Edson 02/07/2024
Com certeza um dos melhores livros que já li.
"Um por todos e todos por um!". - pág. 130.
Como sempre, não farei uma resenha, mas uma percepção do livro, dotada de detalhes, pois muitas coisas me chamaram atenção. Vamos a elas.
A escrita de Alexandre Dumas é ao mesmo tempo descritiva e fluida, transportando nossa imaginação para detalhes, características, paisagens e ambientes. Assim como também nos transporta para a sociedade na França do rei Luis XIII e do astuto cardeal Richelieu e como viviam os fidalgos, com suas aspirações, suas traições amorosas, seus tesouros adquiridos de amantes casadas com burgueses ou de outros fidalgos e tbm da utilização de seus fiéis lacaios em todas as oportunidades que lhe aprouvessem.
Mostra que não havia grande moral entre os mosqueteiros e qualquer um deles poderia usar uma dama para conseguir quaisquer coisas, como quando adquiriram seus equipamentos por um alto preço para o cerco de La Rochelle.
Entrarei agora no ângulo dos personagens. Há personagens extremamente interessantes,
e históricos, como o rei Luis XIII e o cardeal Richelieu, a rainha Anne de Austria, o Sr. de Tréville (que realmente foi o comandante dos mosqueteiros do rei) e até mesmo os famosos mosqueteiros que foram adaptados para o romance de Dumas, Athos, Porthos, Aramis e D'Artagnan, pois não tinham na história as mesmas características citadas no romance. Outras 2 personagens femininas ganharam bastante importância no romance, Milady Clarick (essa de total importância na história, até o finalzinho do livro) e a Sra. Bonacieux, que sem sua passagem, não haveria boa parte do enredo.
O roteiro é sensacional, os diálogos são um deleite para os amantes de grandes interações, indo do drama à comédia em determinadas passagens, em determinados momentos não há a possibilidade de largar a leitura, considerando que no final do livro li mais de 100 páginas de uma vez, e mesmo sendo uma aventura fictícia, há componentes históricos que fazem o leitor buscar saber mais sobre a história do período.
Como disse no título, é um dos melhores livros que li e ficará na minha cabeça por muito tempo.