@vaisetratarleitora 09/05/2023
Surpreendente
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 39º livro, publicado em 1940.
Nesse livro temos mais vez a Agatha sendo Agatha, nos fazendo suspeitar de todos, menos de um e esse um sendo o culpado. Por mais que a gente saiba que ela faz isso, existem coisas que fazem a gente não desconfiar da pessoa e acabar colocando ela acima de qualquer suspeita ou pelo menos como pessoa improvável, o que é obviamente um erro.
O desenvolvimento da história foi muito bom, me vi presa nela, doida pra ler até o fim e descobrir o que foi que realmente tinha acontecido. Tem vários plots twists que te deixam chocado, o que só melhora a experiência da leitura.
Poirot como sempre reizinho, descobrindo os segredos que ninguém quer revelar e fazendo a coisa certa. Um ponto interessante é que até esse livro, apesar do Poirot se mostrar um apreciador de mulheres bonitas, ele nunca demonstrou interesse romântico por nenhuma delas. Porém, nesse livro, pela primeira vez, é citado, de forma muito rápida, um interesse romântico de Poirot no passado, e assim como com Sherlock e Irene Adler, aparentemente, a mulher em questão era algum tipo de criminosa que conseguiu escapulir dele. Achei bem interessante e estou curiosa pra ver se teremos algum livro abordando isso daqui pra frente.
Um único ponto no livro que me deixou confusa, foi os títulos dos capítulos que parecem aludir a alguma rima de música infantil, mas eu não vi nenhuma ligação entre essas rimas e a história em si. Posso ter me distraído e não ter pegado a referência, mas enfim, não prejudica o entendimento da história, foi só um ponto que me deixou curiosa mesmo.
Enfim, foi uma ótima história e sem dúvida vale a pena a leitura.
Pra quem não sabe, foi feita uma série dos livros da Agatha, várias séries na verdade, mas a maior foi a Agatha Christie's Poirot, onde foi adaptado boa parte dos livros dele. A série foi ao ar na Inglaterra entre 1989 e 2013, com cerca de 71 episódios. Ela é estrelada pelo ator David Suchet que faz uma caracterização magnífica do Poirot, tendo estudado minuciosamente o seu jeito para reproduzir.
Nem todas as histórias são bem adaptadas e eu estou assistindo conforme vou lendo os livros para não ter spoiler. Acho que você consegue achar todos os episódios no YouTube pesquisando pelo nome em português mesmo, mas é tudo legendado. De forla oficial, a série está no Prime Vídeo, porém não é disponibilizada no Brasil.
Esse livro foi adaptado no 3° episódio da 4° temporada, e por ser um livro completo, o episódio tem cerca de 1 hora de 40 minutos de duração.
Eu gostei bastante dessa adaptação. Claro, não é perfeita, acrescentaram esse fundo de música infantil (que no livro as frases são apenas o título dos capítulos e Poirot fala algumas delas e é só isso, inclusive eu gostaria de entender qual a ligação dessas frases com a história, porque pra mim, não teve nenhuma), e mudaram alguns personagens, mas de forma geral, mantiveram a história em si bem fiel e muito próxima da história original, o que eu gosto muito. Poderia ter sido melhor? Sim, mas na minha opinião, foi boa o suficiente.
Nota 4/5.