GE4NE 17/11/2024
Que experiência!
Primeiro, acho que devo comentar que é quase impossível não se apaixonar por um clássico. Qualquer obra que sobrevive a décadas e décadas, várias gerações, merece uma atenção porque tem algo especial. O que temos de especial aqui com certeza é o jeito envolvente da narração, além dos personagens maravilhosos.
O Hobbit, é um infanto juvenil, o tipo de livro que eu não lia fazia bastante tempo. E eu amei.
A escrita do J. R. R. Tolkien é única, mas eu que ouvi o audiobook, não posso deixar de exaltar a narração do Mauro Ramos. Que coisa mais linda de se ouvir, ele deu vida a essa história. Ele faz uma voz pra cada personagem, canta as músicas e interpreta bem demais.
O universo do Tolkien é muito bem feito, me pergunto como foi o processo criativo pra trazer a Terra Media pro papel. É maravilhoso!
O Bilbo é um dos personagens mais carismáticos que eu já conheci, ele tem um crescimento gigante nessa história (a ironia que só quem conhece entende haha), ele começa sem habilidade nenhuma, e aos poucos se torna o mais importante do grupo. Isso além do crescimento pessoal, a pessoa mesquinha e superficial que a gente conhece lá no início dá espaço pra um Bilbo com uma visão completamente diferente do que a vida é.
Finalizo com uma das frases que sinto que melhor resume toda a mensagem desse livro:
"Se mais de nós dessem valor à comida, à alegria e às canções acima do ouro entesourado, este seria um mundo mais feliz."