Alex 31/12/2023Uma obra aquém da encomendaLupin é uma criação encomendada, e talvez por isso mira na genialidade de Doyle mas não acerta o alvo.
Esse é o primeiro livro das aventuras de Arsene Lupin, um ladrão genial e genioso, que avisa suas vítimas antes de lhes furtar tudo o que lhe interessa.
Nesse livro, o Robin Hood do século XX é apresentado ao leitor em 9 contos. Fanfarrão, provocativo e arrogante, tenta imitar a personalidade de Sherlock Holmes, e falha na mira, na argúcia e no método.
Eu insisto nessa comparação e explico, Mauríce LeBlanc escreveu Lupin, sob encomenda, para a revista Je Sais Tout. E o pedido era esse, que criasse um herói francês como Sherlock era para os Ingleses.
Talvez tenha alcançado esse sucesso, pois virou uma série com dezenas se volumes. E de fato é uma leitura leve e divertida. Mas está muito longe do que foi encomendado.
Apesar disso vale a leitura. Basta ignorar completamente a tentativa tosca do autor em gerar um embate com Sherlock Holmes (nome citado nas primeiras edições, e alterado posteriormente para Herlock Sholmes).