Guilherme.Iorio 25/01/2022
Arquitetura - forma, espaço e ordem
(resenha transcrita de áudio autoral)
Um livro entusiasta da análise de projetos, principalmente focado na análise de projetos em planta, que acho que é a forma mais básica de analisar a estrutura do pensamento dos projetistas. Ele vai dar uma bagagem bem técnica de relações desde o início do desenho de um ponto, uma linha, um plano, um volume; até a manipulação destas formas e posteriormente até a organização de todas estas formas manipuladas em um contexto.
Ele é um livro básico da arquitetura, um livro básico para o discernimento do arquiteto, das relações do espaços, da relações visuais, de composição, de ocupação do espaço e de circulação. Um livro muito interessante, um livro completo, bem graficado e com ótimas ilustrações. Eu diria que o Sr. Ching é um dos melhores desenhistas conhecidos atualmente dentro do contexto da arquitetura. Com seus desenhos em preto e branco, ele consegue esclarecer os pontos mais complexos para o entendimento de organizações e propostas intrínsecos as obras projetadas.
Os assuntos expostos são sempre exemplificados através de obras, tanto obras atuais (do modernismo, principalmente) mas também muita contextualização de obras mais antigas. Deixando bem claro que a boa arquitetura não se torna velha, mesmo idealizada em períodos anteriores, se o projeto tinha uma regra de composição, um discernimento no desenvolvimento, tinha os porquês, as razões (como diria Paulo Mendes da Rocha): o projeto nunca deixará de ser atual, ou seja, nunca deixará de ser analisado e nunca deixará de ser importante. É um livro que permeia desde as relações arquitetônicas como as relações urbanas. Então um livro completo nota 10! 5 estrelas.
24/12/2021