Amaro.Linhares 27/08/2023
Na obra de J.R.R.Tolkien, O Hobbit, somos apresentados a Bilbo Bolseiro, personagem da raça que dá nome ao livro. A história acompanha as aventuras do senhor Bolseiro pela terra média que foi recrutado pelo mago Gandalf, o cinzento, para a companhia de Thorin Escudo de Carvalho e mais 12 anãos(como dito no livro) com o objetivo de recuperar seu antigo lar que foi tomado pelo dragão Smaug.
O livro conta com várias músicas e uma parte dedicada a explicação sobre as runas apresentadas, além de lindas imagens e mapas.
Sobre minha jornada de leitura, posso dizer que muitas vezes quis desistir, já que embora o livro tenha passagens muito legais e o protagonista seja cativante, Tolkien ainda é Tolkien e seu estilo de narrativa é muito detalhista, o que acabou fazendo muitos momentos fortes ficarem maçantes. É preciso ter paciência e encontrar algo que te prenda ali, no meu caso foi a curiosidade de saber quem ia morrer e quem ia viver.
Esse é um livro que por ter muitos personagens vale a pena anotar algumas coisas, principalmente nomes, já que são 13 anãos ao todo, além de outros personagens filhos de sei lá quem, filho de outro velho.
Eu simplesmente amo o Bilbo e a forma como ele evoluiu, tanto no filme quanto no livro, ele tem muito mais carisma que o Frodo, as cenas dele com o Smeagol são muito boas, ele conversando com o Smaug também é muito engraçado.
Ao final da história, com a despedida e o retorno do hobbit a sua toca, dá uma sensação de saudade tanto da aventura vivida quanto da casa a tanto deixada, e acaba que queremos estar ?lá e de volta outra vez.?.