Um Estranho no Ninho

Um Estranho no Ninho Ken Kesey
Ken Kesey
Ken Kesey
Ken Kesey




Resenhas - Um Estranho no Ninho


107 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Gustavo.Denardi 24/10/2024

Uma obra prima
Aos meus olhos, este livro é tão bom e denso que não tenho palavras, uma obra que trás emoções boas e revoltas intensas, uma trama crua sem censuras que pode até deixar mal pessoas mais sensíveis
Um dos melhores que já li
comentários(0)comente



Fabiana.Meneguzzo 22/10/2024

Não é um gênero que eu costumo ler, e no início da leitura eu não entendia muito bem o que estava acontecendo, mas depois do nada tudo fez sentido, e como se fosse num passe de mágica me vi dentro da mente de um dos internos.
O livro não é dividido em capítulos, o que torna a leitura um pouco maçante no início, mas depois flui.
Sem dúvida virou um dos meus favoritos.
comentários(0)comente



Bruna.Pustiglione 15/10/2024

Dentro da loucura
Me interesso por ler esse livro após assistir a série ?Ratched? da Netflix (que é muito boa).
A série em si, é baseada na enfermeira chefe desse manicômio, o livro por sua vez, não é sobre ela, mas ela é uma das personagens principais.
Porém, após pesquisar sobre o livro (antes de iniciar a leitura), eu me interessei demais em ler, não só pela enfermeira, mas por se tratar de um clássico, filme premiado etc.
Sobre a minha leitura, até a metade do livro eu não tava entendendo nada, depois foi ficando interessante e na verdade, você fica ?dentro da loucura? porque em um momento a leitura segue um propósito e depois sem mais nem menos, vc já tá dentro do transe da mente de um dos internos?
Depois de concluída a minha leitura, eu ainda tive muitas dúvidas então quero assistir o filme pra ver se as ideias encaixam melhor.
Sobre o livro em si, não gosto por não ser divido em capítulos, são partes e na minha opinião, torna a leitura mais lenta e cansativa.
comentários(0)comente



Ana Paula 11/10/2024

Não gostei
Comecei com uma expectativa alta por ser um clássico e pela temática interessante, mas a verdade é que eu encontrei uma leitura chata. Tinha tanta coisa que podia ser explorada e não foi que me deixou com sentimento de frustração. Só dei 2 estrelas porque o final foi legalzinho.
comentários(0)comente



Rony Diego 16/09/2024

Esperava mais...
Não sei se não entendi muito bem a proposta, mas esperava mais, por ser um clássico. Deve ser mais famoso por causa do filme, que também ainda não vi.
comentários(0)comente



Gabriela 14/09/2024

Eu gostei muito do livro. Não sei explicar por que, mas é um livro muito bonito. No início eu estava meio perdida, mas depois comecei a me dar conta de várias questões, o que foi deixando a leitura mais interessante. O final, apesar de tudo (sem spoiler) eu gostei e achei apropriado para a mensagem do livro. Me deu muita vontade de ver o filme e entender por que é um dos melhores já lançados.

Recomendo muito a leitura.
comentários(0)comente



Victória de Castro 12/09/2024

Um estranho no ninho é uma denúncia aos manicômios e às instituições mentais, uma denúncia a como os ?loucos? foram tratados ao longo da história, um grito de guerra no local dos eternos esquecidos. Mas, além disso, é um despertar à liberdade de todos os indivíduos.

Quem são os loucos? A resposta a essa pergunta pode parecer simples. Mas se recorrermos à história, veremos que a ideia do ?normal? mudou ao longo do tempo. As normas sociais, os progressos na medicina, na ciência e em outras áreas influenciaram profundamente a concepção de loucura. Ou seja, o que em dado momento é considerado uma doença mental, em outro pode não ser.

Em meio a toda essa ?loucura?, essa insensatez, não podemos nos esquecer de que esses pacientes são pessoas. Eles também sentem, desejam e sofrem.
comentários(0)comente



Gabe_crlv 15/08/2024

Não sei
Acho que até o primeiro terço do livro eu não tava entendendo muita coisa, mas depois disso foi ficando mais claro. Entendo que é um clássico e consigo visualizar o porque as pessoas gostam muito dele, mas não funcionou taaanto pra mim, mas gostei de acompanhar as loucuras deles e ter um olhar mais reflexivo sobre o que é ser um doente mental em um hospício
comentários(0)comente



LucAlio.CAmara 09/08/2024

Um estranho no ninho
Início: 04/08/2024
Livro: Um estranho no ninho
Autor: Ken Kesey
Origem: EUA
Páginas: 377

Ficção / Romance
Sobre o que achei:

Finalizado


No livro 'Um Estranho no Ninho', o leitor se depara com a narrativa do faxineiro e paciente chamado Bromden. Ele é conhecido como índio e parece se fazer de surdo e mudo. Ele narra os relatos de dentro de um hospício, onde os pacientes são divididos em agudos, crônicos, vegetais e assim por diante. Há a chefe enfermeira, que é considerada a responsável por manter a ordem entre os pacientes. O leitor se pega surpreso com a chegada do novato McMurphy, que de forma sútil vai alterando o ambiente sem sair das 'regras'. Há enfermeiras e auxiliares que ajudam a chefona do hospital. Em resumo, é uma leitura que prende o leitor pela curiosidade de saber o que se passa com os pacientes que têm problemas mentais de forma geral.

E vcs já leram este livro?
Lari ... 09/08/2024minha estante
Parabéns pela resenha! Ficou muito boa. ???
Parece ser um livro bem interessante.


LucAlio.CAmara 09/08/2024minha estante
Esse livro é um clássico e tem filme que ganhou o Oscar. Achei interessante que aborta o tema do hospício na época que os pacientes eram tratados com eletrochoque e Logotomia...


Lari ... 09/08/2024minha estante
Sim, tem o filme mesmo, conheço, mas nunca assisti. É um tema pesado, né? Parece ser bem interessante.


LucAlio.CAmara 10/08/2024minha estante
Não assisti ao filme, mas creio que seja pesado, mesmo sendo apresentado com cenas cinematográficas. O livro, por si só, tem muitas cenas humoradas, apesar do ambiente ser um hospital psiquiátrico. O personagem novato McMurphy me parece um pouco parecido com o estilo dos personagens de Charles Bukowski.




isabel_fmelo 24/05/2024

.
Quantas vivências que podem ser analisadas! Como estudante de psicologia já fiquei imaginando as pautas que devem ser abordadas.
comentários(0)comente



@emcadacapa 29/03/2024

Clássico que deve ser lido!
Imersivo de uma forma que poucos conseguem!

Um Estranho no Ninho traz a história contada por um narrador bem interessante, acompanhamos o dia a dia em uma ala psiquiátrica através dos relatos de Chefe Bromden, um interno que se finge de surdo e mudo. A narrativa dele é pautada em presente, memórias de seu passado e surtos alucinatórios devido aos abusos da equipe.

Aqui temos uma história difícil em diversas partes, mas também altamente imersiva e viciante. Quando McMurphy se une aos internos e trava uma "queda de braço" com a enfermeira chefe é impossível parar de ler. O personagem McMurphy é daqueles que mudam toda a rotina do espaço onde estão, trazendo caos e explorando diálogos precisos sobre ser são ou não.

O texto traz um bom retrato da época, como eram essas instituições e quais pessoas acabavam internadas lá. O preconceito, a negligência, a crueldade e a total falta de empatia permeiam as páginas desse livro. Traz também uma luz sobre o tema saúde mental, que só agora, anos depois e de forma lenta, está sendo dada a importância devida.

A escrita de Ken Kesey não é de difícil compreensão, mesmo se tratando de uma obra do ano de 1962. Existem momentos de bastante densidade, mas também temos partes super dinâmicas e fluidas.

Um clássico que faz refletir e que, se possível, deve ser lido antes de assistir a adaptação de 1975. Caso seja do interesse do leitor existe também uma minissérie baseada na personagem Ratched, na Netflix.
comentários(0)comente



Caco. 28/03/2024

Um estranho no livro
Obra bem-quista e aclamada pelos norte-americanos, Um Estranho no Ninho é um romance envolvente num agradável enredo em que o narrador da história é um surdo-mudo. Entrementes, consideremos a adaptação cinematográfica realizada por Milos Forman. Se você acaso já assistiu e sente a necessidade de ler o livro, um adendo, não leia.

A adaptação feita para as telinhas foi tão bem construída que em algumas partes na qual considero sem relevância ao enredo foram retiradas do resultado final, sendo assim, a película consegue transmitir toda a mensagem contida no livro.
Em suma, a enfermeira Ratched foi tão bem explorada por Louise Fletcher no filme que curiosamente ganhou até uma série na Netflix cuja temática é a história de origem dela no sanatório.
Vale ressaltar que o autor Ken Kesey não soube conduzir a figura de Ratched na trama literária com a mesma eficácia do diretor tcheco Milos Forman.
Para concluir, o livro será mais agradável para aqueles que não têm qualquer conhecimento sobre o enredo.

É mais fácil se identificar com os personagens do filme, logo me senti um estranho no livro.

Nota: 9,07 (0 a 10,5)
comentários(0)comente



Leticia.Fernanda 03/12/2023

Gostei bastante. Foi um Mix de sentimentos do início ao fim, me recordou uma parte da infância na qual somos crianças travessas na escola, e temos medo das consequências quando somos levados para sala da diretora. Essa parte é bem leve! Porém tem a parte sombria do livro sobre os tratamentos usados nessas instituições para pacientes insanos na época.
Os tratamentos (punições), deixam aquele sabor de desconforto e o injustiça....
Vale a pena lê... recomendo.
comentários(0)comente



Gi Santos 19/10/2023

Um Estranho no Ninho é um romance interessante. A história é ambientada em um hospital psiquiátrico e gira em torno de Randle McMurphy, um prisioneiro que finge insanidade para escapar do trabalho na prisão e acaba sendo transferido para a instituição, mas a narrativa é do Chefe Bromden, um paciente que simula ser surdo e mudo e que observa o mundo ao seu redor.

A obra é uma crítica à desumanização dos tratamentos psiquiátricos da época e à institucionalização excessiva dos pacientes. Kesey utiliza a metáfora do hospital para questionar a autoridade e o conformismo na sociedade. É uma leitura impactante e provocativa, que levanta questões sobre a liberdade individual, o poder institucional e a identidade. Kesey aborda temas profundos, como a loucura e a sanidade, de uma maneira que desafia o leitor a refletir sobre o que é considerado normal e quem são os verdadeiros "loucos" na sociedade.
comentários(0)comente



107 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR