Um copo de cólera

Um copo de cólera Raduan Nassar




Resenhas - Um Copo de Cólera


151 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


allan.leitor 13/01/2024

Narrativa intensa e áspera
Em "Um Copo de Cólera", Raduan Nassar descreve de forma exímia a briga de um casal. A novela se concentra em apenas dois dias e no acesso de fúria do protagonista em seu monólogo/diálogo com sua parceira. Tudo leva a crer que na "penumbra do quarto" e ao embalo das carícias e do sexo, logo mais a relação entre eles se desmoronará. O texto do autor é muito bem escrito, trazendo belas e não tão usuais palavras, para vociferar ofensas das mais diversas e desagradáveis. São expostos todos os "defeitos" que cada um enxerga no modo de pensar do outro, de forma categórica e ascendente, levando ao clímax. O primeiro e o último capítulo, trazem o mesmo título, mas com a narrativa do segundo pela visão feminina - o que sugere a cíclica funcionalidade desta relação. Um Copo de Cólera é uma leitura rápida e de tirar o fôlego, assim como permeada de ofensas viscerais, o que condiz com seu título.
comentários(0)comente



Julianaaires 26/12/2020

Tempestade em copo d?água
Se o autor não usasse tantas palavras difíceis e escrevesse de forma convencional esse livro não teria nada de especial, até porque a história em si é simples e se você for parar pra ver, sem graça. A forma que ele escreve é muito interessante (e também muito difícil de ser lida), espero que ele tenha outros livros com histórias mais cativantes, que compensem o tempo gasto pesquisando palavras no dicionário.
comentários(0)comente



boemillys 30/07/2021

Uma grande DR
A leitura me lembrou o filme Malcolm & Marie, por ser uma grande discussão - entretanto, temos aqui o fluxo de consciência como destaque narrativo. Impossível parar de ler até chegar ao ponto final. Gostei da escrita, vou procurar mais do autor.
comentários(0)comente



Fernanda Sales 30/12/2020

Definitivamente esse não é o meu tipo de livro. Acredito que, por essa primeira impressão, não vou procurar ler outros livros deste autor.
comentários(0)comente



Luan 11/02/2023

Diálogos cheios de sarcasmo, amargor, um amor amargo? Desiludidos, perdidos em uma cama de casal. Palavras e palavras e um silêncio ensurdecedor por suas páginas. Um livro que termina com um soco.

A prosa pulsante de Nassar, cheia de imagens poéticas que se lê sem parar enquanto saboreia uma iguaria suave, ora azeda, ora doce, ora amarga.

Fala sobre solidão, destino, amor e morte, sobre como as pequenas coisas moldam nossas vidas, essas pequenas coisas para as quais não damos importância.

É sobre se recusar até a morte à mediocridade da vida cotidiana.

Todo encontro é uma oportunidade única de se tornar uma pessoa infinitamente melhor. Perdemos tanto neste momento de nossas vidas, talvez o mais importante, e esse é o momento de dizer adeus pelo medo de enfrentar o que sabemos desde o nascimento que nos espera. Ana Claudia me ajudou a viver minha vida no futuro.

“... eu então me levantei e fui sem pressa pra cozinha (ela veio atrás), tirei um tomate da geladeira, fui até a pia e passei uma água nele, depois fui pegar o saleiro do armário me sentando em seguida ali na mesa (ela do outro lado acompanhava cada movimento que eu fazia, embora eu displicente fingisse que não percebia), e foi sempre na mira dos olhos dela que comecei a comer o tomate, salgando pouco a pouco o que ia me restando na mão, fazendo um empenho simulado na mordida pra mostrar meus dentes fortes como os dentes de um cavalo, sabendo que seus olhos não desgrudavam da minha boca, e sabendo que por baixo do seu silêncio ela se contorcia de impaciência, e sabendo acima de tudo que mais eu lhe apetecia quanto mais indiferente eu lhe parecesse ..."
comentários(0)comente



Paulinho 27/11/2014

Uma dose de sexo, cama, banho e um Copo de Cólera.
Como falei em minha pequena crítica de Lavoura Arcaica, desde que conheci Milton Houtom que me interessei em ler Raduan Nassar, eles foram apresentados juntos em meu livro de literatura do ensino médio. Queria muito ler Lavoura Arcaica. Mas quando fui à Livraria Cultura aqui em Salvador, não tinha Lavoura Arcaica mas sim Um Copo de Cólera, capa dura, lindo decidi comprar e ler.
A prosa de Raduan Nassa é linda... poética como a de Mia Couto, João Guimarães Rosa. Lapidada. Cada palavra um fio, um ponto em uma prosa tecida com maestria. Uma novela curta que narra desde a chegada de uma amante passando pelas etapas amorosas, o sexo, o banho, o carinho, o conflito. Mas a cólera não gera uma DR mas sim uma série de argumentos e contra-argumentos a cerca do mundo, da moral, da vida.
Para ser lido em uma tarde de fôlego e fogo. Desejo e intensidade.
comentários(0)comente



Giselle 11/09/2021

Autor brasileiro agraciado pelo Prêmio Camões,  Nassar nos apresenta aqui uma novela que faz metáfora à época da ditadura dos anos 70. Narrativa quase ininterrupta, sem muita definição de parágrafos, os personagens sem nomes discutem afloradamente e tomados pela raiva (numa cólera!), após uma noite de amor. Ele narciso, isolado, agressivo....ela uma "jornalistinha de merda" que finge se importar com as diferenças de classes, e daí as críticas sociais à época. Destaque para a força das palavras, talvez estas a protagonista do livro. Li quase que num fôlego só!
Julia Mendes 11/09/2021minha estante
Gi, adoro esse livro! ??


Giselle 11/09/2021minha estante
Gostei muitoo tb! Denso, marcante! ?




Matheus 02/05/2022

Rebuscado demais...
Curto e denso, "um copo de cólera" é um dos poucos trabalhos da curta e celebrada carreira do escritor brasileiro Raduan Nassar.

A curiosidade para conhecer o trabalho deste elogiado autor me fez aventurar a leitura desta novela.

Confesso que inicialmente fui fisgado pela prosa quase poética do Nassar, em especial por suas descrições intrigantes, tanto das cenas quanto de seus personagens.

Aqui Nassar nos apresenta a dois amantes e à relação violenta que estabelecem entre si. Dominação e poder são as armas com que buscam dominar um ao outro, tanto física quanto intelectualmente.

Numa manhã aparentemente pacata, uma banalidade rompe a harmonia do casal e degringola numa briga horrenda. Uma pequena faísca acende a cólera oculta das personagens e é sobre essa transformação que o autor lança sua lente de aumento.

Para mim, o livro tinha tudo pra funcionar. Entretanto, é justamente no momento que a prosa do Raduan Nassar mais deveria brilhar que esta se torna enfadonha e desinteressante.

A cólera pouco relacionável do protagonista soa tão vazia no fim das contas... esperava algo mais profundo, tocante.

A atmosfera que vinha sendo montada é destroçada por uma sequência de diálogos rebuscados. A narrativa perde ritmo, a imersão acaba e, de repente, você se vê diante dum amontoado de frases que ninguém diria numa discussão.

A queda foi tão vertiginosa que não pude sair da leitura com outro gosto que não o da decepção inesperada.

Terminei sem saber porque li.
comentários(0)comente



CrisBauer 18/06/2010

Fascinante!!! A mais perfeita descrição de um ataque de TPM masculina e de como cada um sabe aquilo que o deixa feliz - sem julgamentos alheios.

Vou precisar ler de novo para pegar melhor os detalhes daquela manhã.
comentários(0)comente



Ronaldo Thomé 01/12/2023

"Reverend, reverend/Is this a conspiracy?(...)
Clássico absoluto da literatura, Um Copo de Cólera é talvez um daqueles livros mais simples e, ao mesmo tempo, complexos para explicar. O autor Raduan Nassar, nesta obra, cria todo seu texto em cima de um simples e trivial evento: uma discussão entre um casal, após uma noite de amor.

No entanto, ele consegue transformar isso em um épico impressionante, com apenas algumas decisões simples e com um foco muito poderoso no que quer fazer. O livro é todo
escrito como um grande monólogo, onde o narrador é um homem contando suas experiências no dia a dia.

De uma forma parecida com Saramago (ou seja, de acordo com seu pensamento e com pouca pontuação), o protagonista narra os acontecimentos a partir do momento que chega em casa, misturados às suas opiniões e pensamentos. Há aqui um fluxo de consciência desafiador e não linear, embora a cronologia seja respeitada e o vocabulário seja bem simples.

Não é, no entanto, um livro super complexo ou inacessível; a universalidade do tema faz com que qualquer pessoa possa se identificar com a história. Vale muito a pena a experiência, tanto pelos insights do autor como pela experiência narrativa, e com certeza por nos fazer pensar melhor em como agir na vida real em situações que realmente podemos viver no dia a dia. Definitivamente, não é à toa que esta pérola é um clássico!

Recomendado para: entender que uma palavra, na hora errada, faz toda a diferença na nossa vida - para o bem e para o mal.

Nota: 10 de 10,0.

Dica: leia ouvindo "Cemetery Gates", do Pantera!
comentários(0)comente



Fabiana Vicentim 02/08/2019

Retrato atemporal da sociedade brasileira
Briga de casal ou retrato da classe média versus mídia/jornalismo/intelectualidade/ciências humanas na década de 70, no Brasil, em plena ditatura? Depois de uma noite de amor entre um homem e uma mulher, e um desjejum e um cigarro, tudo se transforma quando esse homem fica colérico depois de ver sua cerca viva comida por saúvas e ataca seus empregados, Mariana e Antonio.
Respondendo à pergunta, arrisco a dizer os dois. A classe média ontem e hoje briga contra qualquer tentativa de racionalidade como numa briga de casal depois de um jantar com uma garrafa ou duas de vinho. Perde-se as estribeiras e mostra sua face mais obscura: fascista, preconceituosa, reacionária e mimada. Um menino que precisa ser banhado e nunca contrariado (literalmente na narrativa), senão faz birra e fica agressivo, perdendo toda sua candura de horas atrás.
Mas a verdade é que essa personagem que parece representar a classe média, sendo um homem, sabe de seus privilégios e sabe que precisam dela, ela é a mais respeitada, a estrutura de toda a sociedade. Estranho que apenas os empregados, a classe trabalhadora, é que são nomeados, tendo assim identidade. Estranho ou não...
Para além da escrita liricamente maravilhosa de Nassar, sua complexidade se encontra, sem dúvida, no retrato metafórico que construiu da sociedade brasileira da época, a classe média e sua relação de amor e ódio com a sociedade, com a mídia, com as ciências e tudo aquilo que aponte suas falhas.
comentários(0)comente



Mada 29/11/2020

Novamente, o domínio da linguagem
O domínio da linguagem em Raduan Nassar é extasiante. A experimentação de ritmo e potência, intenção e intensidade que se dá nesta obra rende, além de uma leitura muito rápida, um certo atropelamento de emoções, uma certa ansiedade e virulência que faz deste texto, tal como Lavoura Arcaica, uma experiência não só estética mas física.

Quanto ao conteúdo, não me agrada muito - é um texto bastante conservador, com várias problemáticas passíveis de horas de análise. Nesse sentido prefiro Lavoura Arcaica (onde o tema do conservadorismo é abordado de outra maneira).

Interessante a própria contradição existente aqui (e o autor fala disso em certas passagens) entre o conteúdo, conservador, e a forma um pouco anárquica. Me sugere uma tentativa de quebra do conservadorismo dentro dele mesmo, de arrebentar barreiras em busca de limites. É a volta ao tempo da infância que, por fim, o homem busca - onde havia sim e não e tudo se baseava nisso.
comentários(0)comente



Krol.Veras 07/03/2024

Breve e intenso
Um copo de Cólera é o terceiro texto de Raduan Nassar que leio, e segue um padrão de qualidade altíssimo, sua forma de escrever é envolvente, tensa, explosiva e singular.
Acho incrível como o autor consegue fazer de um desentendimento amoroso uma narrativa muito mais profunda e elaborada, tornando o corriqueiro em algo maior.
comentários(0)comente



Sara @desanuvie 21/05/2021

É fato que a escrita do Raduan é diferente, você sente que é dele enquanto lê.
Apesar de não ter um lirismo tão acentuado como em lavoura arcaica, nesse título você saboreia fagulhas de prosa poética.
Mas voltando ao enredo do livro, eu só queria dizer mesmo é Mas Que Caralho De Final Foi Esse, Senhor Raduan?!!!!!!!!
Puta merda que povo problemático!! Zulive!!! Tô nem sei, na moral!
comentários(0)comente



151 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR