meninaloris 27/05/2020O Símbolo Perdido é o terceiro livro protagonizado pelo professor Robert Langdon e escrito pelo Dan Brown.
Tem tudo que foi sucesso nos outros livros da série: segredos escondidos a sete chaves, poderosas figuras envolvidas em escândalos, personagens com motivações dúbias, plots twists inesperados e aquele ritmo frenético de que o mundo vai acabar se nada for feito.
De todos os livros estrelado pelo Langdon esse foi o que eu achei o "vilão" mais intrigante. Ele começa como um desconhecido maluco, mas pouco a pouco o leitor começa a entendê-lo, ele nunca deixa de ser maluco mas conseguimos entender suas motivações e posicionamentos.
Acho que o maior problema desse livro é que ele promete segredos que iriam abalar a história da humanidade, entretanto no final fiquei com a sensação de que houve muito barulho por nada. Não que eu tivesse previsto o segredo ou que ele não fosse importante, todavia acho que se prometeu o fim do mundo mas no final ficou como o bug do milênio.
Outra coisa que me incomodou profundamente foi o ceticismo do Robert com o que lhe é revelado. Sei que ele é um professor que trabalha apenas com fatos, porém não deixa de ser irritando o modo que ele duvida de tudo. Manter a mente aberta é um sinal da verdadeira inteligência.
Não é o meu livro favorito do Dan Brown, mas ainda assim recomendo se você gostou dos outros livros da série.