Beautiful Child

Beautiful Child Torey Hayden




Resenhas - Criança Linda


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Adainara 14/07/2020

Me envolvi mais do que esperava
Pra falar a verdade, não é o tipo de livro que costumo ler ou que eu escolheria e ansiaria comprar. Tinha ele aqui em casa e li meio que as cegas por não saber do que se tratava, a única coisa que sabia era que envolvia uma criança kkkk Mas enfim, simplesmente o adorei. A história é narrada em primeira pessoa pela professora de educação especial Torey Hayden (que só percebi na metade do livro que é o nome da autora do mesmo, descobrindo que a história é baseada em fatos reais). Educadora e também formada em psicologia, Torey é designada a ensinar uma nova turma de educação inclusiva. A turma, formada por 5 crianças, inclui crianças com problemas mentais, comportamentais, emocionais e de aprendizagem. Entre elas está a misteriosa Vênus, uma menina de 7 anos aparentemente muda que não costuma responder a estímulos externos, sejam eles visuais ou auditivos, chegando a parecer até mesmo catatônica. Torey, que já trabalhara com crianças que possuíam transtorno de mutismo, se encontra determinada a entender o caso da menina para poder ajudá-la a se desenvolver na escola, porém acaba por descobrir ser uma tarefa mais difícil do que imaginara. A história me prendeu do início ao fim, me provocando curiosidade, risadas e lágrimas derramadas (e olha que eu nem sabia que era baseado em fatos verídicos kkkk mas num aguento, sou muito fraca quando envolve criança). É isso, quis deixar registrado aqui. Gostei muito da leitura, da história em si, dos personagens e como tudo se desenvolveu.
comentários(0)comente



Leia 28/10/2019

O livro conta a história de uma garota que sofre vários abusos e com o trauma sofrido apresenta uma forte resistência para falar. É um livro que mostra a educação inclusiva e a educação especial bem como a persistência de uma professora que não desiste dos seus alunos, pelo contrário, busca sempre agir de forma a beneficiar e ajudar cada criança.

A história é envolvente, comovente e como se não bastasse é baseado em fatos reais. Pelo que entendi ao pesquisar sobre a autora e o livro ele foi publicado aqui no Brasil com o título "A criança que não queria falar" e sofreu algumas alterações em sua narrativa, mas a essência da história permanece.

Se você tiver a curiosidade e o interesse de ler uma história baseada em fatos reais que engloba pobreza, violência doméstica, desafios cotidianos, educação inclusiva e a lição de uma professora que também é psicóloga e tem um exemplo a nos passar leia esse livro e desfrute da profunda e comovente história que ele contém.
comentários(0)comente



Jhordy 07/01/2016

Muito bom! Você se envolve com a personagem até o fim e quer descobrir o motivo dela ter entrado naquele estado. Ao mesmo tempo acompanha a trajetória dos outros personagens torcendo por eles também.
comentários(0)comente



Clio0 08/01/2013

Esse é um livro sobre educação especial do ponto de vista de um professor que é realmente um profissional e não a versão romantizada tão popular hoje em dia: a mistura utópica de professor, psicólogo, assistente social e pai/mãe substituto.

Abordagem um tanto incomum ainda que a história seja um tanto batida - o dia-a-dia de uma professora em contato com crianças com necessidades especiais. Mas é bem feita com ritmo, dinâmica e escritas bem equilibradas. Ou em outras palavras, clichê bem escrito e crível... várias das situações descritas foram obviamente inspiradas em fatos reais.

A personagem principal é uma variação da autora, uma educadora de crianças especiais com problemas comportamentais... porém, não é em torno dela que a história gira, seu ponto de vista é o fio narrativo, contudo são os casos que compõe a trama de anedotas.

A "criança linda" a que se refere o título é uma dessas crianças, uma menina inteligente que devido a maus tratos e negligência desenvolve sintomas parecidos com autismo. Pouco a pouco, o ambiente organizado e controlado da sala de aula começam a ajudar a menina a sair de sua concha.

Interessante para quem gosta do tema.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR