Musashi

Musashi Eiji Yoshikawa




Resenhas - Musashi


114 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 7 | 8


Guga 28/10/2010

Acabei de terminar o 1º volume da saga Musashi. O que dizer sobre ele? Perfeito, fascinante, indecrítivel e tantos outros adjetivos positivos.
Nunca irie me esquecer da despedia de Musashi com Otsu, sem dúvida uma das passagens mais lindas da literatura. Chorei, sorri, fiquei bravo, principalmente com a velha Osugi, eita velha chata!
Nem foi bem uma resenha, apenas expressei o que senti ao terminar esse 1º volume.
Espero começar o 2º logo!
comentários(0)comente



Adib 09/09/2010

.
Não há como medir um livro desta magnitude. Foi sem dúvida uma das três obras mais magníficas que já tive a oportunidade de ler. Uma pena ser um livro que só foi enraizado na cultura japónesa. Renderia ótimos filmes.
Eu amo cultura japonesa, logo do início ao fim; tive a oportunidade de viajar aos confins do Japão. E conhecer muito sobre a cultura japonesa, bem como as filosofias e ensinamentos.
As personagens são cativantes e singulares; que vão desde o héroi cheio de honra e preceitos, ao bêbado sem escrupulos. O rumo que a história segue é quase sempre contrário ao que pensamos. O que torna o livro imprevisivel em sua maioria. A narrativa ocorre de maneira a entrarmos na mente das mais diversas personas.
Embora o livro retrate a história de um samurai em busca da perfeição, podemos visualizar os mais variados elementos, na narrativa. O que torna o livro ainda mais interessante é que o mesmo foi baseado em alguém que de fato existiu.


Quero agradecer essa leitura a Miriã Machado que me emprestou este livro.
wolv_logan_x 29/04/2011minha estante
Adib, descobri recentemente que foi feita uma adaptação dos livros para o cinema, na forma de uma trilogia. O primeiro filme, intitulado Miyamoto Musahi, é de 1954, dirigido por Hiroshi Inagaki, com Toshirô Mifune interpretando Musashi. Não os assisti ainda, mas certamente está na minha lista de prioridades.

O que posso garantir é que o ator principal é excelente, já interpretou vários samurais em outros filmes (incluindo clássicos como Os Sete Samurais e Yojimbo, de Akira Kurosawa), é considerado um dos melhores atores do Japão até hoje, e pelo que li sobre os 3 filmes na internet, eles conseguiram ser bem fiéis aos livros.




Elba Mara 23/07/2010

Simplesmente o melhor!!
E não estou sendo exagerada, difícilmente gosto assim tanto de um livro como gosto deste. Primeiro porque ele mudou o modo como eu via os samurais, segundo porque a trama bem elaborada encanta e envolve.
O único problema mesmo dele talvez seria o tamanho, o que pode dar uma desanimada , mas para quem gosta de ler e quer conhcer o mundo facinante dos samurais leia Musashi!
comentários(0)comente



SerslaEX 15/07/2010

Leitura fantástica e com alguns minuciosos detalhes históricos do Japão feudal. Enredo dinâmico, com desencontros, reviravoltas e algumas passagens que beiram o cômico.
comentários(0)comente



Brutal 10/05/2010

Espírito do samurai e a mente humana
Essa maravilhosa obra, alem de ser uma ótima leitura e distração, também nos mostra a vida e a mente de pessoas em um japão do inicio século XVII.
Brutal...
comentários(0)comente



Jonara 23/04/2010

Que deliciosa viagem em um mundo tão diferente do nosso. Musashi é um guerreiro que decide encontrar o equilibrio e se tornar o melhor samurai do mundo. O livro tem 900 páginas mas é tão bom que eu devorei em pouquissimos dias... ele te envolve de tal maneira que por vários momentos a gente se sente no Japão, mergulhado entre tantas aventuras. Além das memoráveis passagens de luta, o livro tem momentos muito delicados e especiais, como o capítulo sobre o corte da peônia, a cerimônia do chá e os confrontos com as mulheres. Belas palavras sobre arrogância, coragem, honra, medo, vida. Imperdível este livro, não vejo a hora de ler o segundo volume. Recomendo!
comentários(0)comente



Vinicius 15/04/2010

Aos leitores acostumados com os escritores ocidentais, podem estranhar um pouco com esse livro. Bom, eu estranhei pq esperava um livro sobre um samurai q descesse a espada em todo mundo e que no final encontraria a mulher q ama e td acabaria bem. Não eh bem assim, ainda bem, pq eh bem do que eu esperava.

A historia do mais famoso samurai do Japão é bem grande, mas vale cada linha, nesse livro Takezo ainda é um jovem imaturo, que precisa aprender a domar a sua força, ele tera ajuda de amigos como o monge Takuan que o mostra força não é tudo e até mesmo os mais sábios têm duvidas e tera seu caminho prejudicado e seu nome difamado por inimigos como a senhora Osugi (desejei muito que Musashi desse um golpe nela ou que ela sofresse muito antes de morrer).

O melhor livro que eu já li, indispensavel.
comentários(0)comente



Musashi 10/03/2010

Seria impossível descrever a experiência completa do livro de Eiji Yoshikawa neste pequeno espaço...

Um dos livros mais dinâmicos que já li.
Uma história com mais de 1.800 páginas que não é cansativa em momento algum.

A história romanceada de Musashi, embora possa não ser tão fiel ao samurai original (em alguns pontos), é certamente um clássico da literatura; pouco conhecido no ocidente, infelizmente.

Acima de tudo, um livro de grande sabedoria, com personagens marcantes e um estilo descritivo sucinto e completo.

Pra finalizar, a cereja no topo do bolo: a tradução da Leiko Gotoda, respeitando a nomenclatura japonesa e as inúmeras notas de rodapé, que são praticamente um ensaio sobre a história japonesa...
comentários(0)comente



Fábio!? 20/01/2010

Tento ler Musashi todos os anos. Desde que comprei já o reli algumas vezes e nunca me canso. Mesmo sendo grande como é, a única coisa que me faz lembrar que o livro tem quase 900 páginas é a dor no pulso por passar horas segurando o livro.
Musashi é um romance pra quem gosta de cultura japonesa; para quem gosta de história; para quem gosta de samurais; e para quem gosta de livros que não vão esquecer pelo resto da vida.
Rosana 09/08/2013minha estante
Fico com seu comentario final livros que não vão esquecer pelo resta da vida




kadzar 10/01/2010

Envolvimento Literário
Um dos livros que mais me envolveu.
O livro tece caminhos fantásticos combimando romance épico, combates espetaculares, intrigas e etc.
Acredito que não tenha nenhuma pessoa que tenha lido o livro e se imaginado com uma espada na mão, caminhando por uma estrada de barro com arvores ao redor, e um belo monte com o cume nevado no plano de fundo.
comentários(0)comente



Ludmila 07/01/2010

Um grande clássico, definitivamente, e leitura obrigatória para qualquer um que queira entender um pouco da cultura Japonesa. O Japão visto pelos olhos dos próprios japoneses, desmistificou muita coisa para mim.

É claro que um leitor ocidental vai ficar perdido em boa parte da narrativa história, por simples falta de conhecimento. E faz falta uma descrição mais detalhada dos rituais e costume cotidianos. Correndo o risco de ser linchada, "Xogum", de James Clavell, se sai melhor nessa parte, pelo simples fato de se tratar do olhar ocidental sobre a cultura do Japão, e por isso perder mais tempo esmiuçando pequenos rituais cotidianos que para eles são desinteressantes (mas isso não justifica a total falta de zelo histórico e cultural de Clavell ao retratar alguns personagens).

É um livro muito rápido de se ler, a linguagem é simples e direta, e a excelente tradução atual de Leiko Gotoda, direto do japonês, inclui diversas notas de rodapé que ajudam a compreender as passagens mais indecifráveis.

Uma história "capa e espada" com reviravoltas inverossímeis, mas bem humorada e repleta de passagens belíssimas de filosofia e zen oriental. Em boa parte do texto, me senti assistindo a um anime, e me peguei até mesmo imaginando a expressão que determinado personagem teria no desenho. Nada surpreendente, se considerarmos que "Musashi" é o grande clássico japonês, que mais influencia sua cultura, e que definitivamente fundou as bases de boa parte dos personagens caricatos dos mangás.

No todo, um livro surpreendente por sua leveza e bom-humor. Não é o melhor livro que já li, mas vale o tempo gasto com as mais de 1800 páginas de seus dois volumes.
comentários(0)comente

Marcos 09/03/2010minha estante
3 estrelas para um livro tão bom ? Sua média de avaliação é 3,7, significa que ele ficou abaixo da média, embora você tenha elogiado. Achei incoerente sua avaliação.


Marcos 09/03/2010minha estante
3 estrelas para um livro tão bom ? Sua média de avaliação é 3,7, significa que ele ficou abaixo da média, embora você tenha elogiado. Achei incoerente sua avaliação.




Eli carneiro 14/12/2009

as 900 paginas passam rápidas num ritmo impressionante.
.
acompanhamos ao mesmo tempo, a construção do homem e da lenda. Musashi é o Japão.
Rafael Moss 30/06/2010minha estante
Passam mesmo.

A impressão que se tem é a de que o livro é curto.

A leitura é muito prazerosa.




Ptah 02/12/2009

Nunca li algo tão rápido
Bom, os dois volumes são imensos, mas os li em 5 dias. Praticamente não parei de ler porque não conseguia. O livro é viciante de tão bem escrito. Mesmo sendo uma realidade distante do nosso imaginário comum (acostumado com o medieval europeu) me senti em plena epopéia de Rolando, por exemplo.

Altamente recomendável para quem é apaixonado por japão, ou para quem mesmo não conhece.
comentários(0)comente



Pappa 12/11/2009

Clássico imperdível
Os dois volumes de Eiji Yoshikawa contam parte da história de Miyamoto Musashi, o mais habilidoso samurai de todos os tempos. A história começa no povoado natal de Musashi, e viaja através do Japão dos samurais e ninjas, trazendo muito da cultura e folclore japoneses. Na sua busca por iluminação e desenvolvimento, toda sorte de pessoas cruza seu caminho, de órfãos a senhores de castelos. Os embates são épicos, tensos, é quase como se fossemos espectadores.

Em poucas palavras: o melhor livro que já li. A história é contagiante, da primeira linha ao último ponto. É recheada de ação, mas com pitadas de sabedoria e introspecção, ótimos desenvolvimentos de personagens e tramas, vilões que não são elementarmente maus e mocinhos que não são elementarmente bons, muito convincente e robusta neste sentido.

A única coisa que posso contestar é o final: é muito repentino, poderia ter se alongado um pouco mais para contar o que houve após tudo. Mas de certa forma talvez seja a tristeza de ver chegar ao fim esta obra prima que me faça ter esta impressão, e no fim esta forma de finalizar deixando algumas pontas pendentes também dá algo em que os leitores pensarem.
Iza 17/09/2013minha estante
Só agora lendo sua resenha é que descobri pq fiquei deprimida com o final de Musashi... estava me despedindo dos personagens pelos quais tinha me apaixonado.




Rosm 27/10/2009

Sensacional !!!
Este livro é Excepcional.
Comecei a ler Musashi em uma viagem.
Mesmo com o rítimo frenético da viagem, com atividades por todo o dia, chegava ao meu quarto entre 0h e 3h da manhã e sempre conseguia ler até as 5h, parando, não por sono, mas por ter que dormir para aguentar acordar cedo para mais um dia de atividades. :)
O livro é grande mas a leitura prende e é assustadoramente rápida. Só nesta viagem de uma semana, lendo só nestes horários, li meio livro. Isso pq sou meio devagar para ler e o livro é enorme :) São dois volumes de 900+ páginas. (sendo que este é o 1º volume)

Ainda não terminei de ler (estou no 2º volume) e já recomendo muito, pois esta história, até mesmo incompleta (sem a leitura do 2º volume), já vale muito a pena!"

Nota 10!
comentários(0)comente



114 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR