Antígona

Antígona Sófocles
Donaldo Schüler
Cegalla




Resenhas - Antígona


320 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


bangtan0 21/08/2024

Curtinho e bastante interessante. Li para a faculdade e não esperava que fosse gostar tanto, me encontro bastante instigada a procurar mais sobre essa história
comentários(0)comente



claudio.louzd 09/08/2024

Clássico Grego Tragédia Fraco
Apesar de muito famoso, achei a obra pobre, fraca. Talvez tenha sentido em um teatro, mas na leitura um pouco maçante. Provoca reflexões, claro. E um clássico é sempre um clássico. Só não espere muito.
comentários(0)comente



SpoiledBrat 22/07/2024

Li para um debate em sala de aula. Essa tragédia é a analogia perfeita entre Direito Positivado e Direito Natural, Creonte e Antigona sendo a representação de tais citados respectivamente. Há quem diga que Creonte estava certo porque ele era o rei, sendo assim, poderia mandar e desmandar em seu reino. Devemos ter em mente que essa história é retratada na GRÉCIA ANTIGA. As leis divinas eram mais valiosas que as leis mundanas. Enterrar um indivíduo depois de morto, além de tradição, era lei divina. Antigona, além de querer garantir o direito da personalidade do irmão (Art.12 do CC02 parágrafo único dizendo praticamente isso) estava apenas seguindo a lei. Nunca estivera errada. Enfim! É uma tragédia linda. Eu amei. Todo estudante de direito DEVE ler essa tragédia.
comentários(0)comente



Alice.Colmanetti 19/07/2024

A famosa leitura de começo de faculdade de direito. É uma leitura tranquila e bem interessante até, gera discussões interessantes no âmbito legal.
comentários(0)comente



Erica.ltz 18/07/2024

Se tornou um dos meus mitos favoritos... afinal foi tema do meu primeiro juri simulado hahaha!
Em geral um livro curto.
comentários(0)comente



carnin 18/07/2024

A Tragédia Intrínseca à Condição Humana de Civilização
Antígona, de Sófocles, é, possivelmente, a tragédia grega mais clássica de todas. Nela, tudo que Aristóteles descreve como elementos trágicos se faz presente, e nem um pouco sutilmente!
Primeiramente, é preciso entender o contexto histórico, para evitar anacronismos ou interpretações proto-esquizofrênicas: Antígona foi escrita numa época - e numa sociedade - em que as mulheres eram subalternas aos homens - tal era a norma. Antígona é uma ovelha negra, uma excessão - ela não é a mocinha... E, por outro lado, Creonte não é um vilão caricato: ele é o líder forte grego por excelência - não como um líder deveria ser, mas como realmente eram: egoístas, tiranos (no sentido original da palavra)...
Tendo tudo isso mente, pode-se, então analisar a peça. Antígona tem a justiça como seu tema central. Sófocles eleva a discussão ao criar uma problemática em que a justiça divina entre em conflito com a justiça dos homens (as imposições de Creonte). Em nenhum momento os deuses aparecem, deixando uma sensação de apreensão decorrente das desgraças que acometem os personagens.
No fim, a peça utiliza Tebas - que fora destruída anteriormente - como analogia a Creonte. Ele, como Tebas, precisará se reerguer. Isso pois, na Grécia Antiga, a honra somente era definida na hora da morte.
comentários(0)comente



Sofia Meneghel 14/07/2024

História atemporal
Nunca tinha lido teatro grego, Antígona foi minha primeira experiência. Me surpreendi bastante positivamente, e tenho vontade de ler as outras obras do Ciclo de Tebas.

?Miserável, sozinha, sem a voz de amigos, / eu me dirijo viva às cavernas dos mortos.? - página 95
comentários(0)comente



a. donato 13/07/2024

é um livro relativamente bom, achei a leitura bem simples e gostei da mensagem q quis passar
só precisei de um contexto maior, q lendo só esse eu fiquei primeiramente bem confusa na história, depois que fui entender algumas partes
comentários(0)comente



thaisraiz 12/07/2024

Ninguém pode prever o que será a partir do que é
Li pra matéria de teatro. Foi um dos meus textos fav da matéria. É muito interessante pensar no conceito do homem e seu compromisso com os próprios valores naquela época
comentários(0)comente



tata342 09/07/2024

Uma tragédia sem fim
Incrível como sófocles conseguia fazer com que todos sentissem um misto de sentimentos ao ler suas tragédias, em vários momentos senti indignação, empatia e tristeza pela vida de antígona e seus familiares.
comentários(0)comente



aqualtunne 29/06/2024

Me surpreendi pela fluidez da leitura. É tudo tão envolvente que passa bem rapidinho. Consegui sentir toda a angústia que Antígona passou até a resolução da tragédia. Definitivamente é uma leitura que recomendo bastante!
comentários(0)comente



americonovais29021968 27/06/2024

MINHA NETA FEZ O PAPEL DA ANTIGOA NO TEATRO MAS EU DORMI DURANTE TODA A PEÇA
POR ISSO FUI LER O LIVRO PRA ELA NAO DUVIDAR QUE EU COCHILEI NO TEATRO

" ANTIGOA " DE SOFOCLES E UMA TRAGÉDIA QUE EXPLORA O INTENSO CONFRONTO ENTRE A PROTAGONISTA ANTlGOA E CREONTE O REI DE TEBAS CENTRADO EM QUESTÕES DE MORALIDADE DEVER FAMILIAR E AUTORIDADE DO ESTADO. APÓS UMA GUERRA FRATRICIDA ANTlGOA DESAFIA AS ORDENS DE CREONTE ENFATIZANDO O CONFLITO ENTRE LEIS DIVINAS E HUMANAS. A PEÇA DESTACA TEMAS DE ORGULHO TEIMOSIA E AS CONSEQUÊNCIAS DAS ESCOLHAS ÉTICAS. A NARRATIVA É UMA REFLEXÃO PROFUNDA SOBRE A JUSTIÇA O PODER E A LEALDADE CULMINANDO EM EVENTOS QUE TESTAM OS LIMITES DA MORALIDADE E DA LIDERANÇA.
comentários(0)comente



Ray 26/06/2024

Sempre tive muito interesse em ler Antígona, mas ao mesmo tempo me faltava coragem, e esse ano, com a meta de ler mais coisas diferentes do que eu tô habituada e fora da universidade, finalmente tive a oportunidade. Infelizmente na faculdade de letras a gente só lê Édipo, mas esse com toda certeza deveria ser lida também.
Na história vemos como a tirania de creonte foi capaz de negar algo tão básico como o enterro do próprio sobrinho em prol de uma guerra que nem tinha terminado. Antígona, irmã honrosa se arriscou sem medo algum para enterrar o irmão com dignidade. Ótima leitura e bem pequena assim como o livro de Édipo rei
Mas voltando sobre a história, não fazia a mínima ideia de como iria acabar, esperava que no fim ela conseguisse ser livre das tiranias de creonte, mas vimos que a família dela foi infelizmente destinada a desgraça.
Recomendo muito mesmo
comentários(0)comente



FabiSaLi 26/06/2024

Legal
A gente que estuda roteiro sempre tem que visitar umas tragédias gregas e essa é uma surpresa legal. Gostei da leitura, acrescentou à discussão.
comentários(0)comente



Tainá.J 17/06/2024

O final me surpreendeu! 4?
Com esse livro, termino de ler a Trilogia Tebana das tragédias gregas.

Dos três, esse foi o que menos estava gostando, e até demorei mais pra ler do que os outros, mas o final me surpreendeu!

As atitudes tanto da Antígona quanto do Creonte me irritaram. Da primeira porque poderia ter evitado seu final trágico, como visto em "Édipo em Colono"; do segundo, pela arrogância em não querer "ceder a uma mulher", nem ouvir os tantos conselhos sábios que vários lhe deram ao decorrer da história...

Não esperava que ele pagaria um preço tão alto!

Como o próprio nome diz, uma tragédia, mais uma história bem triste, essa devido ao orgulho e a cegueira de um suposto poder.
comentários(0)comente



320 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR