O Primo Basílio

O Primo Basílio Eça de Queiroz




Resenhas - O Primo Basílio


577 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


sosodecampos 21/01/2022

século XIX
Durante a leitura da obra, podemos perceber que se trata de uma análise da família burguesa urbana no século presente no título.
Temas presentes na obra são fundamentais para o desenvolvimento da vida dos personagens, como o adultério, hipocrisia, caráter, mediocridade, e valores morais. Foi feito com excelência pelo autor e é uma grande contribuição com a literatura clássica brasileira.
comentários(0)comente



Niza 21/01/2022

O Primo Basilio
E uma obra clássica, mostrando a burguesia portuguesa no séc.XIX.
Uma sociedade conservadora e hipócrita. Luisa vive um romance com seu primo Basilio, e vê-se deslumbrada por um homem que conheceu a Europa, as mulheres mais bela da França. Um homem de boa aparência e rico.
Mas ela logo se depara com questionamento entre o gostar de seu amante, e o amor pelo seu marido.
comentários(0)comente



ROSA 13/01/2022

O primo Basílio
História cheia de crítica social, uma pitada de luta de classe e duras críticas à hipocrisia da sociedade portuguesa do século XIX. Enfim? Eça de Queiroz na sua melhor versão
comentários(0)comente



Supercut09 10/01/2022

Novela portuguesa
Os capítulos são longos e se você não conseguir acompanhar a narrativa a leitura será arrastada e cansativa.

A Luísa e um mulher muito sonhadora, ela quer viver aqueles romances ardentes e proibidos que ela tanto lê. O relacionamento de Basílio e Luísa e como um desejo pelo proibido, em consumir algo inalcançável (mais da parte dele), quando já conseguido o que quer Basílio tornasse apático e suas carícias que antes eram calorosas agora são frias e calculadas. Jorge(marido de Luísa) teve seus romances extraconjugais mas só Luísa ficara como sabemos arruinada.

Juliana e uma pessoa muito amargurada em decorrência ao modo como sempre viveu indo de patrão à patrão servindo. Quando enfim consegue uma solução pra se dar "bem" chantageia luisa se tornando uma das melhoras partes do livro.

Tem um certo diálogo no do livro onde em uma confraternização na casa de Jorge seus amigos mencionam um peça onde o tema a princípio e o adultério, conhecendo o enredo do livro eu notei particularidades na opinião de jorge.

O final foi incrível não consegui largar o livro, o autor fechou vem as narrativas dos personagens, mesmo me surpreendendo e achando sincero e cruel o final.
comentários(0)comente



Pedro Matias 07/01/2022

Um clássico
Luísa, uma jovem burguesa, feliz e casada com o engenheiro Jorge, descobre, certa manhã que o primo Basílio, uma paixão da adolescência, está de volta à Lisboa. Embalada por romances do Romantismo, Luísa se imagina em uma aventura com esse primo, enquanto sua vida feliz e tranquila é testada. O livro é muito bem escrito, sendo uma obra muito realista, que não idealiza personagem algum. Muito bom, com várias críticas sobre a sociedade da época, que nos servem para pensar a nossa, é interessante, embora um livro um pouco longo.
comentários(0)comente



Maria14065 03/01/2022

Acho que muita gente deixa a obra passar por ter sido usada muitas vezes como paradidático de escola ou leitura obrigatória da graduação. A realidade é que é uma história que prende. Basilio realmente faz jus a fama que tem no mundo da literatura.
comentários(0)comente



Amanda.Moura-@vidadebookstan 31/12/2021

Até que gostei
Sinceramente, acho que fui tão sem expectativas para essa leitura que acabei me surpreendendo.

É um romance que analisa a sociedade burguesa urbana do século XIX em Portugal. A construção da obra se dá através de personagens felizes e "perfeitos", retratando a futilidade da época. Essas figuras são bem estereotipadas, desprovidas de virtudes.

Entendo que é um livro bem importante para a literatura da época, pois inovou com a crítica e sarcasmo aos costumes da pequena burguesia de Lisboa, atacando diversas instituições que eram consideradas sólidas. O autor explora diversos temas, como o adultério, hipocrisia, valores morais, etc.

O desfecho me deixou surtada, nem acreditei que terminou dessa forma. Me surpreendeu!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Viviana.Diane 25/12/2021

O primo Basílio
E uma obra é grande valia, podemos observar a sociedade, os costumes como as mulheres se comportavam. As personagens em mais evidência são : Luísa (principal), Leopoldina (secundário) amiga de Luísa e a Juliana (outra personagem secundária) empregada de Luísa.
E uma narrativa que a leitura é bem rica.
Literatura portuguesa do século XIX do movimento realista/naturalista.
comentários(0)comente



LeVincenzi 14/12/2021

Um drama mexicano português
Confesso que me diverti lendo as consequências do adultério cometido pela coitada da Luísa em face de Jorge.
A amargurada empregada Juliana toma posse de uma das cartas de Luísa para o seu primo amante e com isso faz da sua vida um inferno.
O corolário de toda essa trama não vou ousar descrever aqui para não me escapar nenhum spoiler.
Vi algumas resenhas que constam aqui que a Luísa não merecia o final que teve, mas vou pontuar que quem não merecia o final que teve foi Basílio, um malandro que até quando perdeu, de certa forma ganhou.
comentários(0)comente



Coisas de Leitora 12/12/2021

O Primo Basílio
Em primeiro lugar deveria ter lido O Primo Basílio nessa edição desde o começo e, não na versão da Editora Principis.

Esse livro me fez passar muita raiva (de verdade), é de extrema triste e indignação saber que existe muitos homens no mundo como Basílio, egoístas e sem escrúpulos. Fiquei com nojo muitas das vezes.

E o que falar de Juliana ? Invejosa, falsa, pobre e, cansada. Eu entendo o lado de Juliana querer um descanso e a revolta de ver que nunca poderia ter nada daquilo com seu trabalho. MAS, não justifica as coisas feitas por ela.

Luísa muitas das vezes se mostrou fútil e vazia dentro daquela sociedade, e foi iludida e manipulada pelo primo. E ela deveria ter dado
mais valor ao marido que tinha.

E o que falar do pobre do Jorge? Nada, Jorge era apenas um homem que trabalhava muito e amava sua esposa e, sofreu no final como ninguém.
Eduardo 20/12/2021minha estante
Nossa, como você consegue se sentir triste pela família e os amigos do Jorge e achar errado a atitude da Juliana? Juliana, essa mesma, era tratada como escrava, enclausurada naquela masmorra que a Luísa chamava de quarto. Sobre o Basílio, é o homem tradicional, homem de família, homem de bem igual ao rotulado pela (grande parte) população brasileira. A Luísa só foi uma gananciosa que achou que teria uma vida melhor com o seu primo. Uma pena a Juliana ter morrido antes dela.




aleticiacarolina 06/12/2021

me surpreendeu muito
por ser um clássico não esperava que fosse gostar tanto assim, mas o livro é muito bom, a escrita é fluída e os plots são muito bem trabalhados. no último dia que estava lendo cheguei a ler 220 páginas porque estava muito ansiosa para saber o final (que foi triste). o filme deixa muito a desejar mas gostei da experiência.
comentários(0)comente



Emanuela Bucci 06/12/2021

Novelão
Este livro daria um ótimo roteiro para uma novela das nove, tem traição, tem fofoca, tem gente se metendo na vida alheia, tem chantagem, tem morte, tem gente filha da put*, excelente livro!

OBS.: Luísa não merecia o final que teve
comentários(0)comente



Pan 05/12/2021

Infidelidade: Um grave pecado
Se eu pudesse retirar deste livro somente duas lições importantes diria:
1. Se você assumiu por livre e espontânea vontade uma relação monogâmica, segure sua decisão. Quebrar este voto, em geral, traz apenas consequências muito ruins.
2. Se você, em seu desvio de caráter, estiver parasitando alguém, não mate seu hospedeiro, afinal, se ele morrer você morrerá junto.
comentários(0)comente



Rafael Nazar 28/11/2021

Excelente!
Superou muito minhas expectativas, não perde em nada para Madame Bovary. Excelente leitura!
Com relação ao autor, Eça de Queirós sabe descrever como ninguém os sentimentos humanos. É incrível como ele consegue fazer o leitor não só ter noção, mas sentir o que o personagem está sentindo. É um autor genial, verdadeiramente um mestre em usar as palavras.
Jaina 06/10/2022minha estante
Não li Madame Bovary, embora conheça a sinopse (quem não conhece?). Mas concordo com você: o Primo Basílio é realmente fantástico!




577 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR