juh 23/03/2021
RESENHA CRÍTICA – Estrelas Tortas
“A gente vive achando que o mundo vai acabar, mas ele sempre continua”.
Estrelas Tortas é uma obra escrita pelo conhecido e prestigiado Walcyr Carrasco, publicada e distribuída pela editora Moderna. Sua edição de 2003 consta com 10 capítulos, cada um apresentando o ponto de vista de diferentes personagens.
Marcela, a personagem principal, tinha uma vida muito boa. Praticava vôlei e agradava os olhos de quem a viam, simplesmente brilhava. Porém tudo muda após uma tragédia, e a sua vida não será mais a mesma a partir de então.
A garota, da noite para o dia, se vê presa ao próprio corpo. Ficou paraplégica. Não apenas a sua vida sofre uma grande transformação, mas de todos que a cercam.
A partir daí toda a trajetória se inicia. Vemos Aída, uma mãe que luta como uma leoa pelos filhos. Vemos Mariana, uma melhor amiga que surgiu do mais inesperado, mas que esteve ali e foi esperança para Marcela. E Gui também, um irmão caçula que vê sua vida mudar de ponta cabeça e aprende a lidar com tal mudança.
Esses e alguns outros personagens exibem seus sentimentos, e então podemos entender a maneira como cada um pensa e se comporta diante do impacto que Marcela causa.
A escrita do autor é leve, rápida e de fácil entendimento. Porém, em alguns momentos, se tornou cansativa pela constante repetição e descrição de quanto sofrimento estava envolvido na história. A proposta dos diferentes narradores é extremamente interessante, mas outros aspectos podiam ter sido explorados para enriquecer ainda mais a narrativa ao invés da repetição.
A evolução de Marcela ao decorrer dos acontecimentos é perceptível e admirável, apesar da dor ela percebe e mostra que é muito mais forte do que ela e todas as outras pessoas imaginam.
O livro dá uma visão diferente sobre esperança e, de certo modo, nos incentiva a nunca deixar de acreditar em nosso potencial. Às vezes não percebemos ou obstáculos aparecem no caminho, mas a vida está ali e implora para que seja aproveitada ao máximo, já que a chance é uma só.
(resenha longa p/ escola)