Pappa 12/11/2009Clássico imperdívelOs dois volumes de Eiji Yoshikawa contam parte da história de Miyamoto Musashi, o mais habilidoso samurai de todos os tempos. A história começa no povoado natal de Musashi, e viaja através do Japão dos samurais e ninjas, trazendo muito da cultura e folclore japoneses. Na sua busca por iluminação e desenvolvimento, toda sorte de pessoas cruza seu caminho, de órfãos a senhores de castelos. Os embates são épicos, tensos, é quase como se fossemos espectadores.
Em poucas palavras: o melhor livro que já li. A história é contagiante, da primeira linha ao último ponto. É recheada de ação, mas com pitadas de sabedoria e introspecção, ótimos desenvolvimentos de personagens e tramas, vilões que não são elementarmente maus e mocinhos que não são elementarmente bons, muito convincente e robusta neste sentido.
A única coisa que posso contestar é o final: é muito repentino, poderia ter se alongado um pouco mais para contar o que houve após tudo. Mas de certa forma talvez seja a tristeza de ver chegar ao fim esta obra prima que me faça ter esta impressão, e no fim esta forma de finalizar deixando algumas pontas pendentes também dá algo em que os leitores pensarem.