Fer Oliveira 21/03/2021O Hobbit - ig: @prologosdaferVocê já ouviu falar em Senhor dos Anéis? É um filme ganhador de Oscar. Mas você sabia que ele é baseado em uma série de livros de fantasia? E que o autor criou esse universo fantástico e inclusive criou uma língua totalmente nova?
.
Só que antes do Senhor dos Anéis existe o Hobbit e vamos falar um pouquinho dele. Em 1937 J.R.R. Tolkien publica o livro intitulado O Hobbit que conta a aventura desse pacato (e comilão) ser junto de um mago, Gandalf, e treze anões.
.
Um dia que tinha tudo para ser tranquilo Bilbo recebe a visita de Gandalf e a companhia de Thorin. A paz da toca do hobbit é perturbada por anões barulhentos e bagunceiros. Mas não é uma visita comum. Bilbo é convidado a se juntar a eles em uma aventura, mas ele não gosta (ainda) de aventuras.
.
Mas depois que os anões deixam sua casa ele faz o que jamais pensou em fazer, os segue e sem levar um chapéu ou lenço. A aventura nada mais é do que recuperar o tesouro dos anões que está sendo guardado por um dragão, Smaug. Dragão esse que acabou com uma cidade ao pé da montanha onde os anões habitavam, a Montanha Solitária. Bilbo Bolseiro vai encontrar pelo caminho trolls, ursos, orcs, lobos e elfos e o Gollum. E sempre com um pensamento em mente que deveria ter ficado na sua toca.
.
No início da minha leitura senti muita dificuldade. Não é o gênero literário que costumo ler, então o início da leitura demorou a fluir. Como devem saber existem filmes baseados no livro (são três filmes para apenas um livro). Durante a leitura já conhecia alguns personagens e tinha a visualização de como seriam e isso me ajudou muito na leitura. Esse para mim foi um dos casos que assistir ao filme não interferiu na leitura. Claro que há algumas diferenças, mas não vou tocar nesse ponto.
.
Encontrei dificuldade apenas quando havia descrições da natureza, quando o autor identificava formações rochosas ou quando dizia algo como ?contornou o lado leste?. Isso porque não conheço as características das coisas citadas e sou totalmente sem senso de direção, mas vale a pena ler e pesquisar na internet. Uma coisa que pode ajudar muito é usar os mapas disponíveis da Terra Média para que se possa localizar no espaço.
.
Tolkien conseguiu criar um mundo com muitas características interessantes. Totalmente diferente daquilo que conhecemos. Tanto O Hobbit como a saga do anel fazem sucesso há muito tempo. É isso que podemos chamar de uma obra atemporal ou clássica. Demorei muito tempo para ler alguma coisa do Tolkien por medo. Medo dele ser superestimado, mas agora vejo que não. Realmente ele foi um grande escritor e linguista (criou línguas para o mundo que criou) e ilustrador (ele ilustrou algumas cenas do livro).
.
Impossível não recomendar que leiam essa obra. Leia e mergulhe no mundo da Terra Média.
site:
https://www.instagram.com/p/CMpHKdKD9lO/?utm_source=ig_web_copy_link