spoiler visualizarWyxsena 08/11/2024
Intrigante
Para começar, gostaria de dizer que eu não esperava muito desse livro, confesso, mas a partir do momento em que Mikael começou a olhas os arquivos do caso de Harriet Vanger, e Lisbeth investigando o Mikael me despertou um interesse genuíno pela história, cada pista do caso, fazia menos sentido, um crime perfeito, quase impossível de se resolver, acho que foi muita sorte Mikael e Lisbeth terem conseguido resolver o caso.
Não posso deixar de mencionar o quão incrível é o desenvolvimento de personagens, tanto dos protagonistas quanto dos personagens secundários, não tenho do que reclamar desse quesito.
As reviravoltas, as descobertas e as relações que vao se formando ao longo da história são os acontecimentos que mais me pegam, amei como o livro mostra relacionamentos desconstruídos, como a Erika que é casada mas tem um melhor amigo que é seu amante e que o marido sabe do caso, Mikael que é divorciado mas ainda tem contato com a filha (mesmo nao sendo um bom pai), Lisbeth que é legalmente incapaz de viver por conta própria em sociedade e precisa de um tutor, Henrik que tem uma família bilionária e cheia de problemas como um irmão Nazista, um sobrinho assassino e abusador, uma sobrinha que misteriosamente desapareceu, entre outros casos.
Uma coisa que esse livro não peca é a obscuridade e o detalhamento nas cenas macabras, como o gato esquartejado, os assassinatos das mulheres e os abusos sofridos tanto por Lisbeth quanto por Mikael. As cenas são tão detalhadas que é quase impossível você não sentir o que o personagem está passando, é bizarro mas mostra como o autor se empenhou para escrever um bom livro, e sendo um livro do gênero suspense é positivo que esses detalhes sejam expostos.
Por isso e mais outras coisas que, para mim, esse livro merece 5 estrelas. Espero que os outros livros da trilogia não percam a qualidade.