Lôh 29/10/2021Muitos insightsAntes de iniciar a leitura pensei que seria muito difícil para entender, já que não tinha nenhuma base solida sobre o estudo da alquimia. Mas assim que comecei a leitura me surpreendi, o autor usa uma linguagem simples, clara e traz varias imagens e exemplos para explicar as ideias alquímicas expostas no livros. Acredito que pelo menos o leitor precisa ter um entendimento básico da teoria junguiana para entender alguns exemplos e termos utilizados, ou estar disposto a pesquisar sobre durante a leitura para ter uma compreensão melhor do que o livro propõem. E um livro indicado para quem quer ampliar e entender melhor como a alquimia se liga aos conceitos e processos psíquicos descritos na psicologia profunda de Jung.
Dividido em 8 capítulos o livro nos apresenta sete operações alquímicas: Calcinação, Solução, Coagulação, Sublimação, Mortificação, Separação e União. No livro são usados os termos em latim, pois o autor tenta com isso fazer uma diferenciação entre os processos psicológicos dos procedimentos químicos. Além de nos apresentar como cada procedimento químico pode simbolicamente representar os processos psicológicos, o autor nos apresenta como estão ligados também aos elementos: fogo, água, terra e ar, representando processos concretos e simbólicos.
?[?] podemos dizer que as imagens alquímicas descrevem o processo da psicoterapia profunda que é idêntico àquilo que Jung denomina individuação. [?] O que torna a alquimia tão valiosa para a psicoterapia é o fato de suas imagens concretizarem as experiências de transformação por que passamos na psicoterapia (Pág. 23)?.
Um livro que não só me apresentou uma análise teórica, mas me fez olhar para processos internos. Me trouxe muitos insights e ampliação de conceitos.