Um Estranho no Ninho

Um Estranho no Ninho Ken Kesey
Ken Kesey
Ken Kesey
Ken Kesey




Resenhas - Um Estranho no Ninho


107 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 7 | 8


Peterson Boll 16/05/2023

Inevitável
Por mais que se tente, inevitável comparar ao filme (até a capa da edição nacional o fez), mas apesar da base da estória ser a mesma, ela é substancialmente diferente; no filme o narrador está em terceira pessoa, no livro o narrador e protagonista é o chefe Bromden, que permeia a obra com visões e analogias (que algumas vezes beira a uma digressão entediante), em um grande manifesto pró-causa indígena (que absolutamente some no filme). A edição que eu li é antiga (creio que da década de 70, não informa a data) e é permeada de termos racistas e homofóbicos (não li o original e creio que o tradutor para o português tenha preservado a conotação em inglês), então pode assustar algumas pessoas.
comentários(0)comente



Samantha.Facincani 10/07/2023

Totalmente Caótico
A história é contada do ponto de vista de um dos pacientes, o Chefe Bromden. Entretanto a personagem principal é um preso que finge ser um louco para fugir de sua condenação, Randle P. McMurphy. Ele pensa que sua vida se tornará mais fácil por estar em um hospital, mas percebe que o hospício pode ser infinitamente pior que a prisão, já que os pacientes estão sob a tutela da perversa enfermeira Mildred Ratched.

Uma narrativa caótica, delirante e por muitas vezes "sem sentido", que evidencia a precariedade dos tratamentos psicológicos à que a sociedade esteve submetida durante os psicodélicos anos 60.

Uma leitura interessante, por vezes cansativa, mas de uma grande importância como crítica aos sistemas de saúde que não respeitavam pessoas que buscavam guarida da sociedade nos hospitais psiquiátricos, por serem considerados inseguros, ansiosos, esquisitos, loucos ou qualquer outro tipo de definição.

Vale ressaltar que pela condição de submissão de todos os pacientes, Randle é a figura conflitante que busca a liberdade. Ele instiga nos outros a rebeldia e faz com que os pacientes despertem de seu torpor, enfrentando a tão famigerada enfermeira. Para evitar perder o controle do seu pequeno reinado, a Srta Mildred faz de tudo para que Randle arque com suas atitudes e sirva de exemplo para os demais.

Com um final surpreendente (pelo menos pra mim foi, pois não assisti ao filme nem havia lido nada a respeito) posso dizer que a liberdade foi alcançada por todos aqueles que decidiram optar por ela.

Boa leitura e boa diversão.
??
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gi Santos 19/10/2023

Um Estranho no Ninho é um romance interessante. A história é ambientada em um hospital psiquiátrico e gira em torno de Randle McMurphy, um prisioneiro que finge insanidade para escapar do trabalho na prisão e acaba sendo transferido para a instituição, mas a narrativa é do Chefe Bromden, um paciente que simula ser surdo e mudo e que observa o mundo ao seu redor.

A obra é uma crítica à desumanização dos tratamentos psiquiátricos da época e à institucionalização excessiva dos pacientes. Kesey utiliza a metáfora do hospital para questionar a autoridade e o conformismo na sociedade. É uma leitura impactante e provocativa, que levanta questões sobre a liberdade individual, o poder institucional e a identidade. Kesey aborda temas profundos, como a loucura e a sanidade, de uma maneira que desafia o leitor a refletir sobre o que é considerado normal e quem são os verdadeiros "loucos" na sociedade.
comentários(0)comente



Leticia.Fernanda 03/12/2023

Gostei bastante. Foi um Mix de sentimentos do início ao fim, me recordou uma parte da infância na qual somos crianças travessas na escola, e temos medo das consequências quando somos levados para sala da diretora. Essa parte é bem leve! Porém tem a parte sombria do livro sobre os tratamentos usados nessas instituições para pacientes insanos na época.
Os tratamentos (punições), deixam aquele sabor de desconforto e o injustiça....
Vale a pena lê... recomendo.
comentários(0)comente



Caco. 28/03/2024

Um estranho no livro
Obra bem-quista e aclamada pelos norte-americanos, Um Estranho no Ninho é um romance envolvente num agradável enredo em que o narrador da história é um surdo-mudo. Entrementes, consideremos a adaptação cinematográfica realizada por Milos Forman. Se você acaso já assistiu e sente a necessidade de ler o livro, um adendo, não leia.

A adaptação feita para as telinhas foi tão bem construída que em algumas partes na qual considero sem relevância ao enredo foram retiradas do resultado final, sendo assim, a película consegue transmitir toda a mensagem contida no livro.
Em suma, a enfermeira Ratched foi tão bem explorada por Louise Fletcher no filme que curiosamente ganhou até uma série na Netflix cuja temática é a história de origem dela no sanatório.
Vale ressaltar que o autor Ken Kesey não soube conduzir a figura de Ratched na trama literária com a mesma eficácia do diretor tcheco Milos Forman.
Para concluir, o livro será mais agradável para aqueles que não têm qualquer conhecimento sobre o enredo.

É mais fácil se identificar com os personagens do filme, logo me senti um estranho no livro.

Nota: 9,07 (0 a 10,5)
comentários(0)comente



@emcadacapa 29/03/2024

Clássico que deve ser lido!
Imersivo de uma forma que poucos conseguem!

Um Estranho no Ninho traz a história contada por um narrador bem interessante, acompanhamos o dia a dia em uma ala psiquiátrica através dos relatos de Chefe Bromden, um interno que se finge de surdo e mudo. A narrativa dele é pautada em presente, memórias de seu passado e surtos alucinatórios devido aos abusos da equipe.

Aqui temos uma história difícil em diversas partes, mas também altamente imersiva e viciante. Quando McMurphy se une aos internos e trava uma "queda de braço" com a enfermeira chefe é impossível parar de ler. O personagem McMurphy é daqueles que mudam toda a rotina do espaço onde estão, trazendo caos e explorando diálogos precisos sobre ser são ou não.

O texto traz um bom retrato da época, como eram essas instituições e quais pessoas acabavam internadas lá. O preconceito, a negligência, a crueldade e a total falta de empatia permeiam as páginas desse livro. Traz também uma luz sobre o tema saúde mental, que só agora, anos depois e de forma lenta, está sendo dada a importância devida.

A escrita de Ken Kesey não é de difícil compreensão, mesmo se tratando de uma obra do ano de 1962. Existem momentos de bastante densidade, mas também temos partes super dinâmicas e fluidas.

Um clássico que faz refletir e que, se possível, deve ser lido antes de assistir a adaptação de 1975. Caso seja do interesse do leitor existe também uma minissérie baseada na personagem Ratched, na Netflix.
comentários(0)comente



isabel_fmelo 24/05/2024

.
Quantas vivências que podem ser analisadas! Como estudante de psicologia já fiquei imaginando as pautas que devem ser abordadas.
comentários(0)comente



Gabe_crlv 15/08/2024

Não sei
Acho que até o primeiro terço do livro eu não tava entendendo muita coisa, mas depois disso foi ficando mais claro. Entendo que é um clássico e consigo visualizar o porque as pessoas gostam muito dele, mas não funcionou taaanto pra mim, mas gostei de acompanhar as loucuras deles e ter um olhar mais reflexivo sobre o que é ser um doente mental em um hospício
comentários(0)comente



Victória de Castro 12/09/2024

Um estranho no ninho é uma denúncia aos manicômios e às instituições mentais, uma denúncia a como os ?loucos? foram tratados ao longo da história, um grito de guerra no local dos eternos esquecidos. Mas, além disso, é um despertar à liberdade de todos os indivíduos.

Quem são os loucos? A resposta a essa pergunta pode parecer simples. Mas se recorrermos à história, veremos que a ideia do ?normal? mudou ao longo do tempo. As normas sociais, os progressos na medicina, na ciência e em outras áreas influenciaram profundamente a concepção de loucura. Ou seja, o que em dado momento é considerado uma doença mental, em outro pode não ser.

Em meio a toda essa ?loucura?, essa insensatez, não podemos nos esquecer de que esses pacientes são pessoas. Eles também sentem, desejam e sofrem.
comentários(0)comente



Gabriela 14/09/2024

Eu gostei muito do livro. Não sei explicar por que, mas é um livro muito bonito. No início eu estava meio perdida, mas depois comecei a me dar conta de várias questões, o que foi deixando a leitura mais interessante. O final, apesar de tudo (sem spoiler) eu gostei e achei apropriado para a mensagem do livro. Me deu muita vontade de ver o filme e entender por que é um dos melhores já lançados.

Recomendo muito a leitura.
comentários(0)comente



Rony Diego 16/09/2024

Esperava mais...
Não sei se não entendi muito bem a proposta, mas esperava mais, por ser um clássico. Deve ser mais famoso por causa do filme, que também ainda não vi.
comentários(0)comente



Ana Paula 11/10/2024

Não gostei
Comecei com uma expectativa alta por ser um clássico e pela temática interessante, mas a verdade é que eu encontrei uma leitura chata. Tinha tanta coisa que podia ser explorada e não foi que me deixou com sentimento de frustração. Só dei 2 estrelas porque o final foi legalzinho.
comentários(0)comente



Bruna.Pustiglione 15/10/2024

Dentro da loucura
Me interesso por ler esse livro após assistir a série ?Ratched? da Netflix (que é muito boa).
A série em si, é baseada na enfermeira chefe desse manicômio, o livro por sua vez, não é sobre ela, mas ela é uma das personagens principais.
Porém, após pesquisar sobre o livro (antes de iniciar a leitura), eu me interessei demais em ler, não só pela enfermeira, mas por se tratar de um clássico, filme premiado etc.
Sobre a minha leitura, até a metade do livro eu não tava entendendo nada, depois foi ficando interessante e na verdade, você fica ?dentro da loucura? porque em um momento a leitura segue um propósito e depois sem mais nem menos, vc já tá dentro do transe da mente de um dos internos?
Depois de concluída a minha leitura, eu ainda tive muitas dúvidas então quero assistir o filme pra ver se as ideias encaixam melhor.
Sobre o livro em si, não gosto por não ser divido em capítulos, são partes e na minha opinião, torna a leitura mais lenta e cansativa.
comentários(0)comente



107 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 7 | 8