@ALeituradeHoje 26/10/2017
Delícia de Livro
Simples, despretensioso, cativante... anos atrás li Valéria Montaldi e adorei. Pretendo reler, para poder pegar a sequencia das aventuras do personagem principal.
Contando a história de Frei Matthew que sai em uma viagem pela Europa de posse de uma profecia, a escritora demonstra a magnífica qualidade de descrever com maestria momentos, locais, sentimentos.
Passamos por personagens secundários que nos fazem conhecer os arredores do Vale de Aosta – Italia, do século XIII. Aquele mundo cruel, pobre, faminto, e que apesar de todas as dificuldades da época era um mundo que podia ter pessoas de coração puro.
Gosto de livros que falam sobre esse passado distante, que mostram como as pessoas valorizavam o pouco. As coisas não eram descartáveis, deviam ser cuidadas, consertadas, conservadas. As pessoas lutavam dia a dia. Era uma vida difícil, sofrida e que trazia todas as suas mazelas. Mas nossa vida hoje que é tão mais fácil, em contra partida, nos fez tão vazios. Tudo é tão descartável.
Frei Matthew tem constatações sobre a época, que me afligem por não serem diferentes hoje em dia: “(...) sentia crescer dentro de si a raiva pelo mundo cada vez mais injusto. Os poderosos, ao abrigo de seus privilégios, provocavam nos miseráveis que os rodeavam prejuízos insanáveis porque os consideravam apenas braços para o trabalho (...)
O personagem principal é puro, com um coração precioso. O tipo de personagem que desejaríamos profundamente que existisse de verdade. Gostaria de poder dar um abraço bem forte em Frei Matthew...