O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien




Resenhas - O Hobbit


4139 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Saulo115 04/10/2021

Lá e de volta outra vez...
"Estradas sempre avante vão
Por floresta e por solar,
Cruzam gruta e escuridão
E rios que não vão pro mar;
Passam por neve e geada,
Varam relva e rocha nua,
Alcançam de junho a florada
E até as montanhas na lua.

Estradas sempre avante vão,
Cobrem-nas astros a brilhar,
Até que os pés que longe estão
Fazem o retorno ao lar.
Olhos que viram fogo e espada
E horror nos salões de pedra
Fitam de novo a terra amada,
Colinas onde a hera medra."
comentários(0)comente



Elyene 15/01/2021

Lá e de volta enfim
Não há como iniciar essa resenha sem pontuar quão genial Tolkien é e quão lindo é ver que mesmo em seu berço, o mundo por ele criado já era rico e complexo. Com todas suas runas, linguagens e músicas fica difícil não reconhecer a maestria do autor. Dito isto e considerando que já ter visto os filmes, mesmo que anos atrás, pode ter prejudicado e muito a experiência, afirmo que só comecei a realmente apreciar a história nos seus 25% finais, mais precisamente após a conclusão do objetivo aparentemente principal da jornada. Nesse fim, onde tudo se conecta e há uso de inteligência e diplomacia, sem esquecer a batalha em si, foi quando toda a trajetória (minha com o livro) ganhou cores e intensidade. Sei que, provavelmente, o que me conquistou nos capítulos finais deste livro deve aparecer com mais veemência na trilogia principal, então me sinto encorajada a seguir no universo assim que possível.
comentários(0)comente



Yorgos 18/12/2022

Primeira vez lendo Tolkien
Achei que seria uma leitura complexa porém foi bem agradável, os personagens vão cativando, as batalhas surpreendendo...fiquei bem satisfeita e encantada por imaginar como seus filhos devem ter se apaixonado pelas histórias do pai. Pretendo ler os demais livros dele.
comentários(0)comente



Vinnyspereira 05/04/2021

A magia de O Hobbit supera eras!
Li anteriormente este livro e agora fiz a releitura e como é incrível a leitura e como é linda a história!
Avaliar a forma como Tolkien escreve é uma tarefa difícil, pois sou apaixonado por este gênero de fantasia épica, mas vou tentar avaliar.
A única coisa que me incomoda é o excesso de canções, em Valfenda e a música sobre a jornada cantada pelos anões no primeiro capítulo auxiliam a contar a história e a compor a ambientação, contudo em algumas torna a leitura arrastada e dificulta mais que auxilia na compreensão, fazendo que se quebre o ritmo da leitura, isso na minha experiência, este é o único detalhe que me incomoda e não chega a tornar a narrativa ruim ou massante longe disso.
Outro fato interessante é que Tolkien não quis narrar em detalhes o momento da batalha dos cinco exércitos ficando ela mais explicada posteriormente do que no momento que estava ocorrendo, ficando ali a explicação do porque as Águias não são um Deus ex-Machina.
No mais ressaltar a narrativa, as aventuras sucessivas a forma como a história foi contada é chover no molhado, pois já foi ressaltado diversas vezes por todos que leem as obras de Tolkien, e na minha opinião é mágico e maravilhoso está forma de contar a história, não tem capítulo morno a história começa e logo a jornada até a Montanha também, até Valfenda a história se passa rápida e cheia de aventuras e surpresas. Depois temos uma sucessão de capítulos com agitações que prendem o leitor até a chegada na cidade-lago, o terço final da história se torna mais calma e muda o formato no em até com o Dragão até a batalha dos 5 exercícios que temos então a grande batalha da história.
Depois temos a aventura bem contada do retorno de Bilbo para casa e sua retomada da sua casa com a parte cômica quando ele retorna e vê que o tinham declarado morto.
E sobre a ligação com o Senhor dos Anéis se mostra bem sutil, pois ele foi criado não como sequência de O Hobbit, então a sua ligações fazem sentido em O Senhor dos Anéis ficando vagas e com alguns pequenos problemas de continuidade, mas nada que afete a beleza destas obras.
Enfim, a obra de Tolkien merece ser lida sempre que possível e por todos que quiserem viver uma aventura incrível, mágica e prazerosa.
E, para mim vou poder descobrir o texto escrito por Tolkien em O Senhor dos Anéis, pois nunca li, vendo muitas vezes sua adaptação cinematográfica, agora poderei redescobrir O Senhor dos Anéis!
comentários(0)comente



