A Falência

A Falência Júlia Lopes de Almeida
Júlia Lopes de Almeida




Resenhas - A falência


374 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


jota 17/12/2021

BOM: tinha certa expectativa que não se verificou; obra é mais sobre a vida antes da falência do que propriamente depois dela
Lido entre 07 e 16/12/2021. Avaliação da leitura: 3,3/5,0

Escrito por Julia Lopes de Almeida (1862-1934) há mais de 120 anos, A Falência (1901) trouxe para a discussão do público leitor da época (mas a história se passa em torno de 1891), bastante conservador, claro, temas como “(...) o adultério feminino e a decadência econômica e moral da burguesia após a abolição da escravatura”, num país há tempos marcado por enormes desigualdades sociais. Mas grande parte da obra é mais ou menos sobre “como era boa a nossa vida”, a deles, os personagens principais, os ricos, antes da tal falência.

Francisco Theodoro, comerciante de café, ama a esposa Camila, de origem modesta, que por sua vez, o trai com o afamado doutor Gervásio, coisa que somente o marido parece ignorar. O médico Gervásio pouco trabalha, porque passa grande parte do tempo na mansão do comerciante, meio que como um Ricardão de nossos tempos, mais discreto porém. Além da dedicação ao amante, Camila também tem quatro filhos para cuidar, rendas e fitas com que se preocupar etc.

A falência, que é o que de fato nos interessaria mais, porque com ela muitas mudanças seriam operadas na vida dos protagonistas, demora um tanto para ocorrer, quer dizer, só vem perto do final. Mesmo assim, isso anima um pouco o leitor porque antes certas passagens do livro são um tanto entediantes, salvo quando está em cena Mário, o filho gastador do casal, também meio devasso em matéria de costumes de então; ele se destaca no meio de tantos personagens desinteressantes, a maioria, de fato.

Tinha bastante expectativas em relação a essa obra, li boas críticas e resenhas sobre ela, mas a leitura não me empolgou, ao contrário do que aconteceria, por exemplo, se estivesse lendo Machado de Assis, contemporâneo da autora, que dois anos antes dela publicara o excelente Dom Casmurro (1899). De todo modo, A Falência é uma importante obra de nossa literatura, escolhida há algum tempo como leitura obrigatória nos vestibulares.
comentários(0)comente



carol 14/12/2021

tive q ler pra escola, e a história em si é boa. a leitura não é mto demorada, e como não é TÃO antigo, a compreensão e fácil até. mto importante lerem sobre
comentários(0)comente



Ariadne 11/12/2021

Muito bom
Li para o Leia Mulheres de dezembro na categoria "Autora esquecida pela crítica" e tive uma grata surpresa com a escrita e sagacidade de Júlia Lopes de Almeida.

As descrições das ruas do Rio de Janeiro do final do século XIX são encantadoras e oferecem detalhes tanto a respeito da vida da parte pobre da cidade quanto da parte rica e o terço final chega até ser eletrizante devido aos acontecimentos trágicos.

Excelente livro que deve ser lido sem medo por ser um clássico e ter uma escrita um pouco mais difícil do que hoje a literatura nos oferece. Não tive grandes percalços durante a leitura e agora estou de olho no "A família Medeiros", da Carambaia.
comentários(0)comente



luiza 02/12/2021

LEIAM
caras, tive que ler pra escola e pro vest da Unicamp né... virou favorito

meu deus esse livro é muito bom, é uma obra do realismo de empoderamento e criticismo de uma das autoras brasileiras que merece mais reconhecimento!

julia lopes de almeida te amo!!

cheio de sarcasmo e aquele criticismo escondido nem tão escondido assim... MUITO BOM
Júlia 05/02/2022minha estante
AAAAAAAAAAAAA
vou ter que ler pra escola, sua resenha até me animou




Elianne.Franchella 30/11/2021

Uma descoberta
Eu confesso que demorei um pouco para entrar na historia, mas quando vc percebe tudo que a autora coloca nas entrelinhas é maravilhoso! Acredito que por ter sido escrito em uma época em que as mulheres tinham pouca voz, a autora coloca de forma sutil mas muito marcante todas as angustias de mulher daquele tempo.
comentários(0)comente



Karina.Loureiro 29/11/2021

Um livro muito a frente de seu tempo
É possível notar diversas críticas à sociedade burguesa do período, muitas das quais ainda são aplicáveis na atualidade. Além disso, nota-se elementos feministas, embora sutis, que ajudam a construir a narrativa que resulta na emancipação das personagens femininas. Com destaque para Camila a qual passa por esse processo de maneira mais intensa, uma vez que precisa se adaptar de maneira mais abrupta. Uma personagem que me chamou muita atenção foi a irmã do capitão, já que ela claramente manifesta ideias mais progressivos com relação às mulheres, mas ainda leva consigo o ideal machista predominante na sociedade, muitas vezes sem perceber.
comentários(0)comente



Ruana42 21/11/2021

Narrativa maravilhosa
Esse foi o meu primeiro contato com a obra dessa autora, desde a primeira vez que ouvi falar de "A Falência" no booktube brasileiro fiquei instigada a realizar a leitura. A booktuber do canal "Vá ler um livro" realizou uma leitura coletiva que por motivos de trabalho e faculdade não segui o cronograma de leitura mas as aulas e encontros estão disponíveis no canal (fica a dica).

O livro conta com personagens cativantes, um plano de fundo no Rio de Janeiro no início da República bem explorado, falência (é claro!) e exalta a autonomia da mulher, coisa muito rara na época em que foi escrito. Gostei de como o arco de todos os personagens se encerraram no fim. Todos tiveran um destino e não ficou nenhum fio solto na trama.

Deve ser lido com calma, sem atropelos e só assim desfrutará dessa história que fará você buscar por mais livros da autora, tenho certeza disso!
comentários(0)comente



Alinde 25/10/2021

Merece maior reconhecimento
Bom romance escrito no final do século XIX e publicado no início do XX. Em prosa bem fluida, Julia Lopes de Almeida centra-se numa família burguesa carioca e suas relações sociais. As relações de trabalho do marido são menos enfatizadas do que as relações íntimas da mulher. No geral, as personagens são bem construídas e há muitas críticas aqui ao machismo e ao falso moralismo. Até certo ponto, uma crítica ao racismo - mas com trechos racistas em outros trechos. Júlia Lopes foi abolicionista, mas não se pode esperar dela uma antirracista que se espera um século depois. A falência que dá nome à obra só acontece depois da metade, mas as críticas levadas a cabo aqui são tão importantes (e feitas da minha forma preferida, com ironia) que não faz falta o acontecimento. Mas senti falta de algum desenvolvimento de algumas tramas depois da falência. Nada que comprometa muito o resultado final da obra. Livro que merecia ser mais conhecido.
comentários(0)comente



Leo 25/10/2021

Muito bom
Gostei bastante desse livro, última leitura da Unicamp agora é só ver resumos dos livros e torcer kkkk
Isa 25/10/2021minha estante
Vai dar tudo certo!




Cami 24/10/2021

O livro conta a história de Francisco Teodoro e sua família. Ele, dono de uma grande casa de café no Rio de Janeiro em 1891, é casado com Camila, com quem tem quatro filhos. Mário, Ruth, Lia e Raquel. Após um investimento arriscado, o patriarca perde sua fortuna e deixa a família na miséria. Assim, as mulheres da família (importantíssimo incluir a sobrinha Nina e a criada Noca) são forçadas a prover seu próprio sustento. Gosto desse livro porque a evolução das personagens femininas é maravilhosa. Considerando a época em que a obra foi escrita, as mulheres enfrentavam muito mais dificuldades e, mesmo assim, a autora mostrou ser possível contorná-las e conquistar a emancipação feminina.
comentários(0)comente



OCautum 23/10/2021

O apagamento de Júlia Lopes de Almeida foi um dos maiores golpes que o patriarcado deu na literatura brasileira. Fico feliz de ver o reconhecimento que esse livro vem recebendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Erica 17/10/2021

70% do livro apresenta descrições rebuscadas de lugares, pessoas e hábitos, por vezes, inclusive, usando as mesmas expressões para as descrever, como se tivesse esquecido de ter escrito isso páginas atrás.
A falência e suas consequências são narradas apenas no último terço do livro, que começa a ficar bom quando acaba.

A história de vida da autora é muito mais interessante!!!
comentários(0)comente



Nick.ly 13/10/2021

Uau
Surpreendida, achei que ia ser mais um livro chatissimo da escola, mas meus amigos, que enredo, que narrativa, que emoção, que envolvimento, estou quebrada ??
comentários(0)comente



Nando.Costa 01/10/2021

Ei, gostei ?
Gente, super apoio ler esse livro, muito bom de ler, personagens bem feitos, e leitura confortável, um bom livro para ler no final de semana
comentários(0)comente



374 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR