lulukamartins 02/09/2023Aparentemente uma despretensiosa ReleituraEu li O Hobbit quando era nova... Afinal, foi escrito pelo Tokien para os seus filhos.
Comprei o "Anotado" para ter um experiência mais profunda e acompanhei de mais três formas: Pelos vídeos do Clube de Leitura Tintaglia, pelos Podcasts do "Tumba do Balin" e fazendo um diário de leitura por capítulo!
No começo achei difícil conciliar a leitura da história parando toda vez pra ler as anotações, mas depois acostuma!
É enriquecedor entender o contexto em que o livro foi escrito e conhecer um pouco melhor a personalidade do autor e sua vivências baseado na sua obra.
A introdução é longa e trás detalhes do processo de criação do livro. É interessante imaginar que não teria como saber que o Hobbit ficaria tão famoso. Mais que isso, um clássico da fantasia para todos.
As passagens que mostram o texto original em inglês permitem que você entenda a história em outro contexto. Por mais que a tradução queira se aproximar do objetivo do autor, as vezes tem algumas nuances.
O Hobbit é muito mais que um livro de crianças, é a porta de entrada para todo o universo de Tolkien e passa uma mensagem muito legal contra a ganância.
"O mundo que parece existir antes de tropeçarmos para dentro dele, mas que, uma vez encontrado pelo leitor certo, torna-se indispensável para ele. Para desfrutar esse livro, é preciso ter uma imaginação vivida, um ouvido para maravilhas, um senso de absurdo e prazer em palavras estranhamente compostas"