Gustavo 17/01/2021
POR UMA ECOLOGIA INTEGRAL
Com excelentes resenhas sobre os problemas ecológicos contemporâneos, conclama a todos, cristãos ou não cristãos (portanto, a leitura é indicada para todos os "de boa vontade"), à unidade em favor de nossa "casa comum". Este apelo se realiza tanto a partir da tradição cristã, em especial a tradição mística, quanto das ciências humanas. Oferece-nos assim uma perspectiva que não reduz a dimensão da crise ecológica em que nos encontramos, nem apresenta caminhos fáceis, mas certamente inspira à perseverança na busca do bem comum.
Propõe uma ecologia integral, atenta às dimensões individual e coletiva, micro e macro, local e global. Fala assim de justiça social, atenta ao clamor dos pobres e da terra, reivindica uma olhar contemplativo para a natureza e uma alternativa radical à cultura de consumo e descartabilidade. Radicalmente encarnacional, nos instiga a ver Cristo em todas as coisas, abraçando a matéria amada pelo Criador, que se conduz à seu destino supremo. O leitor atento se sentirá motivado a mudar seus hábitos mais cotidianos, assim como a engajar-se em seu bairro, cidade, país e quiçá o mundo.
O texto ajuda ao leitor que teve pouco ou nenhum interesse para com questões relativas à ecologia, assim como aprofunda para aqueles que já se dedicam às mesmas. Leitura simples e fluída, e, ainda assim, imprescindível.