Bianca2110 07/03/2024
Arsène Lupin, o gentil ladrão de casaca
Fui motivada a ler Arsène Lupin por causa de Persona 5 Royal, o qual tem um personagem batizado com esse nome. Então, fiz essa primeira leitura e simplesmente me apaixonei!
O ladrão de casaca é composta por 9 contos em primeira pessoa, que narra as grandiosas aventuras do maior ladrão francês, Arsène Lupin.
A escolha de narrativa em primeira pessoa é, com toda certeza, um dos maiores acertos, pois o autor usa isso para brincar com a mente do leitor! Você nunca sabe ao certo quem é o narrador e isso complementa ainda mais os mistérios aos redores dos crimes feitos por Arsène.
Arsène é um personagem cativante e elegante, apesar de ser um ladrão, ainda possue honra, gentileza e nobreza em suas atitudes. Ele leva os roubos com a leveza de uma brincadeira para criança!
O foco do livro é no "como" os roubos acontecem pois o "quem" você já sabe, o que é a parte cativante, sempre jeitos mirabolantes e até simples, que seguram o leitor para tentar descobrir como aconteceu! E sempre no final trazem uma solução lógica que cativa.
Não é uma leitura simples, afinal, o livro foi escrito em 1907, tinha palavras que eu não conhecia mas nada que me atrapalhou a ler, mas pode ser um empecilho caso não tenha costume de ler livros mais antigos ou com linguagem mais rebuscada. Contudo, achei fluído e segue uma boa lógica, não atrapalhando o entendimento da obra. Vi em reviews que o livro era confuso, mas confesso que isso não me ocorreu, então pude aproveitar muito bem a leitura.
Terminei esse livro com um sorriso no rosto, é extremamente divertido ver o desenrolar dos contos e conhecer mais do ladrão, muitas coisas me pegavam desprevinida e me soltava um riso sincero! Foi uma leitura que renovou meu espírito por experimentar uma estrutura literária diferente do que estou acostumada a ler! Foi uma experiência muito boa e fico feliz que tem mais 20 livros desse para aproveitar.