TCN 10/04/2021

Uma fofa aventura
Queria começar dizendo que o começo o livro foi difícil para mim. Demorei para pegar o ritmo e só consegui de fato quando coloquei o audiobook para ouvir e ler ao mesmo tempo.
Eu não sou fã do universo de Senhor dos Anéis, então comecei a ler Hobbit sem muitas pretensões. É uma história divertida fofa, mas eu acho que tem um certo limite de idade sim. Mesmo os momentos mais "assustadores" da aventura, não dão medo algum. Sinto que é tudo visto com um certo filtro. Isso não é ruim, só estou constatando algo.
Resumidamente, gostei da aventura, mas não é minha história preferida.
comentários(0)comente



Paula Horn 28/02/2022

Tão bom quanto dizem
Esperava uma leitura pesada e muito detalhada/descritiva, mas me surpreendi com uma leitura leve, fluida e muitas vezes engraçada.

Bilbo é um personagem que é impossível não amar e a cada capítulo nossa confiança nele cresce enquanto viajamos junto com ele e os anões.
Os outros personagens são tão importantes quanto ele para a história, mas Bilbo tem carisma, inteligencia, lealdade e humor que o diferenciam.

O livro, apesar de muito bom e completo, as vezes parece ser até um pouco corrido em algumas partes... o que não é ruim, mas é o completo oposto do que eu imaginava do Tolkien. Foi o primeiro livro dele, então não posso falar pelos outros.

Fiquei tão encantada que vou ser obrigada a ler todos os livros do Tolkien kkkk
Carolina 28/02/2022minha estante
Acho que vou começar por esse também!




Lau 27/03/2022

Mais cansada que um Hobbit depois de dias sem comer
Mesmo que a história seja incrível, é também arrastada e até mesmo cansativa.
Os plots são poucos e meio anunciados. A escrita difícil e detalhada num nível que cansa.
Como já vi muitos falarem: uma história perfeita com uma narrativa ruim, quase desisti do livro, só n aconteceu por causa do meu TOC mesmo.
TigreBranco 27/03/2022minha estante
Deu certo pra mim lendo 1 ou 2 capitulos por dia, com bastante calma. É muito arrastado e cansativo. Mas acho que apreciará mais tolkien lendo assim.


Lau 27/03/2022minha estante
Eu fui lendo de 30 em 30, pq é minha meta diária, passando disso tava ótimo. Mas, chegava na décima página eu cansava, acho que não dei certo com o escritor e Silmarillion para ler e em inglês ainda




Vinci 29/06/2021

Numa toca no chão vivia um Hobbit
O Hobbit com certeza foi uma das leituras mais tranquilas e relaxantes que eu já tive. A linguagem do livro, a forma que a história é contada é maravilhosa. É escrito como se realmente fosse alguém lhe contando uma aventura vivida pelo Bilbo Bolseiro, o narrador em uma conversa com o leitor. Particularmente sou muito fã de histórias assim, principalmente das que fazem isso tão bem.

De fato o Hobbit não tem a mesma emoção que tem nos filmes ? chega a ser irônico ? o filme tem muito mais cenas do que o livro. Aqui a gente vai encontrar uma versão da história de uma forma um pouco mais rápida, porém muito mais fluida. O enredo deixa bem claro: A história é do Bilbo Bolseiro, são pouquíssimos os casos que a cena se desprende do pequeno Hobbit.

Eu recomendo esse livro com todas as minhas forças, é maravilhoso os diálogos de Bilbo com o Gandalf e os anões. Toda a cena de ver Bilbo se juntar ao grupo é de realmente morrer de rir e não querer mais parar de ler. Eu me prendi a muitos personagens, não todos ? são muitos anões, não gravei o nome da maioria ?, mas sempre tem aqueles que mais se destacam; seja por suas habilidades ou pelas suas dificuldades, todos eles tem uma energia própria e são únicos. O Hobbit é uma viagem entre amigos que deu muito errado, mas deu muito certo.

"Se eu digo que Bilbo é um gatuno, então gatuno ele é. Ou irá vir a ser."
comentários(0)comente



beacoutinho 31/01/2022

tolkien, meu coroa favorito
livro muito divertido de ler, dei umas boas risadas. um universo incrível, só achei corrido o final. bilbo, conte comigo pra tudo!!
July 31/01/2022minha estante
Amei, 3 estrelas ?




Guilherme.Nunes 08/10/2022

Terminei de ler a alguns dias e que livro!!

A jornada para retomar o tesouro da família do thorin e a montanha solitária e o desenvolvimento do bilbo bolseiro são incríveis, são tantas lições nesse livro!! O professor Tolkien é um gênio.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fer Oliveira 21/03/2021

O Hobbit - ig: @prologosdafer
Você já ouviu falar em Senhor dos Anéis? É um filme ganhador de Oscar. Mas você sabia que ele é baseado em uma série de livros de fantasia? E que o autor criou esse universo fantástico e inclusive criou uma língua totalmente nova?
.
Só que antes do Senhor dos Anéis existe o Hobbit e vamos falar um pouquinho dele. Em 1937 J.R.R. Tolkien publica o livro intitulado O Hobbit que conta a aventura desse pacato (e comilão) ser junto de um mago, Gandalf, e treze anões.
.
Um dia que tinha tudo para ser tranquilo Bilbo recebe a visita de Gandalf e a companhia de Thorin. A paz da toca do hobbit é perturbada por anões barulhentos e bagunceiros. Mas não é uma visita comum. Bilbo é convidado a se juntar a eles em uma aventura, mas ele não gosta (ainda) de aventuras.
.
Mas depois que os anões deixam sua casa ele faz o que jamais pensou em fazer, os segue e sem levar um chapéu ou lenço. A aventura nada mais é do que recuperar o tesouro dos anões que está sendo guardado por um dragão, Smaug. Dragão esse que acabou com uma cidade ao pé da montanha onde os anões habitavam, a Montanha Solitária. Bilbo Bolseiro vai encontrar pelo caminho trolls, ursos, orcs, lobos e elfos e o Gollum. E sempre com um pensamento em mente que deveria ter ficado na sua toca.
.
No início da minha leitura senti muita dificuldade. Não é o gênero literário que costumo ler, então o início da leitura demorou a fluir. Como devem saber existem filmes baseados no livro (são três filmes para apenas um livro). Durante a leitura já conhecia alguns personagens e tinha a visualização de como seriam e isso me ajudou muito na leitura. Esse para mim foi um dos casos que assistir ao filme não interferiu na leitura. Claro que há algumas diferenças, mas não vou tocar nesse ponto.
.
Encontrei dificuldade apenas quando havia descrições da natureza, quando o autor identificava formações rochosas ou quando dizia algo como ?contornou o lado leste?. Isso porque não conheço as características das coisas citadas e sou totalmente sem senso de direção, mas vale a pena ler e pesquisar na internet. Uma coisa que pode ajudar muito é usar os mapas disponíveis da Terra Média para que se possa localizar no espaço.
.
Tolkien conseguiu criar um mundo com muitas características interessantes. Totalmente diferente daquilo que conhecemos. Tanto O Hobbit como a saga do anel fazem sucesso há muito tempo. É isso que podemos chamar de uma obra atemporal ou clássica. Demorei muito tempo para ler alguma coisa do Tolkien por medo. Medo dele ser superestimado, mas agora vejo que não. Realmente ele foi um grande escritor e linguista (criou línguas para o mundo que criou) e ilustrador (ele ilustrou algumas cenas do livro).
.
Impossível não recomendar que leiam essa obra. Leia e mergulhe no mundo da Terra Média.

site: https://www.instagram.com/p/CMpHKdKD9lO/?utm_source=ig_web_copy_link
comentários(0)comente



Mi Rubin 29/06/2021

Sempre ouvi falar mas nunca tive curiosidade de ler até ganhar de presente.

E que presente bom!
Uma narrativa muito fluída de ler e que envolve nessa jornada até o ouro dos anões.

Bilbo só queria ficar em casa comendo bolo e se viu virando um gatuno do nada haha

Valeu muito à pena ler :)
comentários(0)comente



Kaliane 11/03/2023

Perfeito
É uma história sensacional.

Tive dificuldade no início, pela quantidade de descrições e a própria estrutura da história, que depois que se acostuma se torna invejável e satisfatória.

É cheio de adivinhas, canções etc! O que mostra a criatividade e qualidade de escrita do Tolkien.

Gostei do pequeno Bolseiro desde o início, esse é o primeiro livro do Tolkien que leio, fico feliz por começar com este livro.

A narrativa é uma obra prima de aventura!

As reviravoltas foram realmente como devem ser, surpreendentes!

Acompanhamos o Bolseiro e conseguimos conhecer mais das raças (algumas) existentes nesse universo e entender suas rixas. Principalmente porque o narrador menciona vários fatos.

Tivemos algumas mortes, mas era o natural.

Falando em narrador, o narrador desse livro é maravilhoso: faz piada, defende, briga com o leitor. Me senti mais envolvida ainda com a história!


Recomendo à todos! Vale muito a pena tudo.
gutoail 11/03/2023minha estante
Wow! Que bom ter essa resenha de quem acabou de acabar a leitura. Eu já estou com a triologia do O Senhor Dos Anéis esperando eu terminar de ler O Hobbit pra começar! ??


Kaliane 12/03/2023minha estante
Planejando ler a trilogia tbm!


Thay262 14/03/2023minha estante
E pensar que Tolkien queria escrever uma terceira versão de O Hobbit "mais madura" e retirando esse narrador que todo mundo que lê elogia, pois passou a crer que "infantiliza o leitor" e argumentou que só "não percebeu a bobagem que era isso porque os filhos eram pequenos pra lhe dizer como era ridículo". Fico curiosa em relação a essa "terceira versão mais madura e mais parecida com a narrativa de SdA", mas só de pensar que ele tiraria o narrador minha curiosidade passa logo. O narrador é tão bom! É o charme de O Hobbit!! Fiquei frustrada quando ele disse que ia tirar porque era "infantil" demais na visão dele. Kkkkkk




Nalu 11/08/2020

O universo da Terra Média
Hobbit apresenta um personagem que se assimila, em alguns aspectos, a nós. Gosta de viver a sua vida tranquila, sem nenhuma importunação. Mas, apesar disso, acaba sendo adepto de uma grande jornada de aventuras e durante toda essa trajetória, por vezes, lembra com saudade da vida cômoda. Isso, de certa forma, remete a um certo caráter da natureza humana: a coexistência da disponibilidade e indisponibilidade de sair da mesmice.
Neste livro, Tolkien nos leva a universo fantasmagórico de uma forma bem fluída e prazerosa, sempre nos instigando a querer desbravar, juntamente com o Bilbo e com os Anões, a continuação dessa aventura desconhecida - a qual é moldada em grandes surpresas!
Hobbit é, de fato, uma grande obra infanto-juvenil que desperta com voracidade a imaginação do leitor através de orcs, dragões e criaturas mágicas!
comentários(0)comente



4139 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR