |