Marcelo 11/07/2022
Resenha publicada no Booksgram @cellobooks ?
A proposta desse livro foi compilar e apresentar ao leitor uma historia do espiritismo, do ponto de vista de um historiador (que by the way é espirita).
O titulo parte do do principio que, desde Arthur Conan Doyle escreveu seu livro ?A Historia do Espiritismo? em 1926, desde então nenhum autor se propôs a atualizar a historia até os dias atuais, principalmente com toda a atuação do espiritismo no Brasil.
De fato, a proposta do autor é muito interessante (e audaciosa). Esse foi um livro com o qual eu aprendi bastante (são quase 600 paginas). Mas primeiras 4 partes do livro de fato o autor se propõe a investigar a historia do espiritismo do ponto de vista histórico. Com muitas falhas e deixando diversos pontos importantes fora de sua investigação (ex: o trabalho da médium Wera Krijanowskaia com o espirito Rochester nem é abordado sendo que ela escreveu mais de uma centena de livros).
Quando chega no movimento espirita o autor deixa totalmente a imparcialidade de lado para defender passionalmente o trabalho do Comandante Edgard Armond e para isso dedica mais de 100 paginas. E para finalizar, passa muito superficialmente pela vida de outros médiuns de grande importância para o espiritismo brasileiro (Yvonne Pereira, Zibia Gasparetto, João Nunes Maia são resumidos em 1 pagina ? Zilda Gama sequer é mencionada. Divaldo e Chico são abordados superficialmente (em umas 15 paginas).
Além disso, o livro se torna enfadonho uma vez que há diversas partes que se repetem ao longo do livro, erros ortográficos e falta de revisão. Nota-se que, se houve alguma revisão e orientação do revisor, foi um trabalho bastante falho e que deixou muito a desejar.
Se tiver paciência, é um livro que, apesar dos pesares, vai trazer muita informação interessante que grande parte dos espiritas pouco conhece