milateratura 25/10/2024
Merece reconhecimento
"Arsène Lupin: O Ladrão de Casaca" foi escrito pelo francês Maurice Leblanc, lançado em 1907 e dado sequência com a obra "Arsène Lupin contra Herlock Sholmes".
Lupin foi um personagem criado por Leblanc, mas que ganhou mais reconhecimento do que seu próprio autor, ainda mais após o sucesso da série "Lupin" produzida pela Netflix e lançada em 2021, que conta com três temporadas.
Aqui, conhecemos quem é o famoso ladrão Arsène Lupin, protagonista de mistérios jamais desvendados e de sagacidade que impressionou a França dos anos de 1900. Seus furtos grandiosamente elaborados e o planejamento e condução dos seus atos enaltece o quão brilhante é a mente do nosso excêntrico protagonista. Neste livro, encontram-se nove contos com narrativas de tirar o fôlego e reviravoltas impressionantes em fugas de trem, esconderijos em cidadezinhas interioranas francesas, almejados artigos preciosos e mistérios que ninguém além de Arsène Lupin ou Herlock Sholmes conseguiriam desvendar.
O autor incia uma dinâmica que muito atrai o leitor ao "criar" o detetive inglês Herlock Sholmes em uma das histórias (que continua a desenvolver no livro seguinte) e, assim, ele choca sua genialidade com a mente brilhante do ladrão de casaca.
Eu, particularmente, gostei muito da leitura. Embora seja curto, o livro traz um vocabulário um pouco mais exigente em palavras e expressões do fim do século IXX e início do século XX, o que enriquece a escrita e ajuda o leitor a mergulhar nos anos de 1900.
Alguns dos contos se destacam sobre outros em complexidade, detalhes e até em interesse, mas, no geral, a leitura me agradou bastante e recomendo pra quem se dá bem com a dinâmica de contos e gosta de bons mistérios